Confira novas tecnologias e tendências para ficar de olho

As novas tecnologias chegaram para ficar. Conheça sobre o Metaverso, Plataform Cloud, Hiperautomação e muito mais

As novas tecnologias têm um impacto significativo no Brasil e no mundo. Elas facilitam o acesso à informação e contribuem para a melhoria de processos pessoais e organizacionais, além da criação de novos empregos.

Você sabia que muitos investimentos são feitos para isso? Tudo é para chegar na frente em relação aos concorrentes com produtos e serviços eficientes que simplificam o cotidiano e trazem experiências inesquecíveis aos usuários.

Entenda ao longo do conteúdo como a transformação digital age, as tecnologias destaque em 2022 e muitas outras para ficar de olho em 2023. Boa leitura!

Como a transformação digital está mudando o mundo?

A transformação digital é o processo de integração das tecnologias eletrônicas em todos os aspectos da vida cotidiana. Essa mudança está ocorrendo em todo o mundo e está redefinindo como as pessoas trabalham, se comunicam e se divertem.

Tornando-se cada vez mais integrada às nossas vidas, a transformação digital está acontecendo em um ritmo acelerado. Principalmente, após a pandemia de Covid-19 em que muitas empresas foram obrigadas a fechar ou se adaptar, ou seja, levar seu negócio para a internet. Logo, gerando assim um cenário disruptivo.

<Leia: a importância da inovação tecnológica nas empresas />

Por que ficar de olho em novas tecnologias?

Ficar de olho em novas tecnologias pode lhe ajudar a se manter atualizado e abrir novas oportunidades. Isso porque as tecnologias estão se tornando cada vez mais interconectadas, o que significa que elas podem afetar cada vez mais áreas da nossa vida.

banner de ebook "guia da carreira"

5 tecnologias que estão se destacando em 2022

Desde os últimos anos, alguns recursos estão sendo cada mais aperfeiçoados pela indústria tecnológica. Confira os destaques:

  • Inteligência Artificial;
  • Iot (Internet das Coisas);
  • Hiperautomação;
  • Cloud Platform (Plataformas em Nuvem);
  • Data Driven.

#1 Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma área da computação que se concentra em criar máquinas capazes de executar tarefas que normalmente requerem habilidades humanas. Isso inclui reconhecer padrões, aprender a partir de experiências, tomar decisões racionais e executar ações complexas.

Os benefícios da inteligência artificial são amplos e abrangentes. Ela pode auxiliar empresas a serem mais eficientes e produtivas, reduzir o número de erros e o tempo gasto em tarefas repetitivas. Além disso, a AI é bastante utilizada na medicina, ajudando diariamente profissionais a diagnosticar doenças com mais agilidade e precisão.

No dia a dia podemos encontrá-la ao utilizar aplicativos e funcionalidades.

#2 IoT

A IoT, também conhecida como Internet das Coisas, permite que as pessoas estejam conectadas com objetos físicos e virtuais de forma remota.

Bem, e onde podemos encontrar essa tecnologia? Muitas vezes não percebemos mas, no dia a dia, já utilizamos bastante a IoT sem perceber. Não acredita? Pois quando entramos em contato com sensores inteligentes de um elevador, luzes que acendem automaticamente com a presença, bluetooth ou GPS nos dispositivos e automóveis, tudo isso é considerado parte da tecnologia IoT.

🏡 Esse recurso também está presente em casas inteligentes que, auxiliadas pelo uso de aparelhos modernos (como a famosa Alexa, da Amazon), permitem abrir ou trancar uma porta, desligar o gás e outras atividades totalmente à distância e geralmente sob o comando da voz.

#3 Hiperautomação

A hiperautomação é a junção das ferramentas de Inteligência Artificial com Automação Robótica de Processos com foco em automatizar atividades repetitivas executadas por usuários. Logo, é um recurso que permite potencializar a transformação digital nos negócios.

Além do mais, auxilia na tomada de decisões complexas, interagindo e se conectando com sistemas distintos via interfaces de programação de aplicações (APIs).

#4 Cloud Platform

A Cloud Platform – também designada como plataforma em nuvem – melhora a velocidade e o desempenho dos sites e serviços das empresas. Munido dessa solução, o cliente consegue ter acesso às funcionalidades de performance de forma online, em qualquer dia e horário. As aplicações são IaaS, PaaS e SaaS, serviços sob demanda de infraestrutura, plataforma e software em Cloud.

Atualmente, a plataforma em nuvem é comercializada como um serviço Platform as a Service (PaaS). Os valores pagos podem ser mensais ou periódicos a depender da necessidade. Além disso, os clientes conseguem desenvolver o que precisam em menos tempo e com menor esforço, e não precisam manter uma infraestrutura própria.

Algumas das empresas que ofertam esse serviço são: Amazon AWS, Google Cloud Platform, Microsoft Azure.

#5 Data Driven

O Data Driven nada mais é do que a coleta (por fontes internas e externas) e análise de dados dos processos organizacionais. Geralmente é a utilização de um conjunto de informações para a tomada de decisão, planejamento estratégico e ações subsequentes da companhia. Nesse caso, a intuição não vale!

A metodologia traz indicativos precisos do negócio para aproveitar as oportunidades e antecipar tendências e problemas. Um exemplo disso é o cruzamento de informações com o panorama do mercado: produtos, clientes, fornecedores, concorrentes e demais agentes.

<Leia também: as profissões promissoras do futuro />

5 novas tecnologias para ficar de olho em 2023

Muitas funcionalidades foram lançadas e outras foram se aperfeiçoando com o tempo. Esses aperfeiçoamentos poderão trazer aspectos inovadores em 2023. Conheça abaixo algumas tecnologias que estarão em evidência no próximo ano:

  • Metaverso;
  • Holografia;
  • Dinheiro Digital;
  • Reconhecimento por voz;
  • Plataformas de aprendizagem adaptativas.

1. Metaverso

Uma das tecnologias dos últimos anos, o Metaverso do Grupo Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e outros) envolve um mercado trilionário. Conforme informações da Bloomberg Inteligence, segmentos como RV (Realidade Virtual) e de RA (Realidade Aumentada), games, cloud e outros, devem movimentar mais de R$ 4 trilhões até 2024.

O ambiente funcionará de forma híbrida com interação, aprendizado, colaboração e diversão. Isso porque haverá a combinação das experiências sociais online em 3D ou no mundo físico.

mulher testando o metaverso em sua casa
Metaverso é uma das novas tecnologias para ficar de olho em 2023.

2. Holografia

Também chamado de holograma, a holografia é uma técnica que permite a produção de imagens tridimensionais, o 3D. A aplicação mais conhecida da holografia é a produção de conteúdo audiovisual para fins de exibição. No entanto, a técnica também pode ser usada para fins mais práticos, como a criação de hologramas que podem ser usados para armazenar e recuperar informações.

3. Dinheiro digital

O dinheiro digital é uma forma de pagamento que utiliza a tecnologia para permitir que as pessoas realizem transações eletrônicas. Ele pode ser usado para comprar produtos e serviços, bem como para transferir dinheiro para outras pessoas.

Os principais benefícios do dinheiro digital são a facilidade de uso e a segurança. Além disso, ele também pode ajudar a reduzir o custo das transações. Um exemplo claro disso é a implementação da utilização do PIX no Brasil, que é gratuito. Há também os cartões virtuais e carteiras digitais em que o usuário faz uma compra sem estar com o cartão físico.

4. Reconhecimento por voz

E se eu te falar que mais de três bilhões de assistentes de voz estão em uso agora, você acreditaria? É um número gigantesco e tende a crescer. Em 2023, a estimativa é que estejam ativas simultaneamente em torno de oito bilhões. As informações são do DataProt.

O reconhecimento por voz ou assistente de voz consiste na capacidade de um dispositivo eletrônico em identificar as palavras pronunciadas por uma pessoa e traduzi-las em texto ou em outras formas de representação. Por exemplo, o dispositivo tocar uma música em alguma plataforma de streaming ou realizar alguma ação como ligar as luzes.

🗣️ Os benefícios do recurso são inúmeros. Primeiramente, a tecnologia permite que os dispositivos interajam com os seres humanos de forma mais natural, o que pode tornar as tarefas diárias mais fáceis e eficientes.

5. Plataformas de aprendizagem adaptativas

As plataformas adaptativas na educação prestam o papel de suporte e atuam de forma personalizada em relação à aprendizagem do estudante. A ferramenta busca ser apoio e não de substituição dos professores ou educadores.

Na prática, a ferramenta com inteligência artificial irá detectar por meio dos algoritmos a experiência de aprendizagem do usuário, além de indicar os pontos fracos e fortes. Assim as necessidades pessoais do indivíduo serão atendidas com feedbacks, trilhas de conhecimento e muito mais.

Gosta do assunto? Faça a Imersão Internacional Online Vale do Silício em Tecnologias Disruptivas. Você irá entender sobre a aplicação, o impacto no futuro das organizações e descubra as oportunidades que esse cenário pode trazer para sua carreira.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação!



spot_img

Continue Aprendendo

spot_img