O que é Ancord e para que serve sua certificação? Entenda!

Descubra o que é Ancord, para que serve a prova e como se preparar para a certificação de AAIs.

Se você tem estudado o mercado financeiro e cogitado ingressar profissionalmente nele, provavelmente já sabe o que é Ancord. 

De grande importância para o setor de investimentos, essa associação muitas vezes é a porta de entrada para quem quer dar os primeiros passos na área.

No Brasil, o Agente Autônomo de Investimentos (AAI) precisa obter a certificação para atuar na distribuição de aplicações financeiras. É exatamente para isso que serve a prova da Ancord.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Neste artigo, nós explicamos o que é a Ancord, quais são suas responsabilidades e como fazer uma boa preparação para a prova. 

Além disso, trazemos detalhes sobre um dos principais assuntos relacionados a ela: a certificação Ancord. Boa leitura!

O que é Ancord?

Ancord é a sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Ela é responsável por agrupar e regular as entidades do mercado financeiro, como bancos, corretoras e assets. 

Atualmente, a associação é reconhecida como a principal da indústria de intermediação no Brasil, sendo a única autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a oferecer a certificação e credenciamento de agentes autônomos de investimentos.

Em resumo, a Ancord tem duas funções: a primeira, à frente das instituições financeiras, é a de regular o mercado. 

Já como representante dos profissionais da área, seu dever é fornecer conhecimentos a esse público. Isso significa disponibilizar cursos e treinamentos, além de oferecer a prova de certificação.

< O que a educação financeira tem a ver com empreendedorismo? No vídeo abaixo, o fundador da XP, Guilherme Benchimol, fala sobre o assunto ao lado de Edu Lyra, Kondzilla, Izabella Mattar e Thiago Godoy. />

Qual a história da Ancord?

A Ancord nasceu na década de 1970, a partir de uma movimentação do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo. 

Na ocasião, o conselho decidiu apoiar a fundação de uma associação que cuidasse dos interesses de seus associados. A movimentação resultou na ASCESP (Associação das Sociedades Corretoras e Câmbio do Estado de São Paulo).

Dez anos mais tarde, a ASCESP, até então dedicada apenas aos interesses do estado de São Paulo, tornou-se nacional. Assim, a organização passou a se chamar ANCOR – Associação Nacional das Corretoras de Valores.

A Ancord, como é conhecida hoje, nasceu em 2011. A troca de nome foi fruto da incorporação da ADEVAL — Associação das Empresas Distribuidoras de Valores.

< Leia também: Como trabalhar no mercado financeiro? Dicas para ser um profissional qualificado />

Quais são as responsabilidades da Ancord?

Agora que você já sabe o que é Ancord, entende que ela tem atuação sobre duas frentes: as instituições financeiras, como os bancos e corretoras, e os profissionais do mercado, como os agentes autônomos.

Dentro desse universo, a associação tem algumas responsabilidades para com seus associados, entre elas:

  • defender seus interesses e contribuir com o desenvolvimento do mercado financeiro;
  • organizar e promover cursos e programas de ensino visando à formação profissional ou do mercado de capitais;
  • oferecer apoio contábil, jurídico e técnico sobre temas do mercado financeiro em geral;
  • fortalecer o mercado nacional, por meio do relacionamento com entidades financeiras;
  • manter um conselho de ética para receber e analisar denúncias sobre a conduta de associados;
  • certificar e credenciar profissionais ligados ao universo financeiro, de capitais, câmbio e mercadorias;
  • representá-los judicialmente no caso de ações em geral;
  • prestar assessoramento via estudos e pesquisas sobre o mercado;
  • oferecer acesso às documentações que possam ser de interesse de seus associados, incluindo dados de registro exigidos por órgãos reguladores.

Quem são os Agentes Autônomos de Investimentos (AAI)?

O Agente Autônomo de Investimento (AAI) é o profissional responsável por captar clientes e fornecer-lhes informações sobre produtos de investimento em geral, sejam eles de renda fixa ou variável.

Essa pessoa deve conhecer o mercado financeiro em profundidade, sendo capaz de associar o perfil de investidor de um potencial cliente a um produto de investimento que seja compatível. 

Por ter boas habilidades comerciais, ele também entrega ao investidor informações relevantes e esclarecedoras que o auxiliam no processo de decisão.

Assim como o nome sugere, o agente trabalha de maneira autônoma. Ele pode, dessa maneira, captar clientes individualmente ou por meio de uma sociedade de agentes. 

Entretanto, como sua responsabilidade é apenas captar clientes e lhes prover informações, ele atua em parceria com instituições financeiras. O que isso significa: que, após apresentar as opções ao cliente, ele o conecta a um banco ou corretora, que avança com o investimento.

Como mostra a matéria do E-Investidor, o número de agentes autônomos credenciados triplicou em quatro anos, o que mostra a relevância da área e, principalmente, como é importante saber o que é Ancord. Confira mais sobre a prova e a certificação a seguir.

Quanto ganha um profissional da Ancord?

Segundo o Glassdoor, a média salarial do AAI é de R$ 3.903. Contudo, o valor pode depender da localização e do nível de experiência do profissional. 

Além disso, há a possibilidade de receber outras remunerações (como comissões, bônus ou participação de lucros). Tudo isso dependerá da empresa em que o AAI estará atuando.  

< Veja também: Saiba o que faz o Agente Autônomo de Investimentos e como se tornar um! />

Para que serve a Certificação Ancord?

Para quem tem dúvidas sobre o que é a Certificação Ancord: é o que dá a um profissional o direito de atuar como agente autônomo de investimentos

Para obter a certificação, é preciso realizar uma prova de conhecimentos, organizada pela própria Ancord em parceria com a FGV.

A prova da Ancord não tem exigência de formação, sendo necessário apenas a conclusão do Ensino Médio. Contudo, por conta do teor das 80 questões, é preciso ter amplo conhecimento sobre o mercado financeiro e de investimentos.

A certificação é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e, após a aprovação, o profissional tem a permissão para atuar como agente autônomo.

Como fazer a prova da Ancord? Passo a passo

Como ressaltado, a obtenção da certificação da Ancord se dá por meio de um exame. Entretanto, existem outros passos antes e depois do dia da prova que você deve conhecer. Veja todos eles.

Passo 1: Estudo

Antes de se inscrever no exame da Ancord, você precisa desenvolver o conhecimento, sobretudo nos 14 módulos adiante. Confira!

  1. Atividade do agente autônomo de investimento: 12 questões, sendo exigido, no mínimo, 6 acertos.
  2. Lei nº 9.613/98, Circular BACEN 3.978/20, Resolução CVM 050/21 e Resolução CVM 30/21: 4 questões, com, no mínimo, 2 acertos.
  3. Fundamentos de Economia (noções gerais, índices e indicadores, política monetária, fiscal e cambial e principais conceitos e objetivos): 2 questões, sem quantidade mínima de acertos.
  4. Sistema Financeiro Nacional (composição e regulação governamental, entendidades de apoio – como a B3 – e SPB): 3 questões, sem quantidade mínima de acertos.
  5. Instituições e Intermediadores Financeiros: 3 acertos, sem quantidade mínima de acertos.
  6. Administração de Risco (conceito e tipos de risco, diversificação de carteiras, conceitos e características do VAR, Duration e Limite de Oscilação): 4 questões, sem quantidade mínima de acertos.
  7. Mercado de Capitais, Produtos, Modalidades Operacionais e Liquidação: 20 questões, com, no mínimo, 10 acertos.
  8. Fundos de Investimentos: 4 questões, sem quantidade mínima de acertos.
  9. Outros Fundos de Investimento regulados pela CVM: 2 questões, sem quantidade mínima de acertos.
  10. Securitização de Recebíveis: 1 questão, sem quantidade mínima de acertos.
  11. Clubes de Investimentos: 2 questões, sem quantidade mínima de acertos.
  12. Conceitos básicos de Matemática Financeira: 4 questões, sem quantidade mínima de acertos.
  13. Mercado Financeiro (outros produtos não classificados como valores mobiliários, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica): 7 questões, sem quantidade mínima de acertos.
  14. Mercado de Derivativos (produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica): 12 questões, com, no mínimo, 6 acertos.

Para obter a certificação Ancord, é necessário ter 70% de aproveitamento na prova. É importante atentar-se aos respectivos módulos, que precisam de, no mínimo, 50% de acertos.

< Confira mais: Tudo o que você precisa saber sobre a certificação Ancord />

Passo 2: Inscrição

Está em dúvidas sobre como fazer inscrição na Ancord? A candidatura é feita pelo próprio site da associação

É fundamental fazer uma leitura atenta do Regulamento do Processo de Certificação para que não tenha nenhuma dúvida. Após o aceite, é necessário realizar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 460. 

O boleto bancário, depois de emitido, deverá ser pago em qualquer banco do sistema de compensação bancária, dentro do prazo de dez dias corridos.

Passo 3: Agendamento

A inscrição não caracteriza seu agendamento. Você tem até 60 dias para selecionar data e local de realização da prova, depois que o pagamento for aprovado.

Você deve escolher o local onde deseja realizar a prova, a data e a hora de sua preferência, dentre as opções disponíveis. 

Atualmente, é possível escolher entre realizar a prova eletrônica (de forma remota) ou em algum dos Centros de Testes (presentes em todos os estados, mas vale conferir a disponibilidade de locais).

O processo de inscrição é o mesmo, contudo, para fazer a prova remotamente, o candidato deve obedecer aos pré-requisitos e regras específicas. Você pode ver mais no regulamento.

Passo 4: Prova

Após executar todos os passos anteriores, é chegado o dia da prova. Há uma Prova de Conhecimentos Específicos, com 80 questões objetivas de múltipla escolha com quatro alternativas.

Atenção: só é permitida a realização da prova na respectiva data, horário e local agendados pelo candidato. Então, lembre-se de anotar na agenda para não ter maiores problemas.

O resultado do exame é divulgado no site da Ancord, em dois momentos:

  • resultado provisório: até sete dias corridos após o exame. Neste momento, não é considerado o prazo para a interposição e avaliação dos recursos;
  • resultado definitivo: até 30 dias corridos após o exame, já considerando o prazo para a interposição e avaliação dos recursos. Portanto, constará eventuais alterações no resultado provisório divulgado anteriormente.

Passo 5: Credenciamento

Após ser aprovado no exame, é preciso solicitar o credenciamento na Ancord. É nessa etapa que o profissional também adere ao código de conduta que rege os agentes.

Passo 6: Registro

O último passo é se registrar na CVM. Lembrando que a habilitação é válida por um ano, contado a partir da divulgação do resultado.

Como fazer a preparação para Ancord?

Agora que você já sabe o que é Ancord e tem em mãos as principais informações sobre a certificação, pode estar se perguntando: como se preparar para a prova?

Baseie seu estudo nos módulos mencionados, com ênfase naqueles que têm uma quantidade mínima de acertos. Além disso, é possível pesquisar pelas provas anteriores e respondê-las, como uma espécie de simulado.

Mas se você quer ir além, a XP Educação oferece o curso de pós-graduação em Assessoria de Investimentos. Nele, além da certificação de conclusão do MBA, você terá acesso a simulados e preparatórios para obtenção de certificados necessários para atuar no mercado financeiro, como a Ancord.Será que você tem o perfil XP e está apto para se tornar um assessor? Faça a pré-inscrição e descubra!

Continue Aprendendo

spot_img