O que é banda de Bollinger? Veja como usá-la em operações financeiras

Você sabe o que é banda de Bollinger? Essa é mais uma das ferramentas utilizadas pelos investidores para tentar prever o comportamento do mercado financeiro e, assim, aumentar as possibilidades de retorno ao adquirir algum ativo da bolsa de valores.

Ela pode ser muito útil. Mas para obter resultados positivos é necessário que se tenha entendimento sobre o seu funcionamento..

Ficou interessado? Quer aprender mais sobre a banda de Bollinger? Então continue lendo, pois nós explicamos o que ela é, como funciona e ainda como usá-la e quais as vantagens que traz para os investidores. Confira!

Afinal, o que é banda de Bollinger?

“O que é banda de Bollinger?” Pois bem, também chamada de Bolling Bands em inglês, essa ferramenta é um tipo de indicador financeiro criadona década de 80 pelo analista técnico John Bollinger.

Ela é formada por padrões que são desenhados nos gráficos da bolsa de valores e é derivada da média móvel, que é uma estratégia de análise técnica que mostra o comportamento dos preços de um ativo em um período de tempo.

Dito isso, a banda de Bollinger é focada em determinar a volatilidade nesses preços.

O resultado que ela oferece é um melhor entendimento sobre a movimentação do mercado, como os topos (maior preço do ativo em um período), os fundos (menor preço no mesmo tempo) e a intensidade com que ele está sendo valorizado ou desvalorizado.

A ferramenta é composta por um gráfico de três linhas. A do meio é a média móvel. Já a superior e a inferior são os desvios padrões dos valores. Isso, por sua vez, é simplesmente de quanto foi a variação dentro do período analisado.

Ou seja, quanto mais eles variaram, maior será o desvio padrão.

Afinal, o que é banda de Bollinger?
Reprodução/ XP Expert

E o que são indicadores financeiros?

Um indicador é uma métrica utilizada pelos investidores para avaliar a saúde financeira de uma empresa. Eles se baseiam em dados para descobrir, por exemplo, tendências de alta ou queda nos ativos dessas instituições.

Desse modo, é possível tanto observar resultados anteriores quanto fazer uma previsão sobre como esses ativos se comportarão no futuro. Com isso, dá para ter uma ideia sobre quando comprar ou vendê-los, apenas para exemplificar.

A banda de Bollinger é apenas mais um tipo de indicador disponível. Alguns dos outros são:

  • Certificado de Crédito Interbancário (CDI);
  • Índice Brasil;
  • Retorno Sobre o Investimento (ROI), que mostra como está a rentabilidade em relação ao que foi investido e o lucro;
  • Faturamento;
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

>>> Quer saber mais sobre indicadores financeiros? Confira nosso conteúdo exclusivo sobre o tema: 9 principais indicadores financeiros para investimento: o que são + importância

Como a banda de Bollinger funciona?

A banda de Bollinger funciona a partir de um cálculo feito, de maneira separada, para cada uma das linhas, ou bandas, superiores e inferiores. Esse cálculo costuma utilizar uma média de 20 dias, mas pode ser alterado, e é o seguinte:

  • Banda Superior = a média móvel simples de 20 dias + 2 vezes o desvio padrão desse mesmo período;
  • Banda Inferior = a média móvel simples de 20 dias – 2 vezes o desvio padrão do período.

O resultado é apresentado no gráfico e mostra a volatilidade do preço dos ativos. Quanto mais afastadas estiverem as linhas superiores e inferiores, mais volátil é ele.

Como a banda de Bollinger funciona?
Reprodução/ InfoMoney

 

É justamente o desenho que é usado para fazer as previsões. Por exemplo, quando as duas linhas se estreitam, isso indica que pode acontecer uma tendência de alta ou queda no futuro.

Ao mesmo tempo, quanto a linha ultrapassa o topo, isso pode indicar uma mudança, pois o ativo perde força. O mesmo acontece ao contrário, quando a banda ultrapassa o fundo.

Quer aprender mais sobre como usar a volatilidade a seu favor? Então, aperte o play no vídeo a seguir!

Como usar a banda de Bollinger em suas operações financeiras?

A banda de Bollinger pode ser utilizada nas operações financeiras, pois auxiliam na criação de estratégias de investimento que estejam alinhadas com as probabilidades de tendências mostradas no gráfico.

Porém, é preciso estudar bastante para entender, não apenas sobre ela, mas sobre o comportamento do mercado como um todo. Apenas assim será possível fazer a interpretação correta das informações.

De maneira geral, é importante ficar atento aos sinais de fundo e topo dos ativos, uma vez que eles servem como indicação para o que poderá acontecer em seguida. Ou seja, auxiliam na previsão de tendências.

É interessante, no entanto, que o investidor utilize essa ferramenta aliada a outros indicadores financeiros, mas que não sejam focados em volatilidade. Com isso, ele aumenta as chances de ter mais segurança na hora de avaliar.

Quais as vantagens da banda de Bollinger para o investidor?

Você viu o que é a banda de Bollinger e como ela funciona, mas essa ferramenta pode trazer vantagens para o investidor?

A resposta para essa dúvida é sim, desde que ele saiba usá-la. Entre as principais vantagens que podemos citar está a possibilidade de fazer uma análise e ter um maior entendimento sobre a volatilidade dos preços.

Isso significa entender como eles mudam dentro de um determinado período de tempo. O resultado, como citamos, é a probabilidade de conseguir fazer previsões sobre as variações do mercado e, assim, ter a possibilidade de aumentar os seus lucros.

Outra vantagem de adotar o uso da banda de Bollinger é identificar os padrões que antecedem os melhores momentos para compra ou venda de papéis.

E aí, gostou de aprender o que é banda de Bollinger e quer começar a investir na bolsa com o pé direito? Então, confira o curso Aprenda a investir na bolsa de valores, da nossa Escola de Investimentos! Nele você verá tudo o que você precisa saber antes de começar a fazer seu dinheiro render investindo na bolsa, desde como ela funciona até como montar a sua carteira!

Continue Aprendendo

spot_img