O que é CDB? Saiba como funciona esse investimento de renda fixa

Entre os investimentos de renda fixa, o CDB é um dos mais conhecidos. Descubra o que é e como investir no Certificado de Depósito Bancário.

Quem começa a investir em renda fixa tende a pesquisar sobre o que é CDB. Esse é um modelo de investimento de fácil compreensão, sendo uma das primeiras opções para quem deseja trocar a tradicional Poupança.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o CDB é conhecido por sua rentabilidade, liquidez, baixo investimento, imposto de renda e custos. 

Além disso, o título é oferecido por corretoras e, em muitos casos, envolve remunerações acima das encontradas em instituições financeiras.

Quer saber mais sobre o assunto? Ao longo deste artigo vamos explicar o que é CDB, como ele funciona, suas principais vantagens e para quem ele é recomendado. Boa leitura!

O que é CDB?

CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento de renda fixa, geralmente emitido pelos bancos. Quem compra CDBs empresta dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de crédito

Dessa forma, as instituições bancárias captam dinheiro com os CDBs oferecendo em troca remuneração (os juros) aos investidores.

Tais recursos vindos dos CDBs são usados por essas instituições para fornecer empréstimos a outras pessoas. Porém, cerca de um terço do valor total captado pelos bancos é obrigado a recolher como depósito compulsório junto ao Banco Central.

Essa obrigação serve justamente para que o governo controle o dinheiro em circulação na economia.

Como funciona o CDB?

Embora o CDB tenha características semelhantes a outros produtos de renda fixa, ele se destaca por cinco categorias:

  1. Rentabilidade;
  2. Valor mínimo;
  3. Liquidez;
  4. Custos;
  5. Imposto de Renda.

Confira, em detalhes, mais sobre o que é e como funciona o CDB.

1. Rentabilidade 

Um CDB, por exemplo, não possui rendimento específico e imutável, já que existem muitos tipos e cada um com aspecto particular. Veja quais são:

  • CDB prefixado: nesse caso, o investidor consegue calcular exatamente a remuneração em reais que obterá até o vencimento do papel. Isso porque a taxa de juros é definida e informada desde o momento da aplicação;
  • CDB pós-fixado: esse é o mais comum de CDB disponível no mercado. Aqui, o investidor conhece o indicador que servirá de referência para a rentabilidade do papel, mas não é possível ter certeza de qual será o retorno em reais, pois seguirá a dinâmica de variações do indicador;
  • CDB híbrido (ou atrelado à inflação): a remuneração desses papéis mescla as duas estruturas anteriores, ou seja, oferecem como retorno uma parcela prefixada (7% ao ano, por exemplo) e outra pós-fixada (variação da inflação, medida pelo IPCA ou pelo IGP-M).

< Leia também: Do básico ao avançado: saiba o que é rentabilidade e como calcular />

2. Valor mínimo 

Ao fazer aplicação em CDBs, as instituições financeiras podem fazer exigências, como determinar um valor mínimo de investimento. Esse investimento inicial varia em função do nível de risco e do potencial de retorno de cada papel.

Nos grandes bancos, você pode encontrar CDBs com valor a partir de R$500. Só que títulos desse tipo também disponibilizam remuneração menor, chegando a 80% do CDI (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo, que é considerado um retorno baixo.

Já nas corretoras de valores e plataformas de investimento, é mais fácil encontrar opções com valores mais atrativos.

3. Liquidez  

O resgate do dinheiro investido em um CDB depende do tipo da liquidez do investimento, se ela é diária ou apenas no vencimento.

Os CDBs são papéis com vencimento, o que significa que as condições acertadas na aplicação são garantidas até uma determinada data, quando o dinheiro volta para as mãos do investidor.

Mas o que é CDB com liquidez diária? Mesmo com uma data de vencimento, muitos CDBs oferecem resgates a qualquer momento, mesmo antes do prazo final.

Por outro lado, esses investimentos passam a contar com liquidez diária após um certo prazo mínimo em que o dinheiro não pode ser resgatado – termo conhecido como “carência”.

Exemplos de liquidez no CDB

Supomos que em um papel de liquidez diária com carência de seis meses, o resgate seja permitido a qualquer momento depois do prazo cumprido. Isto é, após seis meses. Por outro lado, há também CDBs que preveem liquidez apenas no vencimento.

Isso significa dizer que o investidor não pode resgatar os recursos junto ao emissor antes do prazo final nas mesmas condições estabelecidas no momento da aplicação.

O ponto positivo, no entanto, fica por conta de esses papéis normalmente oferecerem uma remuneração melhor do que a dos CDBs com liquidez diária.

Dessa forma, temos CDBs com prazos de vencimento bem distintos:

  • papéis de curto prazo, resgatados a partir de seis meses ou um ano;
  • papéis de longo prazo, com vencimento a partir de dois anos, podendo chegar a cinco ou mais.

Então, qual é a melhor opção: investir em CDBs com liquidez diária ou em papéis de longo prazo? Isso dependerá das metas, objetivos e organização do investidor. 

Ou seja, se você tem metas de longo prazo e sabe que não precisará resgatar o dinheiro a qualquer momento, então a liquidez apenas no vencimento pode ser uma boa alternativa, já que oferece maior rendimento.

4. Custos 

Os CDBs não envolvem a cobrança de taxa de administração, mas em algumas corretoras pode haver taxa de corretagem ou de custódia para negociar esses papéis

De qualquer modo, muitas delas já isentam os investidores desses custos.

Aliás, vale lembrar que cada corretora estabelece uma margem específica de ganho sobre o valor “de fábrica” do CDB. O que significa?

Isso quer dizer que um mesmo CDB emitido pela mesma instituição financeira, com vencimento em um prazo igual, pode apresentar rentabilidade diferente, dependendo da plataforma de investimento.

Assim, em algumas, a rentabilidade pode ser maior do que em outras, e isso se reflete na final recebida pelo investidor.

5. Imposto de Renda

A tributação dos CDBs segue o padrão dos investimentos de renda fixa, com o investidor pagando Imposto de Renda seguindo uma tabela regressiva. Portanto, as alíquotas diminuem conforme o tempo.

Em relação à taxa, ela varia entre 22,5% sobre a rentabilidade para investimentos de até seis meses, e 15% sobre a rentabilidade para investimentos mantidos por mais de dois anos.

Isso significa que quanto mais tempo seu dinheiro ficar investido, menor será o imposto. Na tabela a seguir, você pode conferir como funciona:

Fonte: InfoMoney

Além disso, há a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), mas só incide sobre as aplicações resgatadas em menos de 30 dias.

Nessas situações, a alíquota pode variar entre 96% e 3% da rentabilidade. Isso porque o IOF também diminui com o tempo do investimento.

< Leia mais: Guia prático: como declarar aplicações de renda fixa no IR? />

Quais as vantagens e riscos dos CDBs?

Agora que você já sabe o que é CDB e como funciona, é o momento de avaliar os benefícios e riscos que essa modalidade de investimento oferece. 

Vantagens

Um dos principais pontos positivos desse investimento é o fato de ser simples e popular, já que facilita a aplicação de dinheiro. 

Então, praticamente todos os bancos oferecem pelo menos uma opção aos clientes e, para aplicar, basta transferir o dinheiro da conta corrente ao CDB. 

Mas não apenas nos bancos, bem como nas corretoras e plataformas de investimentos, há uma boa variedade de alternativas disponíveis.

Além disso, o CDB é considerado um investimento seguro. Exatamente por essa razão, pode ser recomendado para investidores iniciantes e que possuem uma baixa tolerância a riscos.

Até mesmo porque os CDBs são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isso é uma espécie de “seguro” que devolve até R$ 250 mil do valor aplicado pelo investidor caso a instituição financeira quebre.

No entanto, vale ressaltar que essa garantia é calculada por CPF e por instituição, mas não por produto, por exemplo. O que isso quer dizer?

Que se o investidor tiver além de CDBs de um banco, dinheiro na conta corrente e na poupança, também será levado em conta. Assim, se a instituição quebrar, o limite para a devolução dos recursos pelo FGC acrescentará essas aplicações.

Mais um ponto positivo se dá nas muitas opções de CDBs com liquidez diária, fator importante principalmente para quem pode precisar do dinheiro antes do vencimento. Mesmo assim, nem sempre tais papéis apresentam remuneração interessante.

Riscos

O principal risco dessa modalidade é o de crédito, já que caso a instituição financeira que emite o papel quebre, a mesma pode te deixar sem receber a remuneração devida.

Por isso, vale muito investigar sobre o prestígio e a consistência financeira da organização antes de aplicar em um CDB.

Aliás, fica um alerta: quanto maior o risco de crédito de um emissor, maior tende a ser a remuneração oferecida nos papéis que lança.

Ou seja, um CDB com promessa de rentabilidade muito mais alta que os outros merece ser avaliado com critério.

< Leia também: Tipos de riscos de investimentos: quais são? Como fazer a gestão de crédito e risco? />

Como investir em CDB? 5 passos

Sabendo o que é investimento CDB e todas as vantagens que oferece, você pode estar em dúvida sobre quando começar a aplicar

Como você viu, é um tipo de investimento para um perfil mais iniciante ou conservador e principalmente indicado para quem deseja substituir a poupança por algo mais rentável.

Isso significa que não existe o momento certo para começar a investir em CDB. O importante é conhecer o investimento e encontrar as melhores opções para as suas necessidades. Então, confira esse passo a passo.

Passo 1: abra sua conta em uma corretora de investimentos

Corretoras digitais são ótimas opções para quem deseja investir com praticidade e segurança. A maioria oferece contas gratuitas, então vale a pena testar, não é mesmo?

Um exemplo disso é a XP, que oferece conta gratuita e diversos recursos para quem deseja dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos. Abra sua conta agora mesmo!

Passo 2: defina seus objetivos

Para escolher o melhor tipo de CDB para você (considerando também a liquidez) é fundamental que você tenha suas metas e objetivos (de curto, médio e longo prazo) bem definidos. 

Assim, poderá escolher a melhor alternativa para alcançar seus objetivos. Entenda mais sobre a importância disso com este conteúdo:

< Indicação de leitura: Metas de curto, médio e longo prazo: o que são? + 6 exemplos e sugestões de investimentos / >

Passo 3: avalie o valor do investimento

Transfira para sua conta o valor a ser investido, lembrando que o valor mínimo ideal fica entre R$ 500 e R$ 1 mil, variando de acordo com a opção escolhida.

Passo 4: acesse a plataforma e busque pelos CDBs

No aplicativo da corretora, entre nas opções de Renda Fixa e filtre os resultados para mostrar as opções de CDB disponíveis para aplicação. Contudo, antes de tomar qualquer decisão, certifique-se de considerar a próxima dica.

Passo 5: analise as propostas

Você sabe como analisar um CDB? Para isso, observe fatores como tipo de produto (prefixado, pós-fixado ou híbrido), duração do investimento, data de vencimento, taxa de rendimento e valor mínimo. 

Além desses dados, o CDB pode ser classificado de acordo com o risco, sendo necessário avaliar a reputação e saúde da instituição financeira, para avaliar sua viabilidade.

Para encontrar a melhor opção considerando os seus objetivos de investimento, procure responder pelo menos essas perguntas sobre cada papel que estiver avaliando:

  • Qual é a remuneração oferecida em cada caso?
  • Qual é o prazo de vencimento do CDB?
  • Qual é o sistema de liquidez?
  • Qual é o nível de risco do emissor do CDB?

Passo 6: hora de investir 

Colocou tudo no papel, escolheu a opção mais vantajosa para o seu momento? Então é só comprar a ação. Normalmente, a compra de títulos CDB é feita em horário bancário, mesmo que esteja acessando por uma plataforma digital.

Quer ficar mais por dentro dos CDBs? Assista ao vídeo e saiba tudo sobre títulos de renda fixa:

Saiba usar a renda fixa a seu favor! Dica extra 

Agora que você já sabe o que significa CDB, vamos a uma dica: com a XP Educação, você tem acesso aos melhores cursos que podem ajudar nesta jornada.

Se você é um investidor iniciante, quer aprender mais sobre o que é CDB e outros tipos de investimento, então conheça nosso curso: Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco! Com ele, você irá aprender:

  • os conceitos que norteiam a renda fixa;
  • como funciona a inflação e como a renda fixa pode te proteger dela;
  • como aproveitar as altas das taxas de juros com investimentos tão seguros quanto a poupança, mas que podem trazer maior rentabilidade.
  • como comparar produtos com diferentes taxas e prazos para fazer seu dinheiro render cada vez mais.

E se você quiser ainda mais vantagens, conheça o XPE Multi+: uma plataforma completa com aulas feitas pelos maiores especialistas da área. Assim, você terá acesso a dezenas de cursos com uma única assinatura. 

Aproveite essa oportunidade de aperfeiçoamento e seja Multi+!

Continue Aprendendo

spot_img