Container: o que é e por que aprender sobre

Container é um software usado para empacotar e isolar virtualmente aplicativos para permitir maior escalabilidade, disponibilidade e portabilidade em diversos ambientes de computação. Saiba tudo

É da área de programação? Você precisa saber sobre o uso de container, ou em português contêiner, para facilitar o seu cotidiano. Mas, afinal, o que é isso? Trata-se de uma estrutura de dados que armazena elementos de formas organizadas, podendo ser usada para guardar tais dados de maneira eficiente e com rápido acesso posteriormente.

Os containers fornecem um ambiente seguro e delimitado para execução de um aplicativo, com recursos específicos e acesso limitado ao sistema.

A tecnologia é uma ferramenta cada vez mais importante para aplicações modernas e está sendo usada em todos os setores da computação, sendo muito utilizado por profissionais de desenvolvimento devido à facilidade e o desempenho.

Confira ao longo do texto mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é container?

Um container nada mais é do que um software usado para empacotar e isolar virtualmente aplicativos para permitir maior escalabilidade, disponibilidade e portabilidade em diversos ambientes de computação, incluindo sistemas bare-metal/machine, em nuvem, máquinas virtuais (VMs) e alguns sistemas operacionais da Linux, Windows e macOS.

Os containers são executados em ambientes virtuais, geralmente como parte de um sistema de computação em nuvem.

Entenda mais sobre sistema bare metal/machine

O termo bare metal é uma referência ao disco rígido de um computador – o meio no qual o sistema operacional (SO) está instalado. Um ambiente bare-metal é um tipo específico de ambiente de virtualização criado com hipervisores bare-metal que não dependem de um sistema operacional host para funcionar.

Em um ambiente bare-metal, o hipervisor de virtualização é instalado e executado diretamente no disco rígido (bare metal) e pode criar máquinas virtuais (VMs) a partir dele, assim como em um ambiente virtualizado com um sistema operacional host.

Por que os profissionais usam containers?

Como já dito antes, os contêineres são uma forma de isolar aplicativos e gerenciar o ambiente em que eles rodam. Isso significa que os programadores podem criar e executá-los em qualquer ambiente, seja no local ou na nuvem, com as mesmas facilidades de configuração e segurança.

A funcionalidade permite que os profissionais da área criem aplicativos que sejam levemente independentes do ambiente em que são executados, tornando-os muito mais portáteis. Eles podem ser facilmente transportados entre espaços, desde um local de teste até a produção, sem a necessidade de alterar sua configuração.

Há ainda a questão da segurança. Eles oferecem um nível de segurança que impossibilita para um usuário mal-intencionado acessar ou modificar o código de um aplicativo. Isso significa que os programadores podem criar aplicativos que sejam facilmente executados e que sejam extremamente confiáveis em relação à seguridade.

Em síntese, os containers oferecem aos programadores flexibilidade, portabilidade e segurança que não seriam possíveis de outra forma. Isso os torna uma ferramenta essencial para quem deseja criar aplicativos robustos e seguros.

Exemplo de containers

Existem vários tipos de containers na programação, incluindo listas, pilhas, filas, árvores, grafos e tabelas hash. Cada uma dessas estruturas fornece uma maneira diferente de armazenar e acessar dados.

Vamos lá que vamos te explicar o conceito!

  • Listas são containers sequenciais que armazenam dados em ordem. Quando os dados são inseridos na lista, eles são armazenados na ordem em que são adicionados.
  • Pilhas e filas são outras estruturas de dados sequenciais que armazenam dados em ordem. A diferença entre as duas estruturas é que, em uma pilha, os elementos são acessados através da última posição, enquanto na fila, os elementos são acessados pela primeira posição.
  • Árvores são estruturas de dados não sequenciais que armazenam dados como nós e arestas. Cada nó armazena um dado e os nós são conectados por arestas.
  • Grafos são estruturas semelhantes a árvores, mas eles podem conter ciclos.
  • Tabelas hash são estruturas de dados que usam funções de hash para mapear os dados para posições específicas na tabela. As tabelas hash permitem operações de pesquisa e inserção mais rápidas do que outras estruturas de dados.

<Para você ler depois: tudo sobre transformação ágil />

Diferenças entre container e virtualização

Não confunda a aplicabilidade de cada uma delas! 🤨

Ao contrário de uma máquina virtual, que inclui um sistema de tempo de execução e uma máquina operacional convidada para seu aplicativo, um container inclui apenas um sistema de tempo de execução e, em vez disso, depende do sistema operacional do host. Isso reduz a memória, a CPU e o armazenamento exigidos pelo contêiner, possibilitando o suporte a muitos outros contêineres na mesma infraestrutura.

Ainda, outra distinção é que embora uma máquina virtual possa ter vários gigabytes de tamanho, um contêiner pode ter apenas algumas dezenas de megabytes.

Tem mais! Sem a necessidade de inicializar seu próprio sistema operacional, um aplicativo em contêiner pode ser iniciado quase instantaneamente — muito mais rápido que uma máquina virtual — e desaparecer com a mesma rapidez quando não for mais necessário para liberar recursos do host.

(Fonte: docpath)

Ferramentas de containers mais conhecidas

Temos a plataforma de contêineres Docker e o sistema de orquestração de contêineres Kubernetes. Você já as conhecia?

Elas simplificaram e muito a adoção da conteinerização, o que facilitou o seu rápido crescimento. Ao mesmo tempo, surgiram problemas de segurança de conteinerização, incluindo que os contêineres de aplicativos não são abstraídos do sistema operacional host em uma VM, o que pode facilitar o acesso de ameaças à segurança a todo o sistema.

Tome cuidado com isso, DevOps!

Principais vantagens de containers

Conheça abaixo alguns benefícios:

  • Método eficiente para uso;
  • É popular entre os profissionais da área;
  • Usado do nível inicial ao final (do desenvolvimento ao teste);
  • Possui velocidade e simplicidade;
  • Não precisa iniciar seu próprio sistema operacional.

<Leia também: o que é banco de dados, importância e principais tipos />

Como aplicar a tecnologia de container na prática?

Existem várias maneiras de aplicações de contêineres.

A primeira é usar sistemas de gerenciamento de containers, como o Docker, Kubernetes ou OpenShift, para criar, implantar aplicações e gerenciá-los em execução. Esses sistemas fornecem também funções como o escalonamento automático, gerenciamento de recursos, segurança e monitoramento.

Outra maneira de aplicar a tecnologia de contêineres é criar ambientes de desenvolvimento de containers. Tais espaços permitem que os desenvolvedores criem, testem e implementem aplicações em containers usando ferramentas como Vagrant, VirtualBox, Docker Compose e Kubernetes. Esses ambientes também fornecem recursos para configurar e gerenciar o ambiente de desenvolvimento, como a criação de contêineres, configuração de redes e monitoramento de recursos.

Por fim, poderão ser usados para implementar aplicações em infraestruturas de computação em nuvem, como o Azure ou o AWS. Esses serviços fornecem recursos para implantar e escalar containers em várias instâncias, permitindo que as aplicações sejam executadas de forma escalável e a prova de qualquer falha.

As soluções acima descritas são apenas algumas das formas de aplicar a tecnologia de containers em prática.

Percebeu sobre a importância de entender alguns termos e como funcionam? Por isso, é fundamental que programadores, como você, estejam sempre atualizados com as tendências do mercado de tecnologia.

Entendeu sobre o que é container, DevOps? 👩‍💻👨‍💻


Gosta do assunto? Participe do bootcamp Arquiteto(a) de Software. Um conteúdo completo que vai te ensinar sobre os conceitos fundamentais da Arquitetura de Software, com as melhores práticas e as ferramentas mais utilizadas em projetos.

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img