O que é o COPOM e quais suas funções? Tudo que precisa saber!

Essencial para a economia do Brasil, para a população em geral e com atenção especial dos nossos investidores, o Comitê de Política Monetária (COPOM) é um órgão que gera grande impacto na rotina de consumo dos brasileiros e pode deixar esse efeito ainda maior para quem acompanha de perto a taxa Selic.

Dito isso, é possível entender a importância de saber o que é o COPOM e quais suas funções, não é mesmo?

Esse é o tema em foco desse post, em que vamos contar como o COPOM afeta uma série de investimentos em renda fixa, e como você pode acompanhar suas ações para planejar sua carteira. Pronto? Então continue lendo!

O que é o COPOM e quais suas funções?

O COPOM é o Comitê de Política Monetária ligado ao Banco Central do Brasil. Foi criado em 1996 para tomar a responsabilidade sobre a taxa de juros básica e demais decisões relevantes para a Selic e a política monetária nacional.

A partir dessas decisões, o principal papel do COPOM é manter a saúde e o potencial econômico do país, controlando desde o cenário interno para consumo até a forma como a renda obtida por meio de investimentos é calculada.

Outro grande objetivo atribuído ao comitê é o acompanhamento da inflação, índice sobre o qual possui uma meta a cumprir. Para isso, ele controla a oferta e valorização da nossa moeda, a concessão de créditos e outros fatores que servem para ajustar a taxa Selic.

De maneira bem básica, quando temos uma taxa de juros baixa, o consumo é incentivado, os preços caem e eventualmente ocorre a desvalorização do Real, causando aumento da inflação, medida pelo índice IPCA.

Na contramão disso, quando ocorre a alta da taxa de juros, investimentos indexados junto à Selic rendem mais, os preços sobem e o consumo é freado. Diminuindo a demanda, a tendência é ocorrer queda na inflação.

>>> Saiba mais em: O que acontece com o aumento da Selic? Tesouro, LCA e Ações!

Como é de se imaginar, não é tão simples definir esses indicadores, sendo necessário elaborar e implementar uma estratégia composta por diferentes setores ligados ao Banco Central, algo que veremos com mais detalhe a seguir.

Quem faz parte do COPOM? Quando e como ocorrem as reuniões?

Conhecendo o que é o COPOM e quais suas funções, vejamos quem faz parte deste comitê.

O vínculo que o órgão possui com o Banco Central do Brasil fica claro, ao percebermos que ele é formado principalmente pela presidência do BC e diretores de departamentos internos que afetam os parâmetros da nossa economia.

Por ordem de relevância, os membros do COPOM são:

  • Presidente do Banco Central;
  • Diretor de Administração;
  • Diretor de Política Econômica;
  • Diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos;
  • Diretor de Fiscalização;
  • Diretor de Política Monetária;
  • Diretor de Regulação;
  • Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania;
  • Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações de Crédito Rural;
  • Chefe do Departamento de Operações Bancárias e Sistemas de Pagamentos;
  • Chefe do Departamento de Operações de Mercado Aberto;
  • Chefe do Departamento Econômico;
  • Chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas;
  • Chefe do Departamento de Reservas Internacionais;
  • Chefe do Departamento de Assuntos Internacionais;
  • Chefe do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais.

Periodicamente, os membros do COPOM se reúnem para avaliar a situação econômica nacional e definir uma nova meta para a Taxa Selic, assim como as estratégias necessárias para alcançá-la.

O vídeo abaixo, feito em 2017, apresenta uma entrevista com o então presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Nele, temos uma explicação sobre como funcionam as reuniões do COPOM:

Entender o que é o COPOM e quais suas funções facilita a compreensão sobre como ocorrem suas reuniões.

Elas se dividem em duas sessões, normalmente em dias seguidos. A primeira delas serve para apresentar as análises técnicas pertinentes à inflação, atividade econômica, contas públicas e outras movimentações.

Na sessão seguinte, com base nas informações apresentadas no dia anterior, temos a proposição da meta da Taxa Selic, definida por um sistema de maioria de votos. Ao fim da reunião, as decisões e, principalmente, a meta de juros são divulgadas ao país.

Além disso, a cada trimestre o COPOM produz o Relatório da Inflação, que aponta as projeções subsequentes para a taxa da inflação e apresenta detalhes importantes sobre a economia brasileira, mantendo o ideal de transparência e compliance atribuído ao órgão.

Qual a relação entre o COPOM, Taxa Selic e os seus investimentos? 

Com a responsabilidade de definir a meta para a Taxa Selic periodicamente e controlar a inflação, o COPOM atua diretamente sobre esses indicadores e, por consequência, impacta na rentabilidade de investimentos atrelados a ele.

Principalmente para quem investe em renda fixa, acompanhar as decisões do Comitê de Política Monetária e a flutuação da taxa básica de juros é uma tarefa essencial para a gestão ativa da carteira de investimentos.

Quando temos uma alta na taxa de juros, o Tesouro Selic e investimentos atrelados a esse índice se tornam mais vantajosos, mas é importante ficar atento à projeção futura e à previsão de vencimento para cada título.

Em contrapartida, quando temos uma queda na Selic, a tendência é que os títulos públicos se tornem menos interessantes, já que muitos deles são impactados por esse indicador. Nesse cenário, a indicação costuma favorecer investimentos em renda variável.

Mesmo para aqueles que priorizam opções em renda fixa, é uma boa oportunidade para diversificar a sua carteira com novas modalidades de aplicação.

Atenção aos resgates e vendas

Vale aqui uma ressalva importante para quem já possui os títulos. Quando temos essas flutuações nos índices, não significa que você deve se apressar para fazer o resgate e vender seus títulos. Isso acarretaria uma variação ainda mais arriscada na relação entre oferta e demanda. Nesses casos, a melhor opção é manter o título e aguardar a estabilização dos indicadores.

O caso do Tesouro IPCA, bem como outras variações do Tesouro Direto, deixa isso muito claro, já que honrar o vencimento assegura o rendimento acima da inflação mesmo com eventuais flutuações, por ser calculado em um modelo híbrido de IPCA (pós-fixado) + taxa pré-fixada.

Com isso, podemos concluir que entender o que é o COPOM e quais são suas funções fazem parte do dever de casa de todo investidor, dos iniciantes aos mais experientes, dos conservadores aos mais arrojados.

Quer aprofundar o seu conhecimento sobre como o cenário macroeconômico afeta os seus investimentos? Então não deixe de conferir o curso de Macroeconomia para Investidores da Xpeed School!

Desenvolvimento em formato 100% online, com exemplos práticos e total flexibilidade para se ajustar a sua rotina, é o conteúdo ideal para descobrir as interações entre cenários e investimentos. Confira:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

Confira também os demais cursos da nossa Escola de Investimentos, são várias especializações que guiam te mostram como investir, viver de renda e atingir o seu máximo potencial.

Até a próxima!

Continue Aprendendo

spot_img