Se você pensa em trabalhar com Tecnologia e Informação ou é um entusiasta dessa área, precisa saber o que é Django.
Utilizar frameworks é uma “mão na roda” para programadores estruturarem os seus projetos. Junto a eles, é possível completar estruturas já criadas.
A tecnologia avançou e hoje temos frameworks com funcionalidades específicas, aplicações únicas e objetivos certeiros. Nesse caso, quando falamos sobre frameworks, não podemos deixar de falar do mais utilizado entre eles: o Django.
Quer conhecer mais sobre ele? É só continuar a leitura e aprender mais!
O que é Django?
Em síntese, o Django é um framework gratuito de aplicativos web com código aberto escrito em Python.
O site oficial do Django diz que ele é uma estrutura da web Python de alto nível. Além disso, o site também cita que esse framework é:
- Ridiculamente rápido: o Django é projetado para ajudar os desenvolvedores a levar as aplicações do conceito à conclusão o mais rápido possível;
- Com segurança garantida: ele leva a segurança a sério e ajuda os desenvolvedores a evitar muitos erros comuns de cibersegurança;
- Excessivamente escalável: muitos dos sites mais movimentados da web utilizam o Django para escalar de forma rápida e flexível.
Ademais, muitos desenvolvedores Django concordam que o framework cuida da parte “chata” de desenvolvimento da web, para que o programador possa ter foco total na escrita do aplicativo sem ter que pensar em grandes invenções.
Como o Django surgiu?
O Django faz parte da Geração Z. Criado entre 2003 e 2005, o framework recebeu esse nome em julho do último ano, inspirado no Django Reinhardt, um dos maiores e mais influentes guitarristas dos últimos tempos.
Sob licença BSD, ou seja, de código aberto, o Django foi desenvolvido por Adrian Holovaty e Simon Willison. Inicialmente, ele foi desenvolvido como um sistema de gerenciamento de sites jornalísticos.
Basicamente, um time web que criava e mantinha sites de jornalismo começou a reutilizar diversos dos seus códigos comuns e até mesmo padrões de design, com isso, o código acabou evoluindo e tornou-se o que viria a ser o Django, lançado em julho de 2005.
Não foi surpresa quando o Django começou a escalar e a ser aprimorado desde a primeira versão até a 2.0, de 2017.
Mas você deve estar se perguntando: o que é um framework?
O que é um framework?
Em tradução direta do inglês para o português, framework significa estrutura. Já na programação, o framework é um conjunto de códigos que reúne trechos de um projeto de desenvolvimento.
Em suma, essa estrutura é feita para resolver um problema específico e ajuda o desenvolvedor web a conectar todas as linhas de código quase que perfeitamente.
No entanto, por mais que possa parecer simples, o programador precisa conhecer bem o framework que está utilizando, já que uma escolha errada pode acarretar problemas no projeto.
O Django é um framework opinativo ou não opinativo
Normalmente os frameworks são considerados opinativos e não opinativos. Suas diferenças são as seguintes.
Opinativo
Têm opiniões mais fixas sobre como deve ser a maneira de guiar uma tarefa em particular. Além disso, são menos flexíveis no quesito resolver problemas fora do seu domínio principal e, assim, oferecem menos opções para os componentes e abordagens a serem utilizadas.
Um exemplo de framework opinativo é o Angular.
Não opinativo
Por sua vez, os não opinativos são bem menos restritos sobre como lidar com certas tarefas e união de componentes, e acabam facilitando a vida dos desenvolvedores, já que eles podem usar as ferramentas que acharem adequadas, no entanto, os programadores que precisarão ir atrás desses componentes.
Dois exemplos de frameworks não opinativos são o React e Vue.
O Django, por sua vez, oferece “the best of both worlds” como diria Hannah Montana: ele é moderadamente opinativo.
Isso significa que ele oferecerá a você, desenvolvedor, componentes para lidar com as tarefas, quais são as melhores maneiras a serem usadas, mas também permite que você possa escolher entre várias opções, já que o Django tem uma aquitetura desacoplada.
Como funciona o Django?
Os projetos com Django são divididos por aplicações compostas por um pacote Python. Dessa forma, essas aplicações são baseadas no Modelo Model-View-Template, ou MVT. São eles:
- Model: tem ligação direta com um banco de dados e os representa, é a camada feita para manipular, incluir ou excluir dados;
- View: é onde os dados são extraídos e produzem uma resposta, lembrando é uma função Python;
- Template: é como se fosse o front-end, ou seja, diz respeito a tudo aquilo que o usuário final é capaz de visualizar.
Para que serve o Django?
Em suma, esse framework é utilizado na facilitação e otimização de tempo do desenvolvimento de projetos web por meio da linguagem de programação Python. Veja aplicações do Django abaixo.
Desenvolvimento de aplicações Web
Provavelmente a aplicação mais popular de Django.
Aqui, aplicações são divididas em outras aplicações menores que, por sua vez, tem responsabilidades específicas no projeto e ajudam na compreensão e visualização do todo.
Criação de formulários
Sabe aquela camada “templates”? Bom, nela, o Django permite a criação de formulários de maneira automática.
Autenticação de usuários
Sabe o processo de fazer login em um site nas nossas próprias contas? Isso é chamado autenticação de usuários e o Django oferece um sistema funcional e seguro.
Caching
Imagine que você está entrando em um site que precisa de login, mas não precisa o fazer já que as suas informações já estão armazenadas. Bom, isso acontece porque o seu cachê foi ativado.
Com o Django é possível produzir o caching, visto que ele tem um sistema bem eficiente nesse quesito.
Vantagens e desvantagens do Django
Quer conhecer vantagens e desvantagens do Django e ver se realmente vale a pena aprender mais sobre esse framework?
Citamos quatro vantagens, são elas:
- Amplo: é um framework completo que consegue conter as soluções dos problemas mais simples até os mais complexos;
- Seguro: a sua aplicação é desenvolvida com proteção contra os mais comuns tipos de ataques cibernéticos;
- Versátil: o framework, por sua vez, é multiplataforma, assim como o Python, linguagem na qual é baseado;
- Escalável: usado em plataformas famosas como as redes sociais Instagram e Pinterest, o Django foi criado para ser usado em projetos escaláveis.
Ademais, quando falamos em desvantagens, a principal é que muitos dos resultados obtidos em projetos feitos com Django só poderão ser vistos a longo prazo. Portanto, para empresas que querem resultados rápidos, o Django deixa a desejar.
Por que usar o Django?
Por que não usar o Django? Essa deveria ser a pergunta!
O framework além de permitir o reaproveitamento de códigos (facilitando muito a vida dos desenvolvedores), oferece interface administrativa, para deixar mais simples o gerenciamento do conteúdo, é fácil de usar, é rápido e simples e ainda conta com ampla documentação.
Além disso, se o seu foco é entrar de cabeça nessa área do mercado de trabalho, enquanto esse artigo foi escrito, em setembro de 2022, tínhamos mais de 200 vagas para desenvolvedores de Django no LinkedIn.
Ótima oportunidade, não?
Como aprender mais sobre o Django?
Comece aprendendo mais sobre conhecimentos básicos de ORM (Mapeamento Objeto-Relacional), o que vai te ajudar muito na manipulação de dados.
Além disso, uma ótima oportunidade é a graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da XP Educação. Essa graduação vai te transformar em um grande especialista em uma área que mais cresce no Brasil e no mundo: a de desenvolvedor ou programador, como também são reconhecidos os seus profissionais.
Tá esperando o quê? Corre e se inscreve. O futuro está em suas mãos!