O que é ETF de renda fixa? Veja como diversificar sua carteira

Você sabe o que é ETF de renda fixa? Já ouviu falar nesta modalidade de investimento? Trata-se de uma ótima opção para quem quer diversificar a carteira sem deixar de contar com o baixo risco associado à renda fixa.

Embora os ETFs sejam muito difundidos no exterior, no Brasil, este mercado ainda está dando seus primeiros passos, mas já vem atraindo a atenção de muita gente.

De acordo com dados da B3, considerando renda fixa e variável, a categoria teve um crescimento de 109% no número de investidores em 2021, atingindo a marca de 500 mil adeptos.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post explicamos o que é ETF de renda fixa, como funciona e como investir. Boa leitura!

O que é um ETF?

ETF é a sigla para Exchange Traded Fund, que em português significa fundo negociado em bolsa, ou simplesmente fundo de índice, uma vez que ele replica a movimentação de outros índices da bolsa de valores.

Uma analogia muito utilizada para explicar o que é um ETF é imaginá-lo como uma “cestas de ativos financeiros”.

Para ficar mais claro, vamos tomar como exemplo o BOVA11, que reúne os papéis mais negociados na B3. Isso significa que tal fundo está atrelado ao Índice Bovespa. Logo, irá variar na mesma proporção. Ou seja, quando um sobe, o outro também subirá proporcionalmente e vice e versa.

Na prática, ao adquirir uma cota deste fundo de índice, você estará investindo em uma carteira teórica, composta pelas ações mais negociadas na Bolsa Brasileira.

Dessa forma, é possível dizer que investir em ETFs é uma boa estratégia para quem deseja diversificar sua carteira de forma mais fácil e conveniente.

Quer se aprofundar no assunto? Então, confira o vídeo abaixo, onde Clara Sodré, especialista em investimentos e professora da Xpeed, explica tudo direitinho:

ETF é renda fixa ou variável?

Ele pode ser tanto um como o outro, tudo depende a qual índice o fundo está atrelado. Então, você deve estar se perguntando: “afinal, qual é a diferença entre um ETF de renda fixa e um de renda variável?”.

Se estivermos falando de um ETF que replica o desempenho de uma carteira teórica de ações, será um ETF de renda variável. Por outro lado, se estiver associado ao Tesouro Direito, estaremos falando de um ETF de renda fixa.

Os primeiros ETFs disponíveis no Brasil eram ligados a índices de renda variável, como ações, que são a maioria até hoje. Porém, também foram criados fundos pareados a índices de títulos públicos. Atualmente, estão listados na B3 7 opções de ETFs de renda fixa e 61 opções de ETFs de renda variável.

O que é ETF de renda fixa?

Como vimos, ETFs são investimentos que replicam outros índices. Sendo assim, ETF de renda fixa é um fundo que está atrelado a outros investimentos de renda fixa, que podem ser títulos privados ou públicos, refletindo sua rentabilidade.

Atualmente, há sete opções de ETFs de renda fixa listados na B3, que você pode conferir na tabela abaixo:

Tabela de ETFs de renda fixa disponíveis na B3
Tabela com os ETFs de renda fixa listados na B3. Fonte: InfoMoney.

Quanto rende um ETF de renda fixa?

O rendimento de um ETF de renda fixa está condicionado à rentabilidade de seu índice base.

Por exemplo, digamos que você invista em um ETF atrelado ao Tesouro IPCA, logo, seus rendimentos irão variar de acordo com o IPCA. Sendo assim, se tal índice tiver um rendimento de 2% em 12 meses, um ETF de renda fixa baseado nele terá um rendimento aproximado de 2% ao ano.

Como investir em ETF de renda fixa?

Agora que você já sabe o que é ETF de renda fixa e como esse tipo de investimento funciona, deve estar se perguntando: “afinal, como investir em ETF de renda fixa?”

O processo é muito simples!

Primeiro, é preciso criar uma conta em uma corretora — caso ainda não tenha. Em seguida, você deverá transferir fundos para sua nova conta e, acessando o home broker, buscar por ETF, e selecionar o produto desejado. Indique a quantidade de cotas que deseja adquirir e o valor que irá investir e finalize o processo.

Pronto! Você acaba de adquirir mais um ativo para a sua carteira.

Que tal diversificar seus investimentos com ETF de renda fixa?

Fundos de índices são ótimas opções para quem quer ampliar seu leque de investimentos e diversificar sua carteira. Neste caso, os ETFs de renda fixa são uma boa pedida para aqueles que não abrem mão da segurança, beneficiando-se do baixo risco associado às aplicações em renda fixa.

Se você quer saber mais sobre essa categoria de investimentos, conheça nosso curso: Renda Fixa: ganhos com Baixo Risco.

Por meio dele, você irá conhecer muitas outras opções de aplicações para montar uma carteira diversificada. Não perca tempo! Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

E se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também entendam o que é ETF de renda fixa e tenham mais uma opção de investimento.

Continue Aprendendo

spot_img