Fundo multimercado: o que é? Como funciona? Vale a pena investir?

Quer saber o que é fundo multimercado? Pois já adiantamos que se trata de uma ótima alternativa para os investidores que desejam diversificar seus investimentos de maneira prática.

Isso porque o fundo de investimento multimercado reúne em um único produto vários tipos de ativos. Mas, afinal, o que é e como funciona o multimercado? Vale a pena realizar essa variedade de investimento? O que isso implica na sua carteira?

São várias dúvidas, não é mesmo? Entender o que significa multimercados não é difícil, mas requer conhecimento, claro. É por isso que você está aqui, então, para se aprofundar sobre o tema, entender o que é fundo multimercado e descobrir se essa aplicação vale a pena para o seu perfil, basta seguir com sua a leitura!

O que é fundo multimercado?

Os fundos multimercados funcionam de uma forma diferenciada dos demais investimentos. Isso porque, quando uma pessoa faz aplicações na bolsa de valores ou em renda fixa, é fácil perceber quais ativos são predominantes na carteira desse investidor.

Por outro lado, para entender o que é multimercado, devemos pensar que vários tipos de investimento fazem parte dele, como: 

  • ações de empresas;
  • derivativos;
  • câmbio;
  • renda fixa, entre outros.

Ou seja, o fundo multimercado é uma categoria de fundo de investimento que tem uma política básica determinada a partir da mescla das aplicações de diferentes ativos.

Então, o que significa multimercados? O investimento em vários mercados, como os exemplos vistos acima.

E o que isso traz para o investidor? Mais liberdade para os investimentos. Esse é um dos principais benefícios de entender o que é fundo multimercado. 

Além disso, vale ressaltar que pode ser uma aplicação interessante para qualquer perfil de investidor, já que permite que os cotistas aloquem seu dinheiro em diferentes tipos de ativos, da renda fixa à variável.

Ainda assim, é importante que o investidor tenha certa experiência no mercado financeiro para conseguir avaliar os investimentos mais interessantes de acordo com o seu perfil.

>>> Veja também: Fundo de investimento: o que é, como funciona, tipos e vantagens

Como funciona o multimercado?

Agora que já explicamos o que é multimercado, devemos entender como ele funciona. Basicamente, os multimercados são uma categoria que reúne recursos de vários investidores para que sejam aplicados ao mesmo tempo no mercado de capitais.

Ou seja, funciona de forma similar a outros tipos de fundos, como os FIIs. Também no caso dos multimercados, os ganhos e perdas são compartilhados entre todos os cotistas, de acordo com a proporção de investimento de cada um.

Um diferencial do fundo de investimento multimercado em relação a outros é que o cotista não tem uma participação ativa, ou seja, o investidor não cuidará diretamente das aplicações. 

Quem tem esse papel é o gestor especializado, que é responsável por aplicar o seu dinheiro depois de analisar os melhores ativos de acordo com a estratégia do fundo.

Quais os custos de investir em multimercados?

Como vimos, o fundo multimercado é gerenciado por um especialista. Então, devemos entender que a facilidade de ter um gestor definindo quais os melhores ativos para se investir tem um custo, certo?

É fundamental que o investidor entenda que essas taxas cobradas têm um impacto direto sobre o retorno da aplicação. Ou seja, quanto mais altas forem, menor será a rentabilidade líquida que pode ser obtida.

As principais taxas que são cobradas no fundo de investimento multimercado são:

  • taxa de administração: essa é uma taxa que existe em todos os fundos e incide sobre o patrimônio mantido pelo investidor. Ela é divulgada como um percentual anual, mas a cobrança é feita diariamente, de maneira proporcional;
  • taxa de performance: normalmente, é direcionada ao administrador do fundo como forma de bonificação pelo bom desempenho do trabalho. Ou seja, essa remuneração é baseada nos resultados, se o gestor entregar uma rentabilidade superior à de um índice de referência;
  • taxa de saída: é cobrada apenas caso o investidor queira o dinheiro investido antes do prazo definido para aquele ativo. Entretanto, essa cobrança somente vale quando há um tempo mínimo pré-determinado.

Antes de escolher em qual fundo multimercado você irá aplicar, é fundamental conhecer os valores das taxas cobradas para que não tenha nenhuma surpresa no final. Afinal, como falamos, isso pode ter um impacto no seu rendimento.

Fundos multimercado valem a pena?

Agora que você sabe o que é fundo multimercado, fica aquela dúvida: mas esse investimento vale a pena? Como qualquer outro, devemos considerar as vantagens e riscos.

Entre os principais benefícios, o primeiro deles é de ter uma gestão profissional do seu capital. Imagina não precisar mais se preocupar sobre “onde investir” ou “como construir uma boa carteira para meus investimentos”? 

Ao entender como funciona o multimercado essas questões são minimizadas, já que você conta com um gestor especializado para cuidar desses pontos e encontrar os melhores ativos, com aportes de diferentes naturezas.

Além disso, outra vantagem é a flexibilidade dos fundos de investimento multimercados, já que não precisam se ater a uma única estratégia, possibilitando que o gestor mude de aplicação caso perceba que ela não está funcionando.

Por outro lado, tudo isso tem um custo, como já mencionamos. Afinal, além da taxa de administração, há outras taxas que não são fixas, mas que podem vir a ser cobradas. 

No final, responder a pergunta se fundo multimercado vale a pena é uma questão pessoal. Isso pode variar de acordo com o seu perfil de investidor, seus objetivos e até mesmo quão disposto você está para lidar diretamente com os ativos ou prefere deixar nas mãos de um especialista.

Ainda assim, não podemos deixar de ressaltar a importância de diversificar sua carteira de investimento. Essa é uma das principais maneiras de proteger os seus ativos.

Afinal, mesmo que você arrisque uma parte do seu patrimônio em uma aplicação e acabe perdendo, ainda conta com outros ativos que podem suprir essa perda, sem trazer maiores complicações financeiras.

Ou seja, se o seu capital está bem distribuído em diferentes investimentos, há uma maior possibilidade de adquirir mais lucros do que prejuízos. Essa é uma dica de ouro para qualquer pessoa que busca construir um patrimônio estável e positivo. 

Se você quer saber mais sobre como fazer investimentos vantajosos para você, aqui na Xpeed temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos ainda mais.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

 

Continue Aprendendo

spot_img