O que é HTML, para que serve e sua importância

O HTML é a base da web. Por isso, quem deseja se tornar uma programador precisa dominar essa linguagem e dominar os seus códigos de funcionamento.

Qualquer pessoa que tem familiaridade com a internet e tecnologia já ouviu ou leu o termo HTML. No entanto, muitos sequer fazem ideia o que é o HTML e qual a sua importância para o nosso dia a dia no que diz respeito ao mundo digital. 

Se você quer entrar no mundo da programação, é sua obrigação dominar a linguagem base da internet. Mas não se preocupe, pois não é preciso conhecimento prévio de ferramentas avançadas para iniciar os seus estudos no HMTL. 

Caso o HTML seja uma novidade para você, ou você apenas está aqui para expandir o seu conhecimento: seja bem-vindo! 

Topa aprender muito? Vamos lá!

O que é HTML?

Antes de tudo, vamos destrinchar essa sigla: HTML significa, em inglês, Hyper Text Markup Language. Já em português é Linguagem de Marcação de Hipertexto. 

É a base da web, como já comentado. Mas por quê? 

Mais simples do que parece: ele concede a possibilidade do estabelecimento da estrutura básica de um website. 

Em suma, o HTML auxilia no desenvolvimento web, organizando as páginas e dando significado às mesmas. Assim, o usuário consegue ter acesso a imagens, textos e diversos elementos que, sem o HTML, não seriam carregados.

É importantíssimo ressaltar que, embora seja confundido por diversas pessoas, o HTML não é uma linguagem de programação, visto que, ele não está ali para auxiliar na criação de um software. 

Na realidade, o HTML é uma linguagem de marcação, ou seja, ele designa como a aplicação irá aparecer, onde os seus elementos estarão inseridos e assim sucessivamente, como o JavaScript

Para que serve a linguagem HTML?

A sua importância para a Era Digital é incomensurável. Sem o HTML, por exemplo, você não estaria lendo este artigo, nem muito menos acessando outros sites. 

É com essa tecnologia que sites são criados e os seus conteúdos são hospedados, ou seja, para que nós, da Redação, tenhamos a possibilidade de inserir uma imagem para você neste artigo, o HTML se fez presente, por meio dos hipertextos. 

Os hipertextos são, basicamente, um grupo de vários elementos, que podem ir de palavras até vídeos. A sua singularidade é que eles formam uma rede de dados quando conectados, auxiliando na comunicação e compartilhamento de informações.

Interessante, não é? 

Vamos te dar um exemplo ainda mais claro da importância do HTML no seu dia a dia: pare, por um minuto, e observe este Blog.

Perceba que você consegue visualizar diversas formatações de informações aqui: umas fontes maiores que outras, essa aqui em negrito, essa em itálico, parágrafos, imagens e entre outros. Essa formatação é feita por meio do nosso amado HTML. 

E não para por aí: o HTML serve como desenvolvedor de documentos para a internet, como já sabemos, mas ele também fornece informações para navegadores, mecanismos de busca e usuários. 

Como surgiu essa linguagem de marcação?

Você sabia que a Rede Mundial de Computadores que conhecemos hoje, a WWW (World Wide Web) foi criada pela mesma pessoa que criou o HTML? 

Pois é! Tem pessoas que realmente nasceram com uma inteligência de tirar o fôlego! Esse é o caso do físico britânico Tim Berners-Lee. 

No início da década de 80, Lee iniciou um projeto chamado ENQUIRE, no qual era pautado na Marcação de HiperTexto. Já no fim da década, Tim juntou-se a Robert Cailliau e implementaram, através do protocolo HTTP, a primeira comunicação entre usuário e servidor. Foi assim que a nossa amada internet começou a ganhar o mundo. 

O problema era que Lee, naquele momento, desejava criar uma solução para facilitar a comunicação entre pesquisadores. Então o HTML tornou-se a resposta às suas preces. No entanto, o HTML da época não é igual ao de hoje. Ele passou por um grande processo de evolução! 

Evolução do HTML

Para que o HTML existisse como ele existe hoje, 5 versões precisaram ser criadas. 

1. Versão 2.0 de 1995

Mesmo com os estudos e protótipos de criação do HTML sendo criados desde o início da década de 90, apenas em 1995 foi que a tecnologia tomou o mundo, sendo apresentada na primeira conferência mundial, a World Wide Web Conference.

2. Versão 3.2 de 1997

Nessa versão foram trazidas diferentes e novas funcionalidades, além de corrigir problemas presentes na versão anterior e apresentar tabelas e textos flutuantes. 

Imagina o quão deve ter sido incrível para os entusiastas da tecnologia da época! 

3. Versão 4.0.1 de 1999

Já na versão 4.0.1 três grandes implementações foram trazidas: o Script, com foco na proibição da utilização de elementos obsoletos da linguagem; a Transitional sendo o contrário do Script e a Frameset que foi direcionada para sites que usavam frames.

Alguns programadores ainda usam o HTML4 até hoje!

Entender o que é HTML vai permitir programar páginas web
A evolução do HTML possibilitou a criação de páginas muito mais dinâmicas.

4. XHTML 1.0 de 2000

Logo após o lançamento da versão 4.0.1, a XHTML 1.0 foi lançada. Ela, nada mais era que uma versão que combinava vantagens do HTML com o XML.

5. Versão 5 de 2014

Parece ontem, mas 2014 foi há 8 anos! 

Essa versão foi criada para aperfeiçoar a experiência dos usuários na web. Além disso, a versão 5 vive em constante atualizações para melhor atender aqueles que a usam.

Tal versão veio com a aplicação de tags HTML, o que possibilitou trabalhar com a forma semântica da linguagem. 

Assim, grandes avanços em SEO — Search Engine Optimization — e em leitura foram alcançados!

Como funciona o HTML?

A linguagem de marcação usa códigos HTML na criação das suas páginas. 

Esses códigos são responsáveis por definir espaçamento, cor, tamanho da letra e tantos outros aspectos de um site. 

Separamos 5 códigos extremamente importantes e populares para você conhecer, são eles: 

1. HTML

É óbvio que esse seria o primeiro código a ser apresentado, já que precisa estar presente em todos os outros para que os navegadores consigam interpretá-los da maneira certa. 

2. Título 

Conhecido por <tittle> é a tag que representa o título do site. 

3. Cabeçalho 

Essa tag é representada por <head> e contém informações sobre o funcionamento da página. É importante ressaltar que é um código que os usuários não veem. 

4. Corpo

Já falamos de título e de cabeçalho, uma hora o corpo do texto chegaria, não é mesmo? 

Representada pela tag <body> é usada em todo site e auxilia na adição de todos os tipos de conteúdo que você deseja acrescentar na sua página. 

5. Títulos e legendas

As tags <H1>, <H2>, <H3> e afins são responsáveis pela adição de títulos e subtítulos ao site. 

E ainda tem muito mais! Inclusive alguns códigos que se relacionam com CSS e JavaScript! 

Como o HTML, CSS e JavaScript se relacionam?

A santíssima trindade da programação em front-end é formada pelo HTML, CSS e JavaScript. 

Juntas elas se completam e fazem com que nós, usuários, tenhamos a melhor experiência possível enquanto estamos acessando a internet.

Em suma, o HTML é a base da programação, o CSS dá vida aos códigos, dando cor e estilo e, por fim, o JavaScript dá movimento e ação, fazendo com que tenhamos respostas imediatas ali mesmo na página. 

Quando falamos de códigos em HTML que se relacionam com CSS e JavaScript, encontramos os seguintes: 

  • Script: representado pela tag <script> ele permite que sejam adicionados códigos em JS, o que facilita a presença de conteúdos interativos no site;
  • Estilo: ou <style>, define, basicamente, a formatação em CSS. 

Ficou claro? 

<Lei também: Como suar o Javascript: aprenda os primeiros detalhes/>

Quando é recomendado utilizar o HTML?

Se você quer criar uma página na web e estruturar o seu conteúdo, o HTML se faz necessário, já que ele é a base da programação, inclusive, o desenvolvedor front-end está em alta no mercado de trabalho. 

Onde o HTML é utilizado?

De maneira geral, o HTML tem 4 aplicações. São elas: 

  1. Hospedagem e acesso: o HTML auxilia na hospedagem das páginas nos servidores permitindo, assim, que os usuários consigam acessá-las;
  2. Mecanismos de busca: quando pesquisamos um termo na internet e encontramos uma certa palavra como título, ela está sendo representada dessa forma porque o HTML a marcou assim; 
  3. SEO: para a otimização para mecanismos de busca ser um sucesso, o HTML se faz presente, já que é ele que informa os mecanismos de busca a estrutura da página; 
  4. Semântica: nesse quesito, o HTML aplica significado específico a cada componente do site. 

Vantagens e desvantagens do HTML

Tudo tem o seu lado bom e ruim. Chegou a hora de conhecer os dois lados do HTML! 

Vantagens

  • Fácil de aprender;
  • Grátis; 
  • Tem código aberto;
  • Se integra facilmente com linguagens de back-end;
  • Funciona em todos os navegadores;
  • Amplamente difundida e dispõe de diversos recursos. 

Desvantagens

  • Alguns navegadores demoram para adotar recursos novos;
  • Alguns navegadores mais antigos por vezes não renderizam novas tags;
  • Todas as páginas precisam ser criadas separadamente; 
  • Não é facilmente utilizado em funcionalidades dinâmicas, para isso você provavelmente precisará usar JS, por exemplo. 

Por que aprender esta linguagem de marcação?

Essa página que você está acessando agora é um documento HTML. Ele é a base para a maioria das páginas da web que você visita todos os dias! 

Essa popularidade e presença forte já é o suficiente para que você compreenda, no mínimo, os conceitos básicos. 

Se você quer se tornar um programador, mergulhar nesse universo vai te ajudar a conquistar grandes projetos. Além disso, o HTML promete dar frutos a longo prazo também, visto que a linguagem continua sendo aperfeiçoada. 

Caso você não queira ser programador, mas sim um empreendedor, conhecer os conceitos do HTML será essencial para colocar o seu negócio à frente da concorrência. 

Pense nisso!

Como aprender o HTML?

Um dos primeiros passos para quem quer aprender HTML é aprender o significado e aplicação das tags utilizadas. 

Você pode fazer isso tanto lendo artigos na internet, vendo vídeos. Contudo, se deseja se tornar um desenvolvedor qualificado e pronto para o mercado de trabalho, vale buscar por cursos que tragam um conhecimento amplo, como os bootcamps ou até mesmo uma graduação na área de Tecnologia da Informação. 

É aí que entra a nossa dica valiosa: assinando o Multi+, você pode ter acesso aos diversos bootcamps na área de desenvolvimento web e aprender não só o HTML como também outras linguagens de programação. A hora é agora e a oportunidade está a um toque de distância.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img