O que é Jailbreak: como funciona e quais os riscos?

Para aqueles que buscam liberdade incondicional no que diz respeito a download de Apps no iPhone, o Jailbreak parece ser uma boa opção, mas é preciso tomar cuidado.

Se você tem iPhone ou é um fã da Apple, certamente já ouviu falar no Jailbreak. 

É super comum encontrar pessoas que acreditam que o Jailbreak é a mesma coisa de um desbloqueio de celular. No entanto, não é. 

O Jailbreak é uma alteração mais profunda, enquanto o desbloqueio de operadora é mais simples. 

Quer entender mais sobre esse termo? Siga a leitura!

O que é Jailbreak?

Advindo da junção das palavras “jail”, prisão, em português e “break” que significa quebrar na nossa língua, o Jailbreak funciona como uma maneira de libertar usuários que se sentem presos às configurações dos celulares. 

Ele é facilmente associado com o iPhone, que é considerado o celular mais bloqueado do mercado e nada mais é que uma alteração no sistema do dispositivo móvel que ajuda o usuário a entrar no cerne do equipamento, tendo, assim, acesso a todos os arquivos do sistema iOS. 

Em suma, ele serve para que os usuários de iOS possam baixar todo tipo de aplicativo livremente, sem depender da App Store.

Ademais, é bem comum vê-lo sendo associado ao cracking e rooting. O primeiro atua como se fosse uma quebra em relação ao software, enquanto o rooting funciona como a versão do Jailbreak para Android.

Ficou pensando em fazer um Jailbreak? Calma aí! 

Precisamos ressaltar que o Jailbreak desabilita vários recursos de segurança do iOS. Em outras palavras, ao fazer esse desbloqueio, os seus dados podem ser expostos para hackers. 

Imagina ter todas as suas informações, senhas de redes sociais e até mesmo de bancos sendo espalhadas mundo afora?  

Como ele surgiu?

O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e muitos dos seus novos usuários viram-se frustrados, já que não podiam ter diferentes aplicativos daqueles que vinham instalados no smartphone.

Foi aí que George Hotz teve a ideia de desbloquear o iPhone e o fez. Assim, diversos grupos de hackers passaram a estudar e explorar as falhas do iOS, assim eles conseguiriam saber como burlar o sistema, criarem o Jailbreak e serem livres para instalar os aplicativos desejados.

Diferentes aparelhos da Apple podem sofrer com o Jailbreak
É preciso considerar os riscos de realizar o Jailbreak nos aparelhos da Apple.

Várias ferramentas para Jailbreak foram criadas ao longo dos anos, as mais famosas são a Redsn0w, a Blackra1n e a PwnageTools.

Para que serve o Jailbreak?

Ele viabiliza a pirataria por meio da Cydia, que é a vitrine eletrônica mais popular para smartphones desbloqueados, permitindo que os usuários façam o download de aplicativos não autorizados pela Apple. 

Para muitos daqueles que desejam aplicativos específicos não disponíveis para iOS, o Jailbreak parece ser uma solução.

Como funciona o Jailbreak?

O seu funcionamento se dá através de um código. Esse código, por sua vez, é normalmente disponibilizado de forma gratuita em comunidades de hackeamento. 

Ademais, a maioria desses códigos vem, inclusive, com instruções de como fazer o seu desbloqueio, quais ferramentas usar e assim sucessivamente. 

Dois termos são facilmente associados ao Jailbreak e são importantes de serem mencionados quando falamos sobre o funcionamento da ação. São eles: 

  • Jailbreak tethered: é vinculado, ou seja, solicita que o dispositivo iOS esteja conectado ao computador quando ativado e, caso isso não aconteça, o smartphone não é desbloqueado;
  • Jailbreak untethered: desvinculado, não requer computador.

Esse tipo de desbloqueio é ilegal nos aparelhos da Apple?

A Apple nunca processou nenhum desbloqueador Jailbreak. No entanto, a empresa é publicamente contrária a esse tipo de ação. 

Inclusive, a empresa tem se mostrado rápida ao identificar as lacunas e erros do iOS que permitem a ação dos hackers e solucioná-las, dificultando o desbloqueio dos seus dispositivos.

É importante citar, também, que esse desbloqueio de aparelhos não é ilegal nos Estados Unidos desde 2010. Ele é protegido pela Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital, que abrange questões de direitos autorais digitais.

Fazer um Jailbreak é seguro?

Seremos realistas: a resposta é não. Smartphones com Jailbreak são mais suscetíveis para ataques cibernéticos do que smartphones padrão. 

Além disso, segundo o site Avast, os hackers vão especificamente à procura de iPhones com Jailbreak para promover esquemas de fraude de cliques, já que é mais fácil conseguir informações de celulares desbloqueados. 

A própria Apple cita que o uso de Jailbreak é uma violação dos seus termos e condições de uso, além de alertar os seus clientes do perigo da sua implementação.

Se você está pensando em fazer um Jailbreak, precisa ponderar: os riscos que vou correr são menores que os benefícios que vou ter? 

Mas precisamos afirmar: para a maioria das pessoas, o Jailbreak pode ser tentador, mas não vale a pena. É preciso focarmos na cibersegurança

É possível revertê-lo?

Sim! E existem duas maneiras de reversão:

  1. iTunes: entre no aplicativo e dê um “reset” do aparelho, assim ele volta para as configurações de fábrica;
  2. Apple: a própria empresa, por ser contra o Jailbreak, corrige falhas encontradas pelos hackers e as envia por meio das atualizações. Portanto, em alguns casos, manter as atualizações em dia pode revertê-lo.

Quais os riscos do Jailbreak?

Os principais são, como citado acima:

  • Vulnerabilidades de segurança: hackers podem ter acesso às suas informações pessoais;
  • Problemas de estabilidade;
  • Possíveis falhas e travamentos;
  • Menor duração da bateria.

Vale a pena utilizar esse desbloqueio?

Isso é com você. Tudo que tem o seu lado positivo, tem o seu lado negativo. 

Vantagens do Jailbreak

Agora, iremos conhecer as suas vantagens de desbloquear o seu aparelho. 

1. Controle sobre o dispositivo

Com o esse desbloqueio você é livre para fazer o download de todo e qualquer aplicativo que desejar, sem precisar da mediação da App Store.

Além de poder conectar iPhone, iPad e PC com uma maior facilidade, já que o jailbreak desbloqueia as comunicações com outros dispositivos.

2. Personalização do dispositivo

Com o Jailbreak você pode deixar o seu iPhone do seu jeito. Personalizar ícones e a aparência do smartphone é uma das funções mais populares permitidas com o desbloqueio.

Desvantagens do Jailbreak

Nem tudo que é bom é 100% bom. Veja 3 desvantagens do seu uso.

1. Riscos à segurança

Violações de dados podem acontecer facilmente em aparelhos que passaram pelo desbloqueio. Além disso, hackers podem entrar na sua rede, causarem problemas de segurança da nuvem e introduzirem malware, spyware ou vírus.

2. Não dá para confiar

A voz e os dados em smartphones que passaram pelo desbloqueio não são confiáveis: ele pode  acarretar chamadas ignoradas, conexões de dados lentas ou não confiáveis, atraso e imprecisão nos dados de localização.

3. Exposição à pirataria

O Jailbreak nada mais é que pirataria. Embora o brasileiro adore colocar o “jeitinho” nas coisas que faz, introduzi-lo é ter um acesso maior a conteúdo e atividades ilegais. 

Se você curtiu conhecer mais sobre Jailbreak, pensa em trabalhar contra ações de pirataria como essa e quer aprender mais sobre Cibersegurança, o seu lugar é na Graduação de Tecnologia em Defesa Cibernética

Seja um profissional cobiçado pelo mercado de segurança tecnológica! 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img