Você é do mundo dos negócios e precisa aprender sobre o que é Markup? Está no lugar certo!
O termo refere-se ao valor adicionado ao preço de custo de um produto ou serviço ofertado. O valor acrescentado é chamado de markup. Ele é adicionado ao preço de custo geralmente igual ao preço de varejo.
Por que ele é tão importante e benéfico? É uma maneira de aumentar o lucro das empresas, pois eleva o preço do produto sem a necessidade de aumentar os custos de produção. Isso torna possível para as empresas maximizarem seus lucros, o que é ótimo para os acionistas e para os funcionários.
Entenda mais sobre o assunto ao longo do conteúdo: o que é markup, diferenças com outros termos, importância, componentes e como calculá-lo. Boa leitura!
O que é markup?
O Markup é um índice usado para a elaboração do preço da venda de um serviço ou produto. Mas não é algo intuitivo, digamos. Isso porque é necessário constar no “valor” os custos com a produção, mão de obra, fornecedores, armazenamento e demais componentes.
O indicador ainda detalha a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo do produto/serviço. Ou seja, o markup indica qual é o lucro total ou lucro bruto obtido em relação a uma venda, por exemplo.
Tal ponto é essencial, pois designa o lucro de uma empresa. O custo precisa ser somado ao valor correspondente à margem de lucro compondo o valor total do produto.
Qual a diferença entre markup e margem?
O markup é muitas vezes confundido com margem, mas os dois são de fato diferentes. Ambos envolvem o custo dos produtos vendidos e a diferença entre o preço de compra do vendedor e o preço de venda. Logo, o markup e a margem estão inter-relacionadas.
Margem
O valor da margem refere-se ao valor total das vendas menos o custo das mercadorias vendidas.
Markup
O markup refere-se ao valor adicionado ao preço de compra original para obter lucro.
Por que o markup é importante na precificação de produtos?
O ato de precificar um produto com um markup correto é importante para vários motivos. O primeiro é que o preço do produto afeta diretamente a demanda.
Se o preço for muito alto, a demanda tende a diminuir. Agora, se o preço for muito baixo, a demanda tende a aumentar. Se os preços não forem precificados corretamente, isso pode levar a problemas de falta ou excesso de demanda.
Além da demanda, o preço também afeta a rentabilidade. Precificar corretamente um produto permite que uma empresa amplie sua receita e seus lucros. Se o preço for muito baixo, a empresa não terá lucro suficiente para cobrir seus custos. Se o preço for muito alto, a empresa pode perder clientes para a concorrência.
Conheça abaixo alguns aspectos importantes sobre o assunto.
Facilita o posicionamento das marcas no mercado
A estratégia aqui é entregar produtos ou serviços que tenham muito valor agregado, com isso levando marcas para posições destacadas nas suas áreas.
Permite que as empresas tenham equilíbrio
A precificação, ou seja, a formação de preços considerando os custos operacionais de forma correta, determina ao gestor sobre o equilíbrio entre despesas fixas e não fixas e demais indicadores.
Influência na decisão de compra do consumidor
O preço final deve ser o adequado conforme o produto ou serviço oferecido. Tudo pela satisfação do consumidor. Itens baratos podem sair caros e clientes já desconfiam da qualidade. Pessoas tendem a pagar mais quando há valor agregado.
Impacta no volume de vendas
Os clientes sabem e ficam atentos às mudanças de valores. Você como empresário deve assumir, infelizmente, o compromisso de repassar ao cliente final os reajustes de custos em cima do produto.
O markup pode ser usado por qualquer empresa?
Sim, mas o valor do índice irá variar. Isso porque depende muito do segmento de atuação, público-alvo, produto ou serviço e enfim. Além de envolver despesas fixas e variáveis.
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Existe um markup ideal?
Como dito anteriormente, a porcentagem de markup varia conforme o setor. Em alguns setores, o aumento é de uma pequena porcentagem (5% a 10%) do custo total do produto ou serviço, enquanto outros setores conseguem marcar seus produtos ou serviços por um valor extraordinariamente alto.
Portanto, não há porcentagem de markup “padrão” que se aplique a todos os produtos, embora possa haver uma média para um determinado setor.
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Principais componentes do markup
Os componentes são:
- Despesas fixas;
- Despesas variáveis;
- Margem de lucro;
- Impostos;
- Comissões.
Veja abaixo as diferenças entre despesas fixas e variáveis.
Despesas fixas
Despesas fixas são despesas que não variam com o nível de atividade da empresa. Elas incluem aluguéis, salários, serviços públicos e outros custos que não estão diretamente relacionados à produção ou venda de produtos, ou serviços.
Despesas variáveis
Despesas variáveis são aquelas que mudam com o nível de atividade da empresa. São os custos que aumentam ou diminuem conforme a demanda por produtos ou serviços da empresa. A maioria das despesas variáveis é composta por custos de materiais e mão de obra. Também podem ser comissões e impostos.
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Como calcular o markup?
É calculado dividindo-se o markup percentual pelo preço de custo do produto e, em seguida, multiplicando-se o resultado por 100.
Primeiramente, você deve identificar o percentual de despesas variáveis atribuído a cada unidade do produto ou do serviço. Depois, deve ser observado o percentual que representa as despesas fixas do período para cada unidade do produto ou serviço.
Depois, você deve definir a porcentagem de lucro pretendido para cada unidade de produto ou serviço.
Cálculo na prática
Vamos entender com um exemplo.
Paulo André é proprietário de uma empresa especializada na fabricação de computadores e impressoras de escritório.
Recentemente, ele recebeu um grande pedido de uma empresa que será aberta na região para 30 computadores e 5 impressoras. Além disso, a empresa encarregou-o de instalar software em cada um dos computadores para que os funcionários utilizassem.
Observação: todos os valores abaixo são fictícios e não representam o valor real de mercado dos produtos e serviços.
O custo por computador é de R$ 500 e o custo por impressora é de R$ 100. O custo de instalação do software para ser executado em todos os computadores é de R$ 2.000. Se Paulo André quiser obter um lucro de 20% pelo pedido, qual seria o preço que ele precisaria cobrar? Vamos às contas!
Passo 1: calcule o custo total do pedido (computadores + impressoras + instalação de software). R$ 500 x 30 + R$ 100 x 5 + R$ 2.000 = R$ 17.500 (custo total).
Passo 2: Determine o preço de venda usando a porcentagem desejada. Aqui vamos utilizar de 20%.
Depois, faça a divisão de R$ 17.500 por 100%, posteriormente multiplicado pelo percentual que quer. Aqui é 20%. O resultado é R$ 3.500.
Agora junte ao valor do custo do pedido: R$ 3.500 + R$ 17.500. O preço de venda deve ser de R$ 21.000
Portanto, para Paulo André atingir a porcentagem de markup desejada de 20%, ele precisaria cobrar da empresa R$ 21.000.
Benefícios de usar o markup
Por que o markup é importante para você e seus negócios? O índice ajuda a aumentar o lucro por unidade vendida. Isso é possível porque ele permite que uma empresa cubra seus custos operacionais e ainda obtenha um lucro.
Sem markup, muitas empresas não conseguiriam sobreviver. Essa é a verdade!
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