Markup: o que é, importância em um negócio e como calcular

O markup indica qual é o lucro total ou lucro bruto obtido em relação a uma venda. Entenda aqui tudo sobre o assunto

Você é do mundo dos negócios e precisa aprender sobre o que é Markup? Está no lugar certo!

O termo refere-se ao valor adicionado ao preço de custo de um produto ou serviço ofertado. O valor acrescentado é chamado de markup. Ele é adicionado ao preço de custo geralmente igual ao preço de varejo.

Por que ele é tão importante e benéfico? É uma maneira de aumentar o lucro das empresas, pois eleva o preço do produto sem a necessidade de aumentar os custos de produção. Isso torna possível para as empresas maximizarem seus lucros, o que é ótimo para os acionistas e para os funcionários.

Entenda mais sobre o assunto ao longo do conteúdo: o que é markup, diferenças com outros termos, importância, componentes e como calculá-lo. Boa leitura!

O que é markup?

O Markup é um índice usado para a elaboração do preço da venda de um serviço ou produto. Mas não é algo intuitivo, digamos. Isso porque é necessário constar no “valor” os custos com a produção, mão de obra, fornecedores, armazenamento e demais componentes.

O indicador ainda detalha a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo do produto/serviço. Ou seja, o markup indica qual é o lucro total ou lucro bruto obtido em relação a uma venda, por exemplo.

Tal ponto é essencial, pois designa o lucro de uma empresa. O custo precisa ser somado ao valor correspondente à margem de lucro compondo o valor total do produto.

Qual a diferença entre markup e margem?

O markup é muitas vezes confundido com margem, mas os dois são de fato diferentes. Ambos envolvem o custo dos produtos vendidos e a diferença entre o preço de compra do vendedor e o preço de venda. Logo, o markup e a margem estão inter-relacionadas.

Margem

O valor da margem refere-se ao valor total das vendas menos o custo das mercadorias vendidas.

Markup

O markup refere-se ao valor adicionado ao preço de compra original para obter lucro. 

Por que o markup é importante na precificação de produtos?

O ato de precificar um produto com um markup correto é importante para vários motivos. O primeiro é que o preço do produto afeta diretamente a demanda.

Se o preço for muito alto, a demanda tende a diminuir. Agora, se o preço for muito baixo, a demanda tende a aumentar. Se os preços não forem precificados corretamente, isso pode levar a problemas de falta ou excesso de demanda.

Além da demanda, o preço também afeta a rentabilidade. Precificar corretamente um produto permite que uma empresa amplie sua receita e seus lucros. Se o preço for muito baixo, a empresa não terá lucro suficiente para cobrir seus custos. Se o preço for muito alto, a empresa pode perder clientes para a concorrência.

Conheça abaixo alguns aspectos importantes sobre o assunto.

Facilita o posicionamento das marcas no mercado

A estratégia aqui é entregar produtos ou serviços que tenham muito valor agregado, com isso levando marcas para posições destacadas nas suas áreas.

 Permite que as empresas tenham equilíbrio

A precificação, ou seja, a formação de preços considerando os custos operacionais de forma correta, determina ao gestor sobre o equilíbrio entre despesas fixas e não fixas e demais indicadores.

Influência na decisão de compra do consumidor

O preço final deve ser o adequado conforme o produto ou serviço oferecido. Tudo pela satisfação do consumidor. Itens baratos podem sair caros e clientes já desconfiam da qualidade. Pessoas tendem a pagar mais quando há valor agregado.

Impacta no volume de vendas

Os clientes sabem e ficam atentos às mudanças de valores. Você como empresário deve assumir, infelizmente, o compromisso de repassar ao cliente final os reajustes de custos em cima do produto.

O markup pode ser usado por qualquer empresa?

Sim, mas o valor do índice irá variar. Isso porque depende muito do segmento de atuação, público-alvo, produto ou serviço e enfim. Além de envolver despesas fixas e variáveis.

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Existe um markup ideal?

Como dito anteriormente, a porcentagem de markup varia conforme o setor. Em alguns setores, o aumento é de uma pequena porcentagem (5% a 10%) do custo total do produto ou serviço, enquanto outros setores conseguem marcar seus produtos ou serviços por um valor extraordinariamente alto.

Portanto, não há porcentagem de markup “padrão” que se aplique a todos os produtos, embora possa haver uma média para um determinado setor. 

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Principais componentes do markup

Os componentes são:

  • Despesas fixas;
  • Despesas variáveis;
  • Margem de lucro;
  • Impostos;
  • Comissões.

Veja abaixo as diferenças entre despesas fixas e variáveis.

Despesas fixas

Despesas fixas são despesas que não variam com o nível de atividade da empresa. Elas incluem aluguéis, salários, serviços públicos e outros custos que não estão diretamente relacionados à produção ou venda de produtos, ou serviços.

Despesas variáveis

Despesas variáveis são aquelas que mudam com o nível de atividade da empresa. São os custos que aumentam ou diminuem conforme a demanda por produtos ou serviços da empresa. A maioria das despesas variáveis é composta por custos de materiais e mão de obra. Também podem ser comissões e impostos.

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Entenda Como calcular o markup.

Como calcular o markup?

É calculado dividindo-se o markup percentual pelo preço de custo do produto e, em seguida, multiplicando-se o resultado por 100.

Primeiramente, você deve identificar o percentual de despesas variáveis atribuído a cada unidade do produto ou do serviço. Depois, deve ser observado o percentual que representa as despesas fixas do período para cada unidade do produto ou serviço.

Depois, você deve definir a porcentagem de lucro pretendido para cada unidade de produto ou serviço.

Cálculo na prática

Vamos entender com um exemplo.

Paulo André é proprietário de uma empresa especializada na fabricação de computadores e impressoras de escritório.

Recentemente, ele recebeu um grande pedido de uma empresa que será aberta na região para 30 computadores e 5 impressoras. Além disso, a empresa encarregou-o de instalar software em cada um dos computadores para que os funcionários utilizassem.

Observação: todos os valores abaixo são fictícios e não representam o valor real de mercado dos produtos e serviços.

O custo por computador é de R$ 500 e o custo por impressora é de R$ 100. O custo de instalação do software para ser executado em todos os computadores é de R$ 2.000. Se Paulo André quiser obter um lucro de 20% pelo pedido, qual seria o preço que ele precisaria cobrar? Vamos às contas!

Passo 1: calcule o custo total do pedido (computadores + impressoras + instalação de software). R$ 500 x 30 + R$ 100 x 5 + R$ 2.000 = R$ 17.500 (custo total).

Passo 2: Determine o preço de venda usando a porcentagem desejada. Aqui vamos utilizar de 20%. 

Depois, faça a divisão de R$ 17.500 por 100%, posteriormente multiplicado pelo percentual que quer. Aqui é 20%. O resultado é R$ 3.500.

Agora junte ao valor do custo do pedido: R$ 3.500 + R$ 17.500. O preço de venda deve ser de R$ 21.000

Portanto, para Paulo André atingir a porcentagem de markup desejada de 20%, ele precisaria cobrar da empresa R$ 21.000.

Benefícios de usar o markup

Por que o markup é importante para você e seus negócios? O índice ajuda a aumentar o lucro por unidade vendida. Isso é possível porque ele permite que uma empresa cubra seus custos operacionais e ainda obtenha um lucro.

Sem markup, muitas empresas não conseguiriam sobreviver. Essa é a verdade!

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