Quem decide fazer um bom investimento precisa saber o que é pregão e como funciona esse termo importante para o início, meio e abertura de uma operação.
Muitos confundem essa expressão com leilão. Porém, já avisamos que essas palavras não são sinônimas. Isso porque o pregão é uma modalidade de compra de bens e serviços comuns, já o leilão se refere à venda de bens móveis sem serviço e produtos apreendidos ou penhorados.
Entendeu a diferença?
Agora para saber como funciona o pregão, vamos explicar o passo a passo e como ele é fundamental na bolsa de valores do Brasil, a B3.
Afinal, o que é pregão?
O pregão é um modelo de licitação instituído pela Lei Federal 10520/02 e exclusivo para aquisição ou contratação de bens e serviços comuns. Ele acontece por meio de propostas e lances em sessão pública. Além da modalidade presencial, também é comum o pregão eletrônico, que explicaremos em breve.
Voltando ao pregão tradicional, ele é feito com a maior transparência e clareza, evitando que as negociações passem por fraudes ou erros. Aberto ao público, os interessados acompanham todo o curso, valores, disputas e vencedor a todo momento.
O que é pregão eletrônico?
O pregão eletrônico tem o mesmo funcionamento do que o pregão tradicional, a única diferença é que ele é realizado no meio digital, garantindo que qualquer pessoa com acesso à internet possa participar. Basta ter uma conta em uma corretora de investimento para poder comprar ou vender ativos negociados na bolsa de valores.
O formato é propício nos dias de hoje. Com os avanços tecnológicos e razões sociológicas como o distanciamento por conta do coronavírus, por exemplo, a modalidade tem sido bastante utilizada, tendo como vantagem a transparência e agilidade do modelo tradicional.
Uma curiosidade é que até 2005 a B3 também usava o pregão por comando de voz. Quer ter uma ideia? Basta lembrar dos clássicos filmes em que homens gritavam ao telefone em salas lotadas esperando pelas negociações.
Como funciona o pregão?
O pregão da B3 acontece de segunda a sexta, exceto em feriados, ressaltando que cada bolsa mundial tem seu próprio horário.
Ele começa com a abertura do envelope com uma proposta comercial. O primeiro passo é a avaliação desta proposta, que acontece em formato de lances em que os participantes podem diminuir o valor sugerido,
Após a classificação final será aberto o envelope de habilitação, sendo que este documento será visto apenas do licitante que ofertou o melhor preço. Vale enfatizar que qualquer valor pode ser ofertado.
Agora vamos entender as cinco etapas, explicando que horas abre/fecha o pregão. Aqui você vai perceber que cada processo tem um período definido. Acompanhe!
Cancelamento de ofertas
Às 9h30 começa o pregão, é quando são cancelados os papéis de compra e venda que sobraram do dia anterior, automaticamente são anulados. Essa etapa finaliza às 9h45 em ponto.
Pré-abertura do mercado
Após o cancelamento de ofertas, o sistema da B3 começa a identificar as ordens de compra e venda do dia. Esse processo ocorre entre 9h45 e 10h.
Vale frisar que nenhuma dessas ordens são encerradas até a abertura oficial do mercado, às 10h, embora já tenha sido definido o preço de abertura.
Negociação
Este é o momento de maior operação, é quando oficialmente começa o período de negociações na B3 para os investidores. Nesta etapa são feitas as compras e vendas das ações, com oscilações de preços representados por indicadores em cores verde e vermelho.
A maioria das negociações encerra às 16h55.
Call de fechamento
O call de fechamento é uma etapa que determina os preços de fechamento dos ativos que compõem o índice Bovespa. O horário de fechamento oscila entre 17h e 17h15, pois depende do mercado negociado.
After market
Os investidores têm mais uma chance de conseguir comprar ou vender os ativos. Este é o momento chamado de after market. No entanto, só são válidas as ações negociadas que fazem parte do índice Ibovespa e/ou do índice Brasil. Além disso, elas devem ter sido expostas no mesmo dia em período normal de negociação.
Outro ponto é em relação ao preço, o after market não pode variar acima de 2% em relação ao preço do fechamento do dia, como também existe o limite de operação de R$900 mil reais por CPF e pagamento somente à vista.
Neste “bônus” de negociações, o período de cancelamento começa às 17h25 para o mercado à vista e 17h15 para o fracionário. Já o período de negociação ocorre das 17h30 às 18h. Após isso, o pregão foi oficialmente finalizado.
Para ficar mais claro, vamos recapitular que horas abre/fecha o pregão:
- cancelamento de ofertas: 9h30 às 9h45:
- pré-abertura do mercado: 9h45 às 10h;
- negociação: 10h às 16h55;
- call de fechamento: 16h55 às 17h (ou 17h15, dependendo do mercado);
- after market: 17h15 às 18h.
Aprenda a investir na bolsa de valores
Agora que você já sabe o que é pregão e talvez ficou com vontade de entrar neste mundo cheio de adrenalina, mas com grandes possibilidades de aumentar sua rentabilidade, invista no curso Aprenda a Investir na Bolsa de Valores, da Xpeed School.
Neste curso você terá um passo a passo para começar a investir em ações do jeito, além de aprender quais são os agentes econômicos que impactam a economia. Vamos começar agora mesmo?
Como conhecimento é tudo, mostra para seus amigos como funciona o pregão. Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e inspire outras pessoas a entender o que se passa no mundo dos investimentos.