O que é servidor, como funciona e qual a sua importância?

Os principais detalhes desta técnica essencial em qualquer operação organizacional com tecnologia

Dentro da área de programação existem diversos termos técnicos e funções que precisam de um conhecimento profundo para atuar da melhor maneira e com resultados eficazes. Um deles é o servidor

A maioria das pessoas, até as de fora do mundo da tecnologia, já se depararam ou ouviram falar desse termo. Mas por que ele é tão frequente no cotidiano? O que ele faz e qual a sua importância?

Neste artigo você vai entender o que ele significa, para que serve e demais detalhes que fazem dessa técnica tão essencial e popular para atuação das marcas no mercado de trabalho. Continue a leitura e descubra!

O que é servidor?

É uma espécie de computador que engloba um ou mais processadores potentes. Seu objetivo é operar como qualquer outra máquina o processamento de dados, informações e demais soluções solicitadas por um usuário, e transferir esses resultados para diferentes computadores.

Dentro dele você encontra os bancos de memórias para armazenar as informações, todas as portas de comunicações, os softwares ou qualquer outra função e equipamento que executa uma ação no computador. 

Outra característica é que ele pode ser tanto físico quanto virtual, desde que estejam instalados. Assim, eles são capazes de executar aplicações e serviços dentro de uma rede LAN ou WAN.

Para que serve?

Primeiramente, sem um servidor nenhum trabalho com computador ou online funciona, pois ele está presente em cada tipo de dispositivo, seja ele desktop ou móvel.

Ele surgiu com a necessidade de computadores de rede para usos específicos, principalmente quando se fala de serviços de forma centralizada. Logo, ele atua como um único computador trazendo mais desempenho para execução de determinadas tarefas. 

Por exemplo, você trabalha numa empresa e precisa compartilhar informações e documentos entre todos os funcionários. A equipe de TI usa de um servidor próprio da empresa, ou adaptado, para que todos possam fazer as mesmas coisas como se fosse um único computador.

Como funciona?

Ele funciona através de conexões consolidadas e criadas pelo programadores, com algumas definições específicas para os usuários, seja por hibernação ou não. Tudo é realizado para ter o melhor desempenho de rede e desktop.

Assim, sua principal função é receber solicitações de máquinas clientes, pesquisar os dados necessários e devolver os resultados. 

Além disso, se for um servidor de banco de dados, ele gerencia os serviços de segurança de recuperação do sistema, bem como impõe as restrições especificadas, controla e gerencia todos os clientes que estão conectados a ele.

Alguns exemplos de uso de servidores podem ser para:

  • hospedagem de internet em computadores;
  • serviços de e-mail entre colaboradores;
  • armazenamento de arquivo local;
  • fornecimento de aplicações ERP para a organização;
  • serviço de bancos de dados de uma empresa;
  • sistemas de pagamentos;
  • aplicações de telefonia.

Tipos de servidores existentes

Fonte: Freepik

Dentro dessa gama de execução de servidores, existem diversas tipologias para se usar dentro de uma empresa

Confira abaixo as principais e suas funções:

Servidor de e-mail

O mais comum do mercado. É o responsável por hospedar e armazenar milhares de informações em forma de e-mails, fazendo com que nenhum e-mail consiga ser enviado ou recebido sem ele.

Servidor na nuvem

Tornou-se mais popular nos últimos anos, pois permite que diferentes tarefas possam ser executadas e armazenadas de forma remota, sem a necessidade de ter um servidor dentro da empresa que o utilizará.

É um avanço tecnológico significativo.

Servidor web

Esse está relacionado a hospedagem de sites, ou seja, uma pessoa solicita um serviço para hospedar seu site, evitando uma confecção própria ou infringimento de direitos autorais. 

Por exemplo, se você está lendo este artigo, seja em qual for o dispositivo, é devido um servidor web.

Servidor de banco de dados

Como o próprio nome já diz, é o que cuida dos bancos de dados para melhorar o desempenho do processamento e transferência entre redes.

Servidor proxy

São os responsáveis por aumentar a eficiência e a segurança dos acessos à internet por usuários comuns. Assim, eles funcionam como filtros que intermediam as requisições dos clientes e o recebimento dessas informações.

Funciona assim: se você faz uma requisição na web, o servidor proxy que a recebe se comunica com a internet e retorna para você com a informação que necessita.

Servidor de aplicativo

São aqueles que executam todos os aplicativos que você utiliza. Logo, esses servidores armazenam as informações e executam as requisições dos usuários, tornando possível que as aplicações desempenhem suas funções.

Servidor FTP

Normalmente são importantes porque permitem que arquivos sejam transferidos, através de download e upload, principalmente em ambientes cloud. Com ele o ambiente fica bem mais seguro, já que utiliza a conexão via protocolo de transferência (File Transfer Protocol).

Afinal, por que um servidor é importante?

Portanto, um servidor é uma técnica essencial para qualquer organização operar com tecnologia, seja para qual for o tipo de estratégia. 

Com tantas características e disposições, são muitas as vantagens desse serviço. Confira algumas:

  • Possui custos de licenciamento de software reduzidos;
  • Tem despesas com infraestrutura também reduzidas;
  • Aumenta a segurança interna;
  • Tem portabilidade e facilidade na migração de ambientes;
  • Possibilidade de centralização da manutenção e da administração de hardware;
  • Compatibilidade total com diferentes aplicações.

Logo, quem deseja ingressar no mercado de tecnologia como desenvolvedores web e programadores, um dos mais básicos conhecimentos necessários é sobre servidores e suas utilidades mais comuns.

Você quer desenvolver todas as suas habilidades em tecnologia e tornar-se um profissional completo? Confira nossa trilha de especialização em arquitetura de softwares e soluções. Por um preço acessível, você tem o essencial para construir uma carreira de sucesso.

Continue Aprendendo

spot_img