O que é stock picking? O bê-a-bá da estratégia de compra e venda de ações

Comprar barato e vender caro. Este é o sonho de muitos investidores da bolsa que, em busca dos caminhos para desmistificar a equação que resulta em mais lucro, tentam entender o que é stock picking. 

O stock picking, em linhas gerais, é caracterizado justamente pela ação de escolher ativos com preços baixos e vendê-los quando se valorizam. Pode parecer algo simples, mas dominar esta dinâmica prática exige alguns conhecimentos e muita dedicação. 

Para te ajudar a tirar a dúvida sobre o que é stock picking e te ajudar a entender como e por que investir (ou não) na estratégia, preparamos este artigo. 

Um pouco de contexto: entenda o mercado de ações em poucas linhas

Antes de falarmos sobre o que é stock picking, que tal um passo atrás para nos contextualizarmos sobre o mercado de ações? 

Como você viu neste artigo do blog da Xpeed (se não viu, aproveite para tirar o atraso!), o mercado de ações é, resumidamente, um espaço em que pessoas físicas e empresas negociam a compra e a venda de ações. — espaço este conhecido como bolsa de valores. 

Essas ações representam pequenas partes de empresas, e, adquirindo um destes ativos, você se torna um acionista da companhia. A partir daí, passa a ter direito sobre os resultados financeiros do negócio. 

>>> Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre ações — conceito, formas de investir e como começar

Na bolsa de valores, as negociações acontecem seguindo regras e orientações fiscalizadas pelo próprio ambiente. Isso auxilia na consolidação do mercado de ações como um ambiente seguro e confiável para os investidores.

A gestão do portfólio de investimentos de um acionista pode acontecer de diferentes formas, de acordo com o seu perfil de investidor

As duas maneiras mais comuns de gerenciamento de portfólio, entretanto, são chamadas de gestão ativa e passiva

Gestão passiva de portfólio

Na gestão passiva de portfólio, o investidor tende a acompanhar o benchmark do mercado. O que isso significa? Significa que ele se orienta pelos principais indicadores disponíveis, como o Índice Bovespa (Ibovespa), que possibilita o acompanhamento do desempenho dos principais ativos na B3, Bolsa de Valores do Brasil. 

Gestão ativa de portfólio

Na gestão ativa de portfólio, o investidor tem, como objetivo, ir além do benchmark do mercado. E como isso é possível? Com uma seleção atenta de ações com potencial de destaque ou em momento de desvalorização — o que representa uma oportunidade de compra. O stock picking, sobre o qual falaremos no próximo tópico, nada mais é do que uma estratégia de gestão ativa de portfólio.

O que é stock picking? 

Stock Picking é uma estratégia de investimentos pautada na escolha de ativos a preços baixos e focada em sua venda no momento de valorização. O investidor que atua de acordo com o stock picking tem, portanto, uma carteira de ativos dinâmica, em constante transformação. 

Para te ajudar a entender melhor a prática, que tal dissecarmos o significado de stock pickers? 

Stock é o nome em inglês dado para as ações da Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Pickers pode ser traduzido como “seletores”. Um stock picker é, basicamente, um seletor de ações. Alguém que escolhe minuciosamente as ações nas quais enxerga maior potencial de crescimento e valorização, superando o benchmark do mercado.  

Escolher ações baratas para vendê-las caro depois…será que é assim, tão simples? 

Como funciona a prática do stock picking? 

Na prática do stock picking, a meta do investidor é identificar ações de empresa que se enquadrem em duas principais características: 

  • a de uma empresa sólida, com grande potencial de valorização
  • baixo risco.

Para concluir que uma ação se enquadra nestes dois quesitos, o investidor precisa ser capaz de realizar uma análise apurada de diversos fatores. Este processo pode ter como base desde o feeling do investidor (baseado em sua experiência) até a realização de uma pesquisa mais objetiva, como as análises fundamentalista e técnica. 

A análise fundamentalista é bastante popular no mercado de ações, e auxilia na compreensão da situação financeira e das perspectivas de uma empresa, com o objetivo de avaliar diferentes alternativas de investimento. 

De forma geral, este tipo de análise considera três aspectos principais: macroeconomia (contexto econômico no qual a empresa está inserida), análise setorial (considerando as particularidades de cada segmento) e a análise dos dados financeiros do negócio. 

Já a análise técnica tem, como base, a análise de gráficos e dados das ações. A intenção dos analistas é identificar tendências na performance das ações no curto, médio e longo prazo.

Dê o play para saber mais sobre as análises técnica e fundamentalista no vídeo abaixo:

Vantagens e desvantagens de ser um stock picker 

Agora você já sabe o que é stock picking e como a estratégia funciona. Entretanto, é nosso papel mostrar a você os pontos positivos e negativos da estratégia, para que, então, você consiga entender se esta é ou não uma boa escolha para você. 

Vantagens:

  • possibilidade de encontrar empresas que têm grande potencial de valorização, especialmente acima da média do mercado;
  • chance de rentabilização da carteira de forma mais rápida; 
  • liberdade e autonomia para escolher seus ativos. 

Desvantagens: 

  • o stock picking é considerado uma estratégia de investimentos avançada, por isso, não é recomendado para qualquer investidor;
  • a escolha das  ações exige esforço, dedicação e conhecimento para fazer uma análise precisa;
  • possíveis  prejuízos decorrentes da escolha errada de ações.

Dicas práticas para o stock picker

Além de descobrir o que é stock picking e de ponderar sobre as vantagens e desvantagens da estratégia, é preciso ir além. 

Para incorporar a prática à rotina, o investidor precisa adotar hábitos frequentes, como o acompanhamento diário das tendências do mercado, o estudo contínuo do mercado de ações, a análise minuciosa de empresas com potencial de crescimento, a aposta na diversificação da carteira (para um melhor gerenciamento do risco) e um foco claro sobre os objetivos esperados.

Gostou do assunto e quer dar o primeiro passo? Nossa indicação é começar com o curso Start na Renda Variável, com carga horária de 3h e conteúdo facilitado por especialistas do mercado. Inicie sua jornada no mundo de trading e caminhe rumo à realização do seu sonho!

Continue Aprendendo

spot_img