O que é transformação digital e qual sua importância e benefícios para as empresas

As rápidas mudanças no mundo da tecnologia fizeram com que as empresas tivessem que adaptar os seus negócios a essa nova realidade.

Muitas companhias que nasceram de ideias atreladas ao mundo físico precisaram rever alguns modelos, trazendo soluções modernas para otimizar seus resultados. Mas o que é transformação digital e como ela pode ser aplicada no mundo dos negócios? 

Para ajudar a entender um pouco mais sobre o tema, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber.

Aprenda desde o conceito básico até como ele deve ser aplicado nas empresas, além dos principais benefícios, desafios e o motivo desse assunto ser tão importante atualmente. Aproveite o texto e boa leitura! 

O que é transformação digital?

A transformação digital é uma expressão utilizada para indicar a utilização de ferramentas e soluções modernas no dia a dia das pessoas. Ela traduz a mudança de hábitos que eram feitos de uma forma e, com os recursos digitais, passaram a ser feitos de outra maneira. 

Para ilustrar na prática e facilitar o seu entendimento, vamos ao seguinte exemplo. Antigamente, as pessoas utilizavam cartas para se comunicar e esperam dias para receber os recados. Ao longo do tempo, e com o surgimento de novas tecnologias, isso mudou completamente.

A criação do telefone, por exemplo, revolucionou a maneira de se comunicar. Depois, surgiram os bips, os celulares e, mais recentemente, os smartphones. 

Atualmente, a troca de mensagens é realizada basicamente por meio de aplicativos e e-mails. Hoje em dia, quase ninguém utiliza cartas para se comunicar. Ou seja, foi por causa da transformação digital que esse hábito foi substituído por formas mais rápidas e eficientes. 

E transformação digital nas empresas, o que é?

Da mesma forma que as novas tecnologias mudam os hábitos das pessoas, elas têm um impacto ainda maior sobre as empresas. Isso porque há uma série de recursos que podem ajudar em vários aspectos, seja para solucionar problemas, criar novos produtos ou melhorar serviços. 

Na prática, a transformação digital nas companhias nada mais é do que uma mudança de mindset, ou seja, de mentalidade. As empresas precisam estar abertas a essas transformações, pois a necessidade dos consumidores caminha junto com as mudanças. 

Os maiores desafios estão em corporações que nasceram quando as tecnologias ainda não estavam tão avançadas.

Um exemplo disso é a Magazine Luiza, que soube entender esse processo e passou por uma incrível transformação digital. A varejista, que nasceu apenas com lojas físicas, adaptou seu negócio e virou um dos principais players do mercado de e-commerce em todo Brasil. Isso alavancou os seus resultados.  

>>> Por falar em transformação digital, você sabia que ela chegou também no mundo dos investimentos? Se você já ouviu falar em criptomoedas, saiba que elas são resultado da modernização tecnológica. Mas será que vale a pena investir nesse tipo de ativo? A especialista da Xpeed, Clara Sodré, fala um pouquinho mais sobre esse tema. Dê o play no vídeo a seguir e saiba mais:

Por que essa transformação é importante para as empresas?

Um dos pontos mais importantes para uma empresa aderir à transformação digital é com relação à inovação. Ela é fundamental para o crescimento do negócio e garante um lugar no futuro.

Inovar permite que as companhias criem produtos e ofereçam soluções adequadas às necessidades dos clientes. 

Hoje em dia, empresas que nasceram no digital, como o Nubank, estão sempre criando soluções que facilitem o dia a dia de seus clientes. Essa rotina de ideias é super importante, pois faz com que os consumidores tenham uma percepção positiva da empresa.

Trata-se de uma forma de se diferenciar dos seus concorrentes no mercado. E, mais do que isso: de usar a tecnologia para melhorar ainda mais os seus serviços. 

Quais os principais benefícios da transformação digital nas empresas?

Como você pode ver, as empresas precisam estar cada vez mais antenadas no que acontece no mundo digital. Por isso, é importante ficar de olho em todas as novidades e como elas podem agregar ao negócio.

Separamos, a seguir, os principais benefícios que a transformação digital pode trazer às empresas. Vamos lá?

Satisfação dos clientes

Uma empresa bem estruturada e com serviços modernos faz com que os clientes fiquem mais satisfeitos. Pelo menos essa é a tendência.

Ao investir em ferramentas de relacionamento, a companhia está priorizando a maneira como ela conversa com os consumidores. Isso traz mais agilidade na resolução de problemas e, consequentemente, maior satisfação entre os seus usuários. 

E isso não se limita apenas ao setor de atendimento. Podemos dizer que se estende a várias áreas da empresa que impactam diretamente na experiência do cliente, como o marketing digital, vendas, financeiro, entre outras. 

Gestão estratégica

Mais do que espelhar na linha de frente, a transformação digital também ajuda na gestão estratégica da companhia.

Atualmente, há diversas soluções e ferramentas que auxiliam na organização das áreas internas. Tudo isso tem como objetivo ganhar mais agilidade, ter a visão de toda a cadeia e, até mesmo, otimizar o rendimento dos colaboradores. Há ótimas soluções para os líderes das empresas nesse sentido.  

Otimização de processos

Em muitas empresas, um dos principais desafios é a integração entre as áreas. Há uma série de processos que cada uma delas inclui, mas que, muitas vezes, acabam travando diversos projetos da companhia. Porém, com a transformação digital, muitas coisas podem ser melhoradas no dia a dia. 

Sabe aquela planilha que só a sua área tem acesso na rede interna? Há ferramentas de armazenamento em nuvem que podem ajudar a desburocratizar o acesso, aumentando a integração e trazendo mais agilidade. 

Aumento da produtividade

Se existe uma forma de aumentar a produtividade, bem como a satisfação dos colaboradores, é na implantação de ferramentas que ajudem na rotina de trabalho. Por isso, uma empresa que foca em transformação digital precisa pensar na automação de processos como um dos principais pilares dessa estratégia. 

Ao olhar para isso, os gestores podem ver resultados incríveis de performance do time. Afinal, diminuir o número de tarefas manuais pode impactar diretamente tanto na entrega, como na relação que os colaboradores têm com o trabalho.

Diferencial competitivo

Ao investir em tecnologia, as empresas podem se diferenciar das outras e ganhar uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Quando uma companhia aposta na transformação digital, ela consegue entender melhor a necessidade de seus clientes.

Tal investimento permite criar novas soluções, produtos ou serviços que sejam úteis para os consumidores, resolvendo problemas de maneira mais eficiente. 

Muitas vezes, esse tipo de solução acaba impactando diretamente nos resultados. Afinal, dependendo do serviço ou do produto, mesmo que pareçam simples, eles passam a ser únicos, ganhando a confiança do cliente e do mercado

Redução de custos

Muitas empresas que não estão acostumadas a investir em tecnologia enxergam esse tema como algo que gera um custo ainda maior no balanço. Porém, ao olhar de forma mais estratégica para o tema, é possível notar que a transformação digital é, também, uma forma de reduzir os custos da companhia. 

Há diversas ferramentas disponíveis que ajudam a fazer cálculos mais assertivos e, também, a diminuir os gastos, como: compra de materiais de escritório, envio de correspondências, logística, entre muitos outros.  

Quais os principais desafios da transformação digital nas empresas?

Há vários desafios que uma empresa encontra no processo de transformação digital. Porém, podemos citar três principais pontos que são fundamentais para ele acontecer. Confira quais são eles: 

Desburocratização

Muitas vezes, empresas que nasceram no mundo físico têm algumas “manias” que atrapalham a transformação digital. Portanto, o ideal é mudar o mindset e desburocratizar processos antigos, que fazem com que a evolução desse aspecto leve ainda mais tempo; 

Digitalização

Sabe aqueles arquivos que estão todos em caixas de papelão? É hora de trazê-los todos para o ambiente digital. Quanto mais informações estiverem em sistemas eletrônicos, mais rápido será o processo de digitalização. O armazenamento em nuvem será um ótimo aliado; 

Transformação Digital

De fato, essa etapa é quando as anteriores já foram superadas. Mesmo que a estratégia ainda não esteja 100% finalizada, é importante pelo menos ter o básico já estabelecido. Ao passar por elas, as próximas etapas serão mais tranquilas, porém trabalhosas. 

Como se preparar para eles?

A primeira coisa a se fazer é reunir as principais lideranças da empresa para comunicar a intenção desse projeto.

É preciso que todos estejam cientes da importância da transformação digital e como ela pode agregar tanto para as áreas, como para a empresa de forma geral. É primordial que todos os setores façam uma análise de como o projeto impactará o dia a dia de trabalho. 

Por fim, é necessário fazer ainda um planejamento de implantação e, principalmente, mudar a cultura organizacional: o mindset correto é essencial para o sucesso dessa jornada. 

Agora que você já sabe o que é transformação digital, é hora de melhorar os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro. Com o curso “Superando o medo de investir”, da Xpeed, você vai aprender a fazer aplicações de um jeito simples e dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Aproveite agora mesmo e faça já a sua inscrição clicando na imagem abaixo. Confira:

Campanha de um combo de cursos online sobre "Como superar o medo de investir" da Xpeed School.

 

banner graduação da xp educação

Continue Aprendendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img