Planejamento estratégico: aprenda a colocar suas estratégias em prática [GUIA 2023]

O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de toda e qualquer empresa e traz inúmeros benefícios para as empresas.

Se você deseja criar uma visão a médio e longo prazo para o seu negócio e, ainda, alcançar todos os objetivos da sua empresa, então precisa de um planejamento estratégico.

Ter um planejamento ideal e bem feito é o que permite que o negócio se mantenha organizado e, assim, tenha processos eficientes para alcançar diferenciais competitivos. No entanto, na hora de fazer o planejamento estratégico, muitas empresas e empreendedores não usam a ferramenta da maneira correta.

Por isso, criamos um material bem completo e robusto para te ajudar a construir o seu planejamento estratégico e ver o caminho que deverá percorrer para alcançar os seus sonhos e os objetivos para seu negócio.

Pronto para aprender? Siga a leitura!

O que é planejamento estratégico?

Em suma, o planejamento estratégico é uma ferramenta que permite que a empresa defina o melhor caminho a ser seguido pela mesma. Envolvendo, de fato, desde o momento de definição de metas e KPIs, até as decisões tomadas e disposição dos recursos da empresa no período planejado.

É uma ação que deve ser feita em qualquer negócio. Além de fazer com que as ações sejam ainda mais efetivas e permitirem o atingimento do sucesso do negócio, o planejamento estratégico é essencial para toda e qualquer empresa que quer crescer e alcançar os seus objetivos.

Além disso, é importante ressaltar que o planejamento precisa envolver todas as equipes e níveis do negócio, já que, para que ele funcione, os líderes precisam estar altamente comprometidos e os times muito engajados e focados no mesmo propósito.

Para que serve o planejamento estratégico?

Conquistar sucesso empresarial sem nenhum tipo de planejamento? Se estivéssemos falando sobre mitos, esse com certeza seria um dos grandes.

Alcançar objetivos sem planejar é extremamente difícil já que, muito provavelmente, a empresa ficará perdida, sem saber onde quer chegar e como chegar. O planejamento estratégico, por sua vez, facilita esse trajeto ao descobrir qual o melhor caminho a seguir para conquistar os seus objetivos empresariais.

Além disso, ele auxilia no engajamento de equipes, fazendo com que todas elas trabalhem focadas em um objetivo em comum.

Essa ferramenta é mais do que um documento: ele faz com que a empresa corra para o crescimento mantendo a sua identidade ao longo do trajeto, visto que, a cultura organizacional é considerada na hora da criação do planejamento.

Qual a importância do planejamento estratégico no mundo corporativo?

Como supracitado, o planejamento estratégico funciona como um guia para que as ações que deverão ser realizadas estejam em conexão ao propósito organizacional, ou seja, ele pensa em atividades do presente considerando o seu impacto no futuro.

Por isso, é importante ter um mindset de crescimento. Ele é essencial para o ambiente corporativo, visto que, com um bom planejamento estratégico, profissionais conseguem observar facilmente desvios de rota quando erros e problemas são encontrados, evitando a consequência de danos ao processo na empresa e no caminho em direção ao alcance de meta.

Assim, o corporativo auxilia a empresa no que concerne a administração do tempo, recursos e manutenção do propósito.

Benefícios de criar um planejamento estratégico para o seu negócio

Você já percebeu, lendo o texto, que o planejamento estratégico é sinônimo de benefícios e vantagens. Por isso, nós resolvemos comprimir alguns dos melhores benefícios dessa ferramenta para que você a conheça intimamente. São eles:

Maior organização

Com o planejamento estratégico você tem uma visão mais clara e concreta dos seus objetivos, além de, depois de planejados, passam a ser mais definidos. Ou seja, saem da teoria e se transformam em ações práticas.

Maior assertividade

Ele também estimula a agilidade e tomada de decisões, já que sabe, de forma clara, onde a empresa se localiza, em termos de negócio, e onde quer chegar.

Priorização de tarefas

Priorização de tarefas é essencial. Mas para fazer isso é preciso contar com um bom cronograma das principais ações que serão feitas, logo, você não perde tempo com alguma ação que pode ser revolvida em um segundo momento.

Aumento da produtividade

Cada time ou melhor, cada pessoa da empresa, sabe exatamente o que fazer e isso faz com que o trabalho seja mais produtivo. Essa ação acontece porque cada profissional trabalha com foco no que é realmente relevante para a empresa, sem focar em distrações ou desvios.

Otimização de orçamento

Alinhado com o tópico acima, se um time é mais produtivo, é muito provável que ele traga economias para a empresa, visto que, muitas das entregas serão feitas de maneira mais rápida e com maior qualidade, além de evitar erros de procedimentos, já que a equipe está focada nas suas responsabilidades e ações.

Equipe discutindo objetivos do planejamento estratégico
Traçar as metas e objetivos é fundamental no planejamento estratégico e deve envolver toda a equipe.

Passo a passo para criar um planejamento estratégico de sucesso

Para criar um planejamento estratégico que realmente funcione você precisará seguir algumas etapas. Por isso, compilamos todas elas para que você tenha um acesso mais fácil e objetivo.

Diagnóstico

O processo de diagnóstico é essencial e é relacionado a ação de olhar para a empresa internamente, não esquecendo de também analisar o mercado, compreender como estão os mesmos e qual o momento atual.

É a altura de reunir a equipe, fazer um brainstorming e levantar quais são as forças e fraquezas tanto do mercado, quanto internas.

Essa etapa permite a possibilidade de entendimento do contexto no qual a empresa se insere e, como consequência, pensar e identificar as ações que mais fazem sentido para alcançar os objetivos futuros.

Objetivo

Na etapa de objetivo, é chegada a hora de colocar no papel em qual lugar a empresa precisa chegar e quais serão os dados que serão os indicadores de sucesso da jornada. Lembrando que o planejamento é estratégico, ou seja, ele se conecta com todas as estratégias da empresa.

Pense em metas que envolvam toda a organização e depois transforme-a em metas de marketing, de RH, gestão, tecnologia e assim em diante, isso permitirá que todos os colaboradores compreendam a sua importância e responsabilidade na jornada de crescimento do negócio.

Além disso, os objetivos precisam ser desafiadores, mas de fato, precisam estar conectados com a realidade, portanto, não use esse espaço para colocar números e ações impossíveis de serem alcançados.

Plano de ações

Quando chegar nessa etapa, você já saberá onde a empresa está e onde ela precisa chegar. Portanto, a partir de agora, é hora de colocar a prática em ação!

O plano de ação, por sua vez, é o responsável por viabilizar a conquista das metas e dos objetivos que foram previamente definidos. Isso se dá pela criação de cronogramas e definição de responsáveis. Ou seja, nessa etapa, serão definidas quais ações serão tomadas e quais serão os responsáveis por cada uma delas.

Além disso, é importante ressaltar que as atividades sejam elencadas por ordem de importância, isto é, o que for mais simples ou urgente deve ser executado primeiro.

Avaliação de resultados

Conhecida, muitas vezes, como a última etapa do planejamento estratégico, a fase de avaliação de resultados serve para considerar os resultados alcançados junto com a equipe. Ou seja, você definirá uma periodicidade de reuniões e, cada equipe da empresa, por sua vez, apresentará e debaterá os seus resultados.

Algumas empresas fazem essa reunião semanais, outras, por seu modo, quinzenais. Cabe a você e os seus colaboradores escolherem o melhor para a rotina da empresa. Além disso, use essas reuniões para debater tópicos e encontrar soluções para erros ou falhas, assim, como todas as equipes estarão presentes, os ajustes serão feitos rapidamente.

Metodologias ágeis que auxiliam a criação do planejamento estratégico

Produzir um planejamento estratégico pode te fazer quebrar a cabeça diversas vezes. Para que o processo fique mais leve e mais assertivo, algumas metodologias ágeis são ótimas auxiliadoras. Conheça cinco delas a seguir.

1. Análise SWOT

Strengthsweaknessesopportunities threats: esse é o significado da sigla SWOT. Em português, a gtradução, respectivamente é: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Também conhecida como análise FOFA, em terras brasileiras, a análise SWOT é ótima para analisar os ambientes internos e externos de uma empresa e ela ajuda na busca pela expansão do mercado.

Ela é uma grande aliada na etapa de diagnóstico do planejamento estratégico. Além disso, ela também pode (e deve) ser usada de forma pessoal e não apenas no âmbito empresarial.

2. Balanced Scorecard (BSC)

A segunda opção de metodologia é o BSC, ou Balanced Scorecard que significa, em português, “Indicadores Balanceados de Desempenho” e foi criada por professores que, hoje, são alocados na Harvard Business School (olha o peso!).

É um modelo de gestão estratégica e prova que não é preciso focar somente em indicadores de finanças e contabilidade para obter sucesso e auxilia na definição de estratégias de uma forma mais abrangente.

3. Diagrama de Ishikawa

O nome pode ser difícil de pronunciar, mas o Diagrama de Ishikawa é ótimo no que diz respeito à organização de raciocínio na hora da identificação de causas raízes de problemas. O Diagrama, por sua vez, faz a relação dos efeitos a serem analisados com as causas mais influentes.

A ferramenta pode ser conhecida, também, como diagrama 6M, já que aloca as causas dos problemas em seis classificações no diagrama. São elas:

  1. Máquina;
  2. Materiais;
  3. Mão de obra;
  4. Meio ambiente;
  5. Medida;
  6. Método.

4. MosCow

Não, não estamos falando da capital russa.

O Método Ágil MoSCow é uma técnica que nasceu nas metodologias ágeis e permite que membros das equipes e todos os stakeholders acordem numa ordem de importância junto da ideia base do timeboxing.

Ele é, prioritariamente, usado na definição de prioridade e importância de tarefas que fazem parte de um projeto.

5. Diagrama Gantt

A quinta e última metodologia é o Diagrama Gantt, que auxilia no controle do cronograma de um determinado projeto.

Para que isso ocorra, ele conta com tarefas que necessitam serem realizadas para que o projeto seja concluído, além de informações relevantes de cada uma das tarefas, que envolvem a descrição das mesmas, duração, responsável e assim em diante.

Desafios do planejamento estratégico

Como já citamos, o planejamento estratégico pode não ser tão simples de ser colocado em prática. Alguns dos desafios mais comuns na sua criação são:

  • Falta de conhecimento: os profissionais e empresários sabem dos benefícios do planejamento, mas não sabem quais são seus elementos principais e nem como aplicar a gestão estratégica na empresa;
  • Não planejam cotidianamente: pessoas que sabem a importância de planejar, mas não têm o hábito de o fazer e a falta de prática, por sua vez, culmina no tópico supracitado;
  • Alegação de que não existe tempo para planejar: muitos empreendedores alegam que não têm tempo para planejar quando, na realidade, o planejamento reduz o desperdício de tempo.

Erros comuns na hora de elaborar o planejamento estratégico

Além dos desafios, muitos profissionais cometem diversos erros na hora de produzir os seus planejamentos estratégicos. Os principais são:

  • Definir os objetivos de maneira errada: primeiro é preciso entender bem a realidade do negócio e, só após isso, passar para os objetivos. Isso permite que os objetivos sejam mais alinhados com a realidade;
  • Ruídos na comunicação: a equipe que é a responsável pelo planejamento precisa estar incrivelmente sincronizada. Se isso não acontecer, os resultados podem ser comprometidos;
  • Não acompanhar o planejamento: não produza o documento do planejamento estratégico e coloque-o na gaveta. Ele é um documento “vivo”, já que tem ações que precisam ser colocadas em prática cotidianamente!

Quer produzir planejamentos estratégicos incríveis com o embasamento que só um gestor com alto conhecimento possui? Nós sabemos onde você pode começar a sua jornada de aprendizado: no MBA em Gestão Ágil de Projetos da XP Educação. Com ele você será capaz de dominar as skills que um líder de empresas precisa ter.

Continue Aprendendo

spot_img