O que é um pitch? Saiba o que significa e crie apresentações incríveis  

Alguns empreendedores de primeira viagem definem o que é pitch como uma forma de “vender seu peixe”. 

Se esse for o seu caso, é melhor você mudar seu mindset e rever alguns conceitos. Isso porque um pitch poderoso pode ajudá-lo a fazer excelentes negócios. Em contrapartida, um ruim, pode significar o contrário. 

Mas, afinal, o que é pitch? Como montar um? Descubra agora! 

O que é pitch?

O pitch pode ser definido como uma apresentação direta e breve de uma ideia, produto ou projeto. Ele é realizado por quem está em busca de investidores, parcerias ou de clientes. 

O pitch se baseia em um discurso e têm um período curto de duração, que geralmente fica entre 5 e 8 minutos. Logo, devido a isso, é essencial que ele seja bem estruturado, uma vez que não há tempo a perder para convencer e persuadir. 

< Aprenda também: Perfil de investidor: que tipo você é? />

O que é um pitch de negócios?

No campo do empreendimento, o pitch de negócios é conhecido como uma prática muito positiva, especialmente para captar parceiros e investidores. Popularizada no universo das startups, é comum ter um espaço dedicado para apresentações de pitch em eventos.

Aliás, se engana quem pensa que pitch também pode ser uma reunião de negócios, a oficialização de uma parceria ou o cumprimento de uma venda.

Na verdade, é mais apenas o pontapé inicial para um futuro investimento ou compra – dependendo do lado em que você estiver – em um primeiro contato com o investidor ou cliente.

Então, se você precisa convencer um determinado público a acreditar no seu negócio, o pitch é um ótimo espaço para isso, servindo para qualquer empresa.

O que você, empreendedor, precisa ter em mente é que deve dizer em poucas palavras o significado do seu projeto, em qual mercado vai atuar, a solução e o que busca com tudo isso.

Agora que você já sabe o que é pitch, continue lendo para conhecer os seus diferentes tipos! 

< Leia mais: Venda coberta de opções: como fazer e estratégias />

Quais são os tipos de pitch de investimento?

Os tipos de pitch variam de acordo com as regras do jogo e dos objetivos do cliente. Veja como um empresário pode impactar outras pessoas com sua apresentação.

Elevator pitch

Elevador pitch é uma versão reduzida do pitch de vendas.

Como assim? Visualize que, ao estar em um elevador, entra um grande investidor em potencial e você quer apresentar suas ideias convencendo-o de que são boas.

Por permanecer nesse local fechado e com pouco tempo para desenvolver as ideias entre as mudanças de andares, o tempo que você tem é curto, logo, é preciso ser sucinto e prático até que a porta se abra novamente e continue seu trajeto.

É nesse contexto que surgiu esse termo.

One-sentence pitch

No português, o “pitch de uma frase” chama a atenção de possíveis parceiros para o seu negócio utilizando apenas uma sentença.

Para quem não conhece direito seu empreendimento ainda, pode parecer até complicado resumir seu projeto em uma única frase e, ao mesmo tempo, atrair o interesse de investidores em potencial. 

Mas se você conhece detalhadamente as características do projeto, basta procurar as palavras-chave principais. Se bem selecionadas, elas impressionarão o ouvinte e, a partir daí, abrirão portas para uma conversa mais longa.

Pitch deck

Este tipo de pitch remete à utilização de recursos visuais, como slides, que dão suporte à sua fala na hora da apresentação da ideia. 

As apresentações desse modelo são feitas pelo Power Point ou Prezi, por exemplo.

Porém, é importante ficar atento para não criar uma apresentação mal planejada que misture os recursos visuais e atrapalhe a leitura da outra pessoa. 

Como sabemos, muitas vezes, a utilização de slides pode atrapalhar a venda das suas ideias se for mal trabalhada. Tenha em mente que eles estão lá para oferecer suporte ao seu discurso e não ser a atenção principal.

Então, use o layout da apresentação para:

  • mostrar a identidade do seu negócio;
  • transmitir profissionalismo;
  • dar o toque de criatividade.

< Quer aprender a ter criatividade no mercado financeiro e acertar no pitch de vendas? Baixe o nosso e-book Guia de Boas Práticas Day Trade para entender como funciona o mundo dos investimentos e opere de maneira consciente. />

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

Como fazer um pitch de apresentação? 7 passos

Pesquise sobre seu público

Saber como se comporta e o que pensa o público que desejamos atingir é fundamental para criar um projeto direcionado a um nicho específico. Desse modo, as chances de crescimento e de sucesso no mercado são muitas. 

Mas não foque somente no público-alvo. Analise também quem estará avaliando o seu projeto na hora da apresentação. Pode parecer apenas uma pessoa aleatória, mas que poderá contribuir muito para fortalecer o seu talento.

Em suma, entender sobre essas pessoas, linguagem e gestos, fará você construir uma apresentação mais clara e objetiva.

Faça o planejamento da apresentação

Dificilmente, conseguimos nos sair bem quando não adotamos um plano estratégico claro, seja para uma apresentação ou até para a execução de um projeto. Por isso, estabelecer uma organização e/ou cronograma detalhado do que será feito ou falado é muito importante.

Sentir-se seguro com a estratégia planejada gera confiança sobre o que se pretende “vender”. 

Logo, traçar o principal objetivo do seu negócio dentro desse planejamento não pode ficar de fora.

Seja objetivo

Já deu para perceber que, independentemente do tipo de pitch que adote, o tempo é curto, então demorar para explicar sobre seu projeto pode ser um grande problema.

Separe o que há de mais essencial sobre o que pretende contar aos investidores e deixe os dados complexos para uma segunda oportunidade. O importante é transmitir a informação completa para gerar o interesse do seu público.

Explique o problema a ser solucionado

Se não deixar claro o problema que seu empreendimento busca solucionar, vai ficar muito difícil para o ouvinte compreender a importância da sua ideia.

Por mais objetiva que seja a apresentação, é fundamental encontrar espaço para explicar o problema que sua empresa vai resolver e como pretende fazer isso.

Fale sobre sua concorrência

Mostrar que você conhece a respeito dos seus competidores transmite confiança.

Então, nomeie seus principais concorrentes, mencionando seus lugares de mercado e como superá-los.

Isso elevará sua credibilidade.

Apresente seu modelo de negócios

Para o público ter uma ideia de como conduzirá seu projeto no dia a dia, é bom explicar sobre seu modelo empresarial.

Comentar sobre quais canais utilizará e como tratará outros aspectos do seu negócio deve fazer a diferença na sua apresentação.

Prepare-se para as perguntas

As perguntas são essenciais para esclarecer dúvidas e também para fortalecer o poder de vendas, já que elas ajudam a ampliar novas estratégias.

Se você domina o assunto, não será difícil responder determinados questionamentos, isso só mostra que você está preparado para atrair novos investidores.

Então, no pitch de vendas, não se acanhe! Deixe as perguntas chegarem e mostre o seu melhor

Neste vídeo engraçado e criativo, veja como os apresentadores utilizam suas técnicas para apresentar o pitch de vendas:

Como usar o pitch a seu favor?

Tenha em mente que as apresentações profissionais requerem competências que precisam ser desenvolvidas. Por isso, treinar os tipos de pitch é uma atitude fundamental para desenvolver essas habilidades. 

Lembre-se de que o pitch ideal depende do seu objetivo, do tempo disponível e da maneira como você irá conduzir sua apresentação.

Nesse sentido, avalie as melhores ferramentas, visualize os diferentes cenários e aplique as técnicas com eficiência. Essa é a melhor forma para conduzir um pitch de vendas sem complicações. 

Para ajudá-lo no processo de conquistar mais clientes, indicamos o curso Tudo que aprendi em 12 anos de day trade, da Xpeed School.  

Neste treinamento você vai aprender com as dicas de André Moraes, analista de investimentos da Rico, a ingressar no mundo dos investimentos e a ter macetes poderosos para montar um pitch de vendas ideal. 

Pronto para começar com o pé direito?

Acesse o banner.

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img