O que é xUnit? Conheça a biblioteca open-source para testes unitários

O grande facilitador na vida dos desenvolvedores e eficácia das ações

Para se encontrar um resultado, nada melhor do que sempre testar ideais e ações. E isso vale para qualquer área de negócio, principalmente no setor de tecnologia da informação, pois por trás de um software com bom desempenho há uma série de testes realizados. Daí que surge a necessidade do xUnit, você o conhece?

Uma das opções mais usadas por desenvolvedores quando realizam testes unitários, ele é um método que vem crescendo entre os profissionais que se torna essencial para os desenvolvedores que iniciam na carreira, pois além de útil seu domínio é muito exigido nas vagas de empresa.

Continue o artigo e descubra mais detalhes sobre esse termo e como é sua aplicação no dia a dia. Vamos lá? 👇

O que é xUnit?

Nada mais é do que um tempo considerado para definir, genericamente, os testes automáticos unitários realizados pelos desenvolvedores durante um projeto de software. 💻

No sentido literal da palavra, o xUnit é uma biblioteca de código aberto usada na realização de testes unitários focados na comunidade para o .NET framework. 

Seu surgimento ocorreu se baseando na segunda versão do NUnit, outro framework para realização de testes no .NET, mas criado por James Newkirk, só que de forma mais ampla e eficaz.

Assim, o xUnit.net é a tecnologia mais recente para teste de unidade C#, F#, VB.NET e outras linguagens .NET. xUnit.net funciona com ReSharper, CodeRush, TestDriven.NET e Xamarin. 

Para que serve o framework xUnit?

Como ele é focado no .NET Framework, sua principal função é auxiliar na construção e execução de testes unitários, através de trechos de códigos construídos para testar partes específicas de determinado sistema

Ou seja, você executa uma função específica mas têm dúvidas se ela realmente vale a pena ou vai trazer o resultado esperado. O x.Unit garante isso com seus testes. 😉

Além disso, ele é geralmente executado em partes separadas da aplicação e organizados de maneiras variadas de acordo com o tipo de linguagem de programação ou o tipo de software, tornando tudo o mais personalizado e escalável possível.

Por exemplo: em sistemas construídos com uso de linguagens orientadas a objetos, um teste envia uma mensagem a um método, uma classe ou mesmo um objeto e verifica se tem o retorno previsto. Assim, fica mais claro se o resultado será alcançado ou não. 🎯

Qual a importância do xUnit?

Imagina a situação de colocar um novo produto ou serviço em funcionamento na empresa. Antes de colocá-lo em produção a fim de verificar sua funcionalidade, o ideal é fazer alguns testes em partes do software para que se perceba se ele está funcionando ou não. Assim, fica mais fácil de encontrar qualquer erro e corrigi-los.

É essa a importância do xUnit, pois ele permite esse acompanhamento e identificação aos processos. 

Além disso, ele traz outras vantagens aos negócios, como:

  • Possibilitar a redução de bugs;
  • Melhorar a produtividade das equipes e da empresa, com foco na qualidade do produto. 

👉 Portanto, o xUnit é um framework que simplifica e moderniza a forma como escrevemos e criamos testes.

Testes possíveis com a arquitetura xUnit

Independente de qual tipo de teste de xUnit, todas as opções possuem uma arquitetura diferenciada. Confira cada uma delas:

Test Runner

Na tradução como “executor de teste”, é uma espécie de programa executável que faz testes relatando os resultados de cada um.

Test Case

Pertencente a algo mais elementar, ele afirma que todos os testes unitários são herdados daqui.

Test Fixtures

Significando um dispositivo de teste, ele se refere ao conjunto de pré-condições ou estados necessários para executar um teste. 

Test Suites

É um conjunto de testes que compartilham o mesmo equipamento, sendo que sua ordem não deve importar. 

Test Execution

Ele ocorre da seguinte forma:

Ou seja, a partir do que é criado são feitas opções de testes, observando o resultado de cada se foi bem-sucedido ou não para limpar tudo ao final.

Test Result Formatter

É o que produz resultados em um ou mais formatos de saída, sendo que é simples e legível por pessoas comuns e, geralmente, há um formatador de resultados de teste que produz saída XML .

Assertions

É o que verifica o comportamento (ou o estado) da unidade em teste. Normalmente, expressa uma condição lógica de programação que é verdadeira para os resultados esperados em um sistema em teste (SUT) em execução correta. 

O que é teste unitário?

É um formato de testagem que engloba a menor parte testável de um programa. Ou seja, se você programa em uma linguagem que suporte paradigma funcional, por exemplo, a menor parte testável do seu código deve ser uma função. 

Então, um teste unitário seria o teste de qualquer função.

Segue um exemplo:

A testagem do código ocorre com a execução da função e verificação de seu valor de saída.

Tipos de teste unitário

Assim, dentro do xUnit, os testes unitários podem ter algumas tipologias, são elas:

  • Testes de unidade – testar métodos e funções individuais de classes;
  • Testes de integração – verificam se diferentes módulos ou serviços usados pelo seu aplicativo funcionam bem juntos;
  • Testes funcionais – verificam a saída de uma ação;
  • Testes de ponta a ponta – explica o comportamento de um usuário com o software em um ambiente de aplicativo completo;
  • Teste de aceitação – verifica se um sistema atende aos requisitos de negócios;
  • Teste de desempenho – avaliam o desempenho de um sistema sob uma carga de trabalho específica;
  • Teste de sanidade – testes básicos que verificam a funcionalidade básica do aplicativo.

Aprenda mais sobre desenvolvimento de software!

Portanto, o xUnit é uma espécie de framework que veio para facilitar a vida dos desenvolvedores, de forma que suas execuções se tornem mais válidas e efetivas através da criação de testes unitários.

Agora que você já entendeu o conceito, a importância e as principais características de execução, que tal se aprofundar no conceito de arquitetura de software e se tornar um profissional mais preparado para o mercado? 🚀

👉 Confira nosso Bootcamp online e veja como usar o xUnit e outras funções no seu dia a dia.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img