O que faz um broker e como se tornar um? [guia completo]

Tudo sobre aquele profissional que faz a diferença na hora de você investir em ações

Qualquer pessoa que está dando seus primeiros passos no mercado de ações precisa se familiarizar com alguns termos e conceitos antes de fazer as primeiras aquisições. Nesse sentido, é fundamental entender sobre o que faz um broker e tudo o que está por trás dessa função. 🤔

Afinal, para comprar uma ação, um fundo imobiliário ou qualquer outro ativo listado na bolsa de valores, o investidor precisa de uma entidade que faça a intermediação da transação. E é justamente com essa missão que surge a figura do broker.

Mas o que ele faz exatamente? Quanto custam seus serviços? Os serviços desse profissional são a única forma de investir na B3? 

Continue a leitura e entenda melhor sobre broker e tudo que envolve a atividade desse intermediador. Vamos lá? 👇

O que é broker?

Como previamente dito, é uma espécie de intermediador que atua no mercado fazendo a conexão entre as duas principais partes interessadas em uma negociação: o interessado em comprar e o que coloca o produto/serviço à venda. 🤝

Por exemplo, se você comprar uma casa ou contratar um serviço terceirizado, depende de uma pessoa para ser a responsável em te passar todos os dados e efetuar a transação, certo? É isso que faz um broker.

Em tradução livre, o termo significa “intermediário” ou “corretor”. No caso do profissional que atua diretamente no mercado de ações, há também a denominação stockbroker. No Brasil, essa atividade é certificada e reconhecida oficialmente por Assessor de Investimentos. 

📈

No entanto, quando falamos de mercado de ações existem alguns pontos. Como o negociador não tem autorização para operar diretamente na bolsa de valores para comprar e vender suas ações, a figura do stockbroker acabou se tornando historicamente essencial na sociedade atual.

Vale salientar que esse profissional precisa estar diretamente ligado a uma corretora de valores mobiliários para exercer sua função.

O que faz um broker?

É a pessoa responsável por realizar todas as ordens solicitadas pelo cliente. Por exemplo, se o investidor deseja adquirir um lote de ações da Petrobras e quer vender seus papéis do Banco do Brasil, basta repassar a ordem ao intermediário que executará as operações.

Apesar de estar ligado à corretora, o profissional deve gerir sua carteira de clientes e possui direito a comissões. 

Logo, suas principais funções são:

  • orientar os clientes sobre os processos de investimento;
  • montar as estratégias de forma assertiva às solicitações do cliente, sem haver perda de dinheiro;
  • possibilitar que todas negociações de ações aconteçam;
  • organizar as operações de alto valor junto com a instituição financeira;
  • vistoriar as etapas de negociação para não ter prejuízo, seja por qualquer descuido ou imprevisto.

Vale salientar que, geralmente, o papel de fazer recomendações não pertence a ele, mas sim aos analistas de mercado contratados pela instituição financeira.

👉 Para complementar o assunto, clique no vídeo abaixo e saiba tudo sobre investimento em ações. 👉

Quais são as áreas de atuação de um broker?

Uma informação importante para você que quer aprender o que é broker, é que esse profissional não está limitado ao mercado financeiro. Sim, ele atua também em outras áreas e atende por outras denominações bem conhecidas pelo público. 

Conheça abaixo as principais atuações desse profissional no mercado atual.

Mercado de ações

Uma das atuações mais populares, nesse setor ele é um operador da corretora de valores. Ou seja, é o stockbroker, o assessor de investimentos que trabalha com as análises mais atuais sobre o mercado de investimentos, sendo o intermediário de toda a ação. 

Importante frisar que para se tornar uma especialista é preciso de certificações.

Comércio

Na indústria e no comércio, o papel de um agente de intermediação também é fundamental, pois é ele quem faz o match entre distribuidores e representantes do varejo.

No entanto, o profissional não se limita a vender ou distribuir os produtos, mas sim trabalha de diversas formas com a proximidade do cliente, como: desenvolver estratégias de marketing, acompanhar o giro de mercadorias, definir os produtos mais adequados para o público e vendedores específicos, entre outros.

Setor imobiliário

O broker que atua no mercado imobiliário é o que conhecemos como corretor de imóveis, ou seja, o responsável por conectar as ofertas de casas, apartamentos, terrenos e espaços comerciais com os clientes. 

Atualmente há, inclusive, a existência do private broker, profissional responsável pela intermediação de imóveis de luxo.

Logística marítima

Essa se refere a pessoa ou empresa que faz a intermediação entre os navios e as cargas. 

Por isso, normalmente são profissionais que atuam na área da logística, ou na contratação e com o fretamento nas embarcações para os clientes que exportam e importam.

Como ser um broker do mercado financeiro?

Como ser um broker no mercado financeiro? Fonte: Getty Images.

Entendendo o que faz um broker surge a dúvida de como se tornar um. 

Apesar de não exigir nenhuma graduação universitária específica, ter uma certificação de cursos de especialização do mercado financeiro é imprescindível para quem quer se tornar um assessor de investimentos.

Portanto, o primeiro passo para construir essa carreira é buscar cursos que te ajudem a entender como o mercado financeiro funciona. 

Entre as exigências, está a Certificação do Programa de Qualidade Operacional (PQO Operacional), oferecida pela B3, e uma formação para Assessor de Investimentos, que vai permitir que você atue como um profissional dentro das exigências da Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

Logo, é necessário o máximo de conhecimento, pois as corretoras de valores estão buscando mais profissionais qualificados e prontos para atuar em qualquer situação. 

Além disso, algumas habilidades vão ajudar a se tornar um profissional preparado para o mercado, como ter facilidade de comunicação, senso crítico, atenção a detalhes e muito conhecimento técnico e dinamismo. 😉

Não se esqueça que ter experiências como estagiário ou trainee em instituições financeiras como bancos e corretoras de valores também são um grande diferencial.

Qual a diferença entre broker, dealer e home broker?

Agora que você entendeu o que é broker, vamos falar das diferenças conceituais entre essa atividade profissional e outros termos famosos do mercado financeiro, como dealer e home broker.

Primeiramente, o dealer é uma atividade diretamente ligada ao Banco Central do Brasil (Bacen), pois ele atua no mercado aberto (open market), espaço onde instituições bancárias negociam suas dívidas públicas.

Eles atuam como intermediadores do Bacen nessas negociações que têm como objetivo comprar e vender dinheiro para manter a liquidez do mercado nacional.

Já o home broker é uma plataforma online totalmente informatizada que surgiu com o propósito de prescindir da figura do stockbroker no processo de negociação de ativos na bolsa.

Por meio dessa ferramenta, o investidor pode diretamente consultar as cotações e variações de cada ativo em um painel e executar suas próprias ordens sem precisar sair de casa. Basta apenas alguns cliques no computador ou smartphone.

Por fim, vale salientar que o home broker é uma estrutura oferecida pelas corretoras. Isso é, ainda é necessário que haja uma instituição que faça a intermediação entre o negociador e a bolsa, apesar de prescindir do profissional.

Vale a pena ter um broker?

Com o surgimento do home broker, será que ainda vale a pena contar com a ajuda de um profissional intermediador? O fato é que essa resposta depende muito de alguns fatores, principalmente, relativos ao grau de conhecimento do investidor.

Se o seu conhecimento sobre o mercado financeiro não for muito profundo, é muito importante ter um broker para simplificar, agilizar e realizar suas operações para você como um consultor. 

Ainda assim, vale salientar que contar com a ajuda do intermediador implica em maiores custos, já que há o repasse da comissão. 

No entanto, a maior vantagem do home broker está na autonomia do investidor e assertividade nos processos. Isso porque ele pode visualizar cotações, observar saldo e executar ordens por sua conta própria quando achar conveniente, sem precisar fazer o pedido à corretora. E o melhor, não há o pagamento de taxas extras. 💸

Por isso, antes de qualquer coisa é importante escolher uma corretora de valores reconhecida por sua eficiência. Clique abaixo e veja como escolher a melhor corretora.👇

Como aprender mais sobre Assessoria de Investimentos?

Agora que você sabe sobre o que faz um broker, a importância dessa função e os principais pontos para se tornar um, que tal dar uma alavancada na sua carreira com o mercado de investimentos?

Para usufruir do home broker, é muito importante ter o aprendizado necessário para poder operar sob sua conta e risco em ativos de renda variável

O fato é que nos dias de hoje há inúmeras oportunidades de você aprimorar seus conhecimentos sobre renda fixa, ativos da bolsa e mercado financeiro em geral.

👉 Aqui na XP Educação temos um curso exclusivo para você se tornar um especialista com a Assessoria de Investimentos. Clique e saiba mais como podemos lhe ajudar

Continue Aprendendo

spot_img