O que é investimento em debêntures: dos riscos aos rendimentos

Você sabe o que é investimento em debêntures? Trata-se de títulos emitidos por empresas que desejam captar recursos para seus projetos. Ao aplicar nesses títulos negociados pelo mercado financeiro, o investidor “empresta” o dinheiro que as empresas precisam em troca de rendimentos.  

Ficou interessado? Então continue acompanhando, pois neste artigo mostraremos todos os detalhes sobre as debêntures: quais os seus tipos, riscos e rendimentos.

Vamos lá?

O que é investimento em debêntures?

Debêntures são títulos emitidos por empresas de capital aberto, e negociados no mercado de capitais, a fim de financiarem seus próprios projetos. 

O investimento em debêntures funciona da seguinte forma: 

  • quando você compra um título da empresa, empresta o dinheiro que ela precisa para colocar um projeto em prática, seja construir uma nova fábrica, expandir as operações etc.. Em troca, você recebe rendimentos na forma de juros, com pagamento geralmente semestrais ou anuais, e esse dinheiro cai direto na sua conta.

Mas por que as empresas fazem isso? Não seria mais fácil um financiamento bancário tradicional? Não, já que as debêntures acabam sendo uma forma mais flexível, e mais barata, de captação de recursos.

Quais são os tipos de debêntures?

Para entender ainda melhor o que é investimento em debêntures, vamos conferir quais podem ser os seus tipos?

Resumidamente, existem dois principais tipos de debêntures: as comuns e as incentivadas. A principal diferença entre elas é o Imposto de Renda (IR)

As debêntures incentivadas, como o próprio nome já diz, recebem um incentivo do governo, que é a isenção da cobrança de IR, por investirem em obras de infraestrutura para o país como portos, aeroportos e rodovias.

Já as debêntures comuns seguem a Tabela Regressiva do Imposto de Renda, que funciona da seguinte maneira:

  • de 0 a 180 dias você pagará uma alíquota de 22,5% sobre o rendimento;
  • de 181 a 360 dias, 20%;
  • de 361 a 720 dias 17,6%
  • e acima de 720 dias 15%.

Há ainda as debêntures:

  • conversíveis: que mesclam características de renda fixa e renda variável, pois a companhia emissora pode pagar o rendimento em ações, ao invés de dinheiro;
  • simples: que não convertem em ações, remunerando sempre com juros sobre o principal, como foi negociado a princípio;
  • permutáveis: quando também podem ser trocadas por ações, mas nesse caso não são da empresa emissora das debêntures;
  • perpétuas: quando não há um prazo de vencimento determinado e o investidor continua recebendo a remuneração ao longo do tempo;
  • participativas: quando a remuneração dos investidores é a participação nos lucros da empresa emissora.

O investimento em debêntures é seguro?

Além de saber o que é investimento em debêntures, é imprescindível que você conheça alguns aspectos sobre seus riscos, os quais apontaremos a seguir.

Debêntures não são cobertas pelo FGC

O investimento em debêntures NÃO é coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que protege o saldo de algumas aplicações de renda fixa em até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ e por instituição financeira. Logo, há o risco de crédito da empresa emissora, ou seja, da empresa não te pagar. 

Então, antes de investir, escolha um bom emissor: uma companhia  sólida, fundamentada e com bom histórico para, assim, ter mais segurança. 

Garantias oferecidas pelas debêntures

Outro aspecto com influência nos riscos das debêntures são os tipos de garantia que ela oferece. Veja quais são elas a seguir.

  • Garantia real (considerada uma garantia forte): que oferece bens da empresa emissora ou de terceiros como garantia de pagamento;
  • Garantia flutuante (considerada uma garantia fraca): quando o investidor tem a prioridade no pagamento de dívidas em relação a outros credores, em caso de falência da empresa emissora;
  • Debênture sem garantia quirografária (sem preferência): quando o investidor não possui prioridade no pagamento de dívidas em relação a outros credores;
  • Debênture sem garantia subordinada (considerada a de menor garantia): oferece prioridade de pagamento de dívidas apenas em relação aos acionistas. 

Prazo de vencimento da debênture

Ainda com relação aos riscos da debênture, atente-se ao prazo de vencimento do investimento, que pode variar bastante, de alguns meses até 10 anos. 

Como as emissoras dos títulos são empresas privadas, elas contam com riscos de todo tipo (financeiros, operacionais, fiscais etc.), que podem impactar no cumprimento de suas obrigações. Ou seja, na hora de pagar o que deve ao investidor. 

Portanto, preste atenção aos títulos com vencimento muito distante, que, por tudo o que mencionamos, tendem a oferecer riscos maiores.

Para acessar todos os detalhes de qualquer debênture basta acessar o site “Debêntures”, mantido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (ANBIMA), que possui muitas informações úteis a esse tipo de investimento, como dados e documentos de mercado financeiro. 

Como é o rendimento do investimento em debêntures?

Como foi visto nos tópicos anteriores, as debêntures podem variar bastante, por contarem com tipos e regras diferentes, e essas diferenças influenciam o seu rendimento. 

Além disso, existem diferentes formatos de rentabilidade, como mostramos a seguir. Acompanhe!

Debêntures prefixadas

Na debênture prefixada um percentual de juros anuais é definido para a remuneração. Como o investidor fica a par dessa taxa antes mesmo da compra da debênture, é possível saber o quanto o investimento pode render antes de começar a investir.

Por exemplo, se for estabelecido que a debênture renderá 6% ao ano, não importa o quanto outras taxas como a inflação ou a Selic vão oscilar dentro desse prazo, ao final ela renderá 6%.

Debêntures pós-fixadas

As debêntures pós-fixadas não determinam o rendimento no momento da aplicação. Porém, também não são tiros no escuro, pois são atreladas a um indexador sobre o qual será feita a correção do título para calcular a rentabilidade.

Por exemplo, é comum que a rentabilidade da debênture siga o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Portanto, CDI para cima ou para baixo, o título acompanha. 

A B3 disponibiliza uma ferramenta que permite realizar uma simulação dos rendimentos dos investimentos indexados ao CDI, a CALC.

Debêntures híbridas

Na debênture híbrida, quando você compra o título, já sabe que seu rendimento será atrelado a uma taxa fixa de juros + um indexador, que geralmente é a variação da inflação oficial do país medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Como investir em debêntures?

Agora que você já sabe o que é investimento em debêntures, deve estar curioso sobre como começar a investir, não é mesmo?

O primeiro passo para investir em debêntures é abrir uma conta em uma corretora ou banco de investimentos, se você ainda não tem.

Existem várias delas no mercado: XP Investimentos, Rico, Clear e muitas outras. Pesquise e opte por aquela com melhor potencial de rendimento.

A Rico, por exemplo, oferece taxa ZERO para todos os investimentos em renda fixa, como é o caso das debêntures.

Para abrir sua conta, você só precisa informar seus dados e documentos, que costumam incluir: CPF, RG, endereço, telefone etc. Após a aprovação, já é possível começar a investir.

Na maioria dos casos é possível realizar todo o processo de investimento online, pela própria plataforma da corretora.

Basta pesquisar os títulos ofertados e garantir a aplicação com a transferência de dinheiro do seu banco, cadastrado no momento de abertura da conta.

Mas lembre-se de avaliar as debêntures e seus emissores antes de aplicar, para minimizar riscos e maximizar lucros. Dê preferência à:

  • debêntures com garantias reais;
  • debêntures incentivadas, com isenção fiscal;
  • debêntures de empresas consolidadas e com boas perspectivas de crescimento.

Se quiser visualizar melhor como é o processo de investimento em debêntures na plataforma de uma corretora, neste vídeo você vê na prática como aplicar no site da Rico:

Quer saber com ainda mais perícia o que é investimento em debêntures, além de se aprofundar em outros investimentos em renda fixa? Então inscreva-se no curso Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco.

Neste curso, você tem acesso a conteúdo facilitado por especialistas do mercado, com aprendizado prático e, o melhor, com modelo flexível que se adapta à sua rotina. 

Curtiu? Então clique no banner para se inscrever e invista em conhecimento para potencializar seus lucros! 

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School. 

Fique de olho também nos conteúdos do blog Xpeed, com publicações diárias para facilitar sua vida de investidor! 

Continue Aprendendo

spot_img