Conheça o perfil moderado de investidor e as melhores opções de ativos para o grupo

O que é perfil moderado de investidor e quais são as melhores oportunidades disponibilizadas pelo mercado financeiro para esse grupo? 

Geralmente, quando fazemos um cadastro em alguma plataforma de corretagem, precisamos preencher um questionário para identificar  o nosso perfil de investidor. Se  você já iniciou seus investimentos, com certeza passou por isso.

Essa prática é importante para que a instituição conheça melhor os seus clientes.  Pois, assim, ela consegue oferecer as melhores ofertas de acordo com suas características. Nesse sentido, há três classificações mais comuns:

  • conservador;
  • moderado;
  • arrojado.

Essa categorização torna-se cada vez mais importante para orientar os investidores frente a inúmeras variedade de produtos financeiros disponíveis atualmente, tanto na renda fixa quanto na variável. 

Portanto, se você deseja saber o que é perfil moderado para investimentos e qual estratégia deve ser utilizada ao montar sua carteira de ativos, continue a leitura até o fim!

O que é perfil moderado de investidor?

A oferta de ativos de produtos de renda fixa e de papéis da Bolsa de Valores é igual para todos. 

Entretanto, no mundo de investimentos, há inúmeros caminhos a se seguir e que dependem tanto dos objetivos de cada investidor, quanto do risco que cada um está disposto a se submeter.

Nesse sentido, os principais fatores que definem o que é perfil moderado são os seguintes:

  • valoriza a preservação e proteção do capital, mas está mais aberto a diversificar sutilmente sua posição em títulos mais arriscados de renda variável;
  • desenvolve um portfólio hegemonicamente composto por títulos de renda fixa, porém dedica um pequeno percentual para ações ou fundos imobiliários.
  • possui conhecimento um pouco mais aprofundado do mercado financeiro e já aprendeu alguns caminhos que geram maior rentabilidade ao seu capital;
  • tem uma carteira com risco médio.

Portanto, como o próprio nome já intui de maneira clara, o perfil moderado encontra-se no meio-termo entre o conservador e o arrojado

Nesse caso, recomenda-se um portfólio de ativos mais balanceado. Pois, apesar de querer proteção, ele abre um pouco mão da liquidez em prol de melhor rentabilidade.

Falando nisso, liquidez, segurança e rentabilidade compõem o que é conhecido como tripé do investimento. Quer saber como esse conceito pode te ajudar a investir de acordo com seus objetivos? Veja o vídeo abaixo!

Quais os melhores investimentos para perfil moderado?

Os melhores investimentos para perfil moderado podem estar em toda a parte. 

Afinal, em virtude da maior flexibilidade do grupo em agregar ativos mais conservadores com outros mais arrojados, tanto na renda fixa quanto na renda variável pode haver soluções interessantes. Tudo depende dos objetivos e vulnerabilidade a riscos por parte do investidor.

Vamos falar um pouco sobre essas duas classes tão distintas:

Títulos de renda fixa

Os títulos de renda fixa representam uma classe de investimento que dialoga com as necessidades tanto de investidores conservadores, quanto moderados. 

Entre os exemplos mais populares nesta categoria, estão:

  • Tesouro Direto;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • poupança;
  • contas correntes de bancos digitais;
  • Letras de Crédito, como LCI e LCA, entre outros.

Essas opções atraem investidores interessados em proteger o capital, ter rentabilidade previsível, flexibilidade de resgate e maior liquidez. A origem dos papéis são de títulos da dívida pública, no caso do Tesouro, ou de produtos bancários, como o CDB.

Aqui, as regras de remuneração estão dispostas no momento da aplicação e a maioria de seus ativos tem proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para aportes de até R$ 250.000.

>>> Entenda a diferença desses títulos: Batalha: qual a melhor opção de renda fixa entre 5 títulos?

 

Títulos de renda variável

Os títulos de renda variável são aqueles capazes de gerar maior rentabilidade, mas que também possuem maiores riscos associados. Diferentemente da renda fixa, não é possível prever qual será o retorno que o investidor terá naquele papel.

As opções disponíveis nessa classe de ativos, como as ações, fundos imobiliários e ETFs, são direcionadas para investidores moderados ou arrojados.

A volatilidade desses produtos está atrelada a fatores, como:

  • performance de gestão ou impacto midiático;
  • cenários políticos e econômicos, tanto internos quanto externos;
  • flutuação de câmbio;
  • variações no segmento de atuação da empresa emissora do ativo, entre outros.

Para mais informações, confira o vídeo da Xpeed School e descubra o que mais você precisa saber para investir em renda variável:

O perfil do investidor pode variar com o tempo?

Assinalado o que é perfil moderado e a importância de categorizar suas características como investidor, percebemos que há espaço para todos os tipos de temperamentos e estratégias de gestão de capital.

Nesse cenário , muitas pessoas se perguntam se existe uma tendência de mudança no perfil de investimento no decorrer do tempo? A resposta é sim!

Somos humanos, adaptáveis e vivemos em constantes mudanças que podem refletir na maneira como desejamos administrar o nosso capital. Nesse contexto, os investidores que se dedicam a: 

  • conhecer melhor como funciona o mercado de valores mobiliários; 
  • acompanham a dinâmica dos ativos de renda variável;
  • estão atentos às mudanças dos indicadores macroeconômicos, como a Taxa Selic e o IPCA;
  • desenvolvem habilidades para análises mais fundamentalistas;
  • e conseguem aliar as características dos ativos aos seus objetivos…

… estarão sempre mais propensos às mudanças de visão de mercado, do perfil de estratégia e da perspectiva de rentabilidade do seu capital. 

Já conferiu nosso Ebook com o GUIA DA BOLSA PARA INVESTIDORES?

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

O estudo e a informação são os motores da rentabilidade

Ficou claro o que é perfil moderado e quais são as características dos ativos mais indicados para esse grupo? Esperamos ter ajudado nesse processo de aprendizado!  

Afinal, em qualquer área do conhecimento, manter-se informado sempre é o melhor caminho. E no caso do mercado financeiro, não seria diferente.

Pois a busca constante por conhecimento e educação é a principal ferramenta que qualquer investidor — seja moderado, conservador ou arrojado —  precisa ter para alcançar seus objetivos financeiros.

Hoje em dia, por sinal, há vários profissionais capazes de orientar sua estratégia com informações valiosas para que você encontre segurança e estabilidade tanto na renda fixa quanto na variada.

Nesse sentido, veja como a Escola de Investimentos da XP Inc pode te ajudar a entender a dinâmica do mundo dos investimentos, assim como identificar oportunidades e riscos para que você possa superar esses desafios!

Bons investimentos!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img