Você sabe o que são eSports? Uma das principais tendências dos últimos anos, graças aos avanços tecnológicos que estamos vivenciando, os campeonatos de jogos eletrônicos vêm se destacando no ramo dos esportes e movimentando milhares de dólares em todo o mundo.
Quantas vezes você tirou um tempo para jogar Call of Duty ou Mortal Kombat e desejou poder passar horas jogando e ainda ser recompensado em dinheiro por isso? Agora, com os eSports esses sonhos são possíveis para milhares de atletas!
Ficou curioso para saber como funcionam os eSports e se ainda dá tempo de transformar esse sonho em realidade? Continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre o universo do eSports que é tendência mundial!
O que são eSports?
Os esportes eletrônicos, ou simplesmente eSports, são uma modalidade esportiva que se referem a competições organizadas de jogos eletrônicos. 🎮
Normalmente, essas competições são transmitidas online, através das plataformas de streaming, e alcançam milhares de telespectadores.
Como surgiram os eSports?
Apesar dos eSports terem se tornado populares recentemente, os jogos eletrônicos não são. A primeira competição de jogos eletrônicos aconteceu em 1972, nos Estados Unidos, quando alunos da Universidade Stanford nos Estados Unidos se reuniram para jogar Spacewar valendo o prêmio de um ano de assinatura da revista Rolling Stone.
Todos os games podem ser considerados eSports?
É comum as pessoas considerarem qualquer jogo eletrônico um eSport, mas não é bem assim. Para se tornar um eSport o jogo precisa proporcionar algum tipo de competitividade entre os jogadores e se tornarem populares ao ponto de chamar a atenção das empresas organizadoras dos campeonatos e dos patrocinadores desses eventos.
Quais as modalidades de eSports?
Existem diversas categorias de eSports que classificam os jogos de acordo com as suas principais características e os arquétipos dos jogadores para quem foi pensado.
Abaixo, apresentamos as modalidades de eSports e os jogos mais populares de cada uma delas:
Jogos de luta
Os fighting games são uma das modalidades populares de eSports. Em suma, são dois jogadores se enfrentando para ver quem consegue causar mais danos e acabar com a vida do adversário primeiro. Os principais jogos de luta são Street Fighter e Mortal Kombat.
Jogos de esportes
Provavelmente, você já ouviu falar de FIFA ou Pro Evolution Soccer (PES), certo? Esses são os dois nomes mais conhecidos na modalidade de jogos de esportes. Basicamente, os jogos simulam uma partida do esporte, reproduzindo os mesmos times e o formato de transmissão da TV. Por isso, eles são jogos de fácil compreensão e alta popularidade, já que tem apego dos fãs dos esportes.
Card Games
Os jogos de cartas são disputados entre dois jogadores que utilizam estratégias para montar o seu deck de cartas e vender o adversário. Os card games mais conhecidos são Hearthstone e GWENT.
MOBA
Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), ou Arena de Batalha Multiplayer Online em português, é a categoria mais conhecida na modalidade dos jogos de estratégia. Em resumo, no MOBA duas equipes, normalmente de cinco jogadores, competem em um campo de batalha para destruir a base adversária.
Para isso, os times montam diversas estratégias, que envolvem desde a escolha dos personagens com habilidades distintas até as decisões tomadas na hora da partida.
Dentro da modalidade MOBA os jogos mais conhecidos são Defense of the Ancients 2 (DOTA 2) e o League of Legends (LoL), que mobilizam torcidas e premiam as equipes ganhadoras com milhares de dólares.
FPS
A modalidade mais tradicional do eSports, os First Person Shooters são jogos de tiro em primeira pessoa. Em síntese, o jogo é visto todo pela perspectiva do jogador que em posse de uma arma de fogo combate com outros jogadores para sobreviver. O principal jogo de FPS é o Counter-Strike: Global Offensive, que movimenta milhares de dólares em competições de alto nível, seguido pelo Call of Duty.
Battle Royale
Assim como os jogos de tiro, o Battle Royale é uma modalidade de eSports caracterizada pela sobrevivência. Geralmente, a partida se inicia com dezenas de jogadores que têm como objetivo armar e lutar uns contra os outros para que vença o melhor. Ou seja, o último a ficar vivo.
Os jogos mais populares nessa modalidade são Fortnite, Free Fire e Call of Duty: Warzone, lançado em 2020.
RTS
O principal objetivo dos jogos RTS, sigla para Real Time Strategy (Estratégia em Tempo Real), é a conquista de território inimigo através do uso de estratégias de guerra. Para isso, você constrói exércitos, controla e trabalha na criação de defesas para fazer com que suas bases possam guerrear.
Apesar de não ser um gênero tão popular, os jogos de RTS StarCraft: Brood War e Warcraft III têm uma base de jogadores fiéis.
Os eSports são regulamentados?
O esporte eletrônico vem se destacando em todo mundo. Mas, apesar disso, o reconhecimento do eSports como uma modalidade esportiva ainda não é uma unanimidade.
Entretanto, alguns países já reconhecem os eSports como uma modalidade esportiva e regulamentaram profissões relacionadas aos eSports. Por exemplo, a China e a Coreia do Sul.
No Brasil, ainda não existe o reconhecimento dos eSports como uma modalidade esportiva. Entretanto, tramitam alguns projetos de lei que buscam regulamentar os esportes eletrônicos. É o caso da PL 383/2017 e da PL 7747/2017.
Confederação Brasileira de eSports
Fundada em 2017, a Confederação Brasileira de eSports (CBeS) tem como missão apoiar, desenvolver e organizar os eSports no Brasil. Para isso, a CBeS atua como uma ponte entre atletas, ligas e patrocinadores com o objetivo de profissionalizar os eSports no Brasil.
Como funcionam os torneios de eSports?
Os campeonatos de esportes eletrônicos funcionam de diversas formas, dependendo do jogo e do organizador do evento. Abaixo, falamos dos quatro formatos que existem atualmente:
- Knock-out ou Torneio: utilizado quando há grande quantidade de competidores, no knock-out as equipes ou jogadores são divididos em chaves e a cada derrota alguns participantes são eliminados;
- Round Robin ou Liga: é um campeonato de pontos corridos onde todas as equipes se enfrentam, acumulam pontos ao longo do campeonato, e as melhores são classificadas para as fases finais;
- Escalada: formato utilizado nas fases finais do CBLoL, na escalada a equipe mais bem classificada vai direto para a final, enquanto as outras 4 melhores classificadas se enfrentam até que reste apenas uma delas para disputar a final;
- Formato suíço: os atletas ou equipes são divididos em chaves e precisam jogar entre si para obter uma certa quantidade de vitórias e avançar na competição. Por exemplo, duas equipes se enfrentam em 3 partidas e a melhor avança.
Equipes profissionais vs equipes amadoras
Como algumas modalidades de eSports são jogadas em equipes, grupos amadores e profissionais começaram a surgir.
As equipes profissionais são formadas por atletas titulares e reservas, que têm contrato assinado e seguem um cronograma de treinos, assim como atletas de outras modalidades esportivas. Além disso, as equipes profissionais contam com o apoio de analistas, coach e manager que dão todo o suporte psicológico e técnico aos atletas.
Por outro lado, as equipes amadoras não têm o mesmo suporte das equipes profissionais. Por isso, muitas vezes as equipes só treinam nos dias próximos ao campeonato, já que os atletas possuem outras obrigações e mantém os eSports mais como hobbies.
Qual o impacto financeiro dos eSports?
Os eSports movimentam o mercado financeiro de diversas formas. Em primeiro lugar, está o stream onde o jogador faz transmissões ao vivo, como é o caso do Gaules. O streamer interage com o público e pode ganhar dinheiro através da quantidade de inscritos no canal, por anúncios vinculados ou doação de telespectadores.
Uma outra forma é com a venda de NFTs, os tokens não fungíveis que não podem ser substituídos. Muitos jogos NFT possuem itens e personagens raros que são conquistados à medida que você avança de nível nos jogos. Ao conquistá-los, você pode fazer a venda e ganhar dinheiro em forma de gamecoins, que são moedas digitais provenientes de jogos como o Bomb Crypto.
Por fim, os campeonatos profissionais onde os atletas ganham uma quantidade expressiva de dinheiro. Só para ilustrar, no CBLoL há prêmios de até R$400 mil por split e 100 mil para o primeiro colocado, enquanto nos campeonatos mundiais de Dota 2, as premiações chegam até US$ 47 milhões.
Por que os eSports estão conquistando o mercado de tecnologia?
De acordo com Pesquisa Game Brasil, 74,5% das pessoas têm o costume de jogar jogos eletrônicos, 39,6% joga todos os dias e 63,2% acompanha ou assiste eSports.
Além disso, com os avanços tecnológicos dos últimos anos, as pessoas têm mais autonomia para escolher suas formas de entretenimento e a relação com seus ídolos mudou. Agora, é possível dialogar e se manter mais próximo das pessoas que você admira. Como jogadores de eSports estão em contato com o seu público, isso os fortalece ainda mais.
Diante dessas informações fica fácil de entender porque os eSports vêm se destacando tanto no mercado de tecnologia e chamando a atenção de diversas empresas, não é mesmo?!
Como os desenvolvedores de games estão envolvidos no eSports?
O desenvolvedor de jogos é o profissional responsável por criar, projetar e executar os jogos. Normalmente, os desenvolvedores participam desde a concepção da ideia até o conceito artístico, mas a principal atuação é na fase de desenvolvimento e de testagem dos jogos.
Considerações finais
Os eSports não são novidades. Há anos que eles existem, mas só se consolidaram no mercado recentemente.
De agora em diante, a tendência é que cresçam o número de eSports, a quantidade de campeonatos e espectadores, além da quantidade de oportunidades de trabalho para profissionais que atuam nos bastidores. Esse é um mercado que tem tudo para ser uma das principais fontes de renda no futuro!
Se você quer aprender mais sobre o universo dos eSports e fazer disso uma profissão, participe do Dev Summit! O evento é online, totalmente gratuito e reúne os maiores nomes do desenvolvimento de software do Brasil. Não fique de fora!