O que são soft skills? 3 formas de desenvolver essas habilidades comportamentais

Consideradas as habilidades do futuro, as soft skills predominam em processos seletivos. Descubra neste artigo como desenvolvê-las e por quê!

Soft skills são habilidades comportamentais que podem estar presentes ou não no repertório de cada indivíduo, impactando diretamente a forma como ele lida com tarefas do dia a dia e como ele se relaciona com as pessoas à sua volta.

Quando uma empresa precisa contratar, o primeiro passo é definir o escopo da vaga. Isso significa mapear as habilidades comportamentais e técnicas que um profissional deve ter para executar as atividades que lhe são atribuídas.

Desenvolvedores, por exemplo, devem conhecer linguagens de programação, enquanto designers precisam dominar programas de edição. Mas, além dessas competências específicas, outros critérios devem ser considerados: as soft skills.  

Mesmo em áreas nas quais os conhecimentos técnicos são fundamentais, as habilidades sutis têm ganhado cada vez mais espaço.

Logo, essa é uma estratégia que os recrutadores usam para encontrar candidatos mais completos e compatíveis com as expectativas do negócio.

Quer entender melhor este assunto para se tornar um profissional mais completo? 

Neste post, além de explicar o que são soft skills ou habilidades comportamentais e sua importância, mostraremos quais são as mais relevantes para o mercado de trabalho e como desenvolvê-las. Quer aprender? Então, vem com a gente!

O que são soft skills?

Soft skills são habilidades comportamentais que interferem diretamente na forma como cada indivíduo lida com as próprias emoções e com as pessoas ao seu redor, impactando diretamente na forma como se porta e realiza seu trabalho.

Durante muito tempo, o que definia um bom profissional eram sua formação e o nível de conhecimento sobre a área em que atuava. Ou seja, sua qualificação era medida a partir de suas habilidades em torno de processos, ferramentas e sistemas.

Hoje, porém, essas habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, passaram a dividir espaço com outras, um pouco mais complicadas de mensurar, as soft skills.

Podemos dizer que as soft skills estão ligadas ao comportamento humano diante das mais variadas situações. Isto é, ao conjunto de habilidades que uma pessoa tem para administrar suas relações e as próprias emoções.

Entre os principais exemplos dessas habilidades soft, temos: empatia, facilidade de comunicação e inteligência emocional.

Quer se aprofundar um pouco mais neste conceito e entender qual a diferença entre hard skills e soft skills? Dê o play no vídeo abaixo e fique por dentro:

Por que as soft skills são tão importantes?

Ao se candidatar a uma vaga de emprego, a pessoa declara ter os requisitos técnicos solicitados pela posição. Além disso, seu currículo reúne e reforça essas informações, correto?

Mas, como saber se, além de qualificado, este profissional também está comportamentalmente preparado para exercer tal função?

Quando falamos sobre novas relações de trabalho, ir além da capacidade técnica tem sido cada vez mais importante. Afinal, de que adianta um gestor dominar a área em que atua, mas não ter senso de liderança e empatia, por exemplo?

É justamente sob essa ótica que as soft skills têm ganhado cada vez mais relevância no mercado de trabalho.

Enquanto as características técnicas podem ser facilmente conquistadas, a partir de fontes educacionais, as sutis se desenvolvem individualmente. Elas são mais complexas, porém, mais valiosas, pois são resultados de experiências.

Muitas vezes, ter no time um profissional emocionalmente preparado, resiliente ou colaborativo, pode ser mais importante que alguém tecnicamente capaz. 

< Quer saber como se destacar? Então, leia este post: Gestão de carreira: como ela pode contribuir para o seu crescimento profissional />

6 exemplos de soft skills que se destacam no mercado de trabalho

Como vimos, as soft skills têm ganhado espaço no mercado de trabalho. Em alguns casos, inclusive, a demonstração de habilidades emocionais tem sido mais valiosa que o domínio da técnica em si, ou seja, as hard skills

São diversas as características comportamentais que contribuem com a carreira de um profissional. Provavelmente você possua — ou ao menos já ouviu falar — em muitas delas. Por isso, apresentamos aqui seis das mais requisitadas pelas companhias:

1. Resiliência

Sabe aquela famosa ideia de fazer de um limão uma limonada? Esse é basicamente o conceito da resiliência: enfrentar desafios sem fraquejar e tirar ensinamentos a partir deles. 

Atualmente, a resiliência ganhou a atenção dos recrutadores. Afinal, desafios fazem parte da rotina profissional. Dessa forma, o cenário perfeito está formado quando um profissional é capaz não só de encará-los, como também gerar bons resultados a partir deles. 

2. Colaboração

Saber trabalhar em equipe sempre foi uma característica valorizada pelo mercado. Mas isso não significa, necessariamente, ser colaborativo. 

Unir-se a um grupo de pessoas em prol de objetivos é o comportamento esperado dessa soft skill. Com ela, um profissional se junta a outros com habilidades e visões diversas para viabilizar a troca e a construção de produtos e ideias

3. Flexibilidade

Flexibilidade é um dos adjetivos frequentemente usados por candidatos em entrevistas de emprego. Mas, engana-se quem pensa que ela se resume a ouvir a opinião do outro.

Na verdade, uma pessoa flexível é aquela que não só ouve, mas também pondera e, se necessário, recalcula a rota a partir das informações obtidas. 

4. Comunicação assertiva

Saber se expressar é uma skill muito importante, pois é por meio da comunicação que você consegue explicar, pedir e esclarecer uma série de coisas.

Essa é uma característica que nem todos conseguem evoluir, principalmente quando é preciso falar em público, como em apresentações ou em reuniões. 

Contudo, atualmente há uma série de cursos que apresentam técnicas eficazes para evoluir neste aspecto. 

5. Empatia

A pessoa que tem grande empatia é aquela que, essencialmente, se coloca no lugar do outro. Aqui, saber ouvir, escutar e entender o próximo são algumas das atitudes primordiais, especialmente quando falamos de liderança.

Essa postura faz com que o relacionamento em qualquer nível hierárquico seja melhor e mais produtivo. Como consequência, o time fica mais próximo e se torna mais resiliente aos desafios do dia a dia.  

6. Ética

A ética é uma das soft skills mais relevantes. Isso porque ela mostra a conduta das pessoas, tanto na vida profissional como na pessoal. Algumas das características mais importantes aqui são: respeito, honestidade e lisura.

< Quer sair na frente de seus concorrentes? Então leia este post: Quais são as profissões do futuro na área de tecnologia? Como se preparar? />

Como desenvolver soft skills? 3 caminhos promissores

Agora que você sabe o que são soft skills e conhece as principais, que tal aprender como desenvolver essas habilidades comportamentais, a fim de se tornar um profissional ainda mais desejado no mercado de trabalho?

Como vimos, diferentemente das hard skills, que são habilidades mais técnicas, as soft skills estão relacionadas às nossas vivências.

Tendo isso em mente, há três formas que são consideradas a base para trabalhar e evoluir tais características. Confira, a seguir, quais são elas:  

1. Saiba se autorregular

Lidar com as emoções nem sempre é uma tarefa fácil. O estresse diário, causado geralmente pela pressão do trabalho, pode respingar também no seu emocional.

Por isso, o ideal é equilibrar esse lado e saber administrar a impulsividade. Caso você seja líder, por exemplo, desenvolver essa habilidade é essencial para ganhar a confiança do time em momentos-chave.

Uma boa dica neste sentido é praticar meditação diariamente.

2. Aprenda a gerenciar seu tempo

O gerenciamento de tempo é fundamental para que você possa ter disciplina na entrega das tarefas. Logo, é essencial criar uma rotina para otimizar o dia a dia e não se perder.

Uma boa forma de se desenvolver neste campo é estabelecer prazos pessoais para executar cada trabalho, não se estendendo além dele. 

3. Seja adepto da cultura do feedback

Para que você possa melhorar dia após dia, que tal implementar uma cultura de feedback?

Crie o hábito de pedir para que as pessoas avaliem seu desempenho, apontando seus pontos fortes e os que necessitam de melhorias. Assim, você terá uma visão diferente da sua própria percepção, o que permitirá corrigir algumas falhas.

< Leia também: O que é Treinamento e Desenvolvimento, para que serve e tipos />

Que tal começar a desenvolver suas soft skills e hard skills hoje mesmo?

Soft skills e hard skills são fundamentais para o bom desempenho em qualquer cargo. Porém, cada vez mais, as habilidades comportamentais têm ganhado destaque, tornando-se elementos essenciais para quem deseja se destacar.

Agora que você já sabe o que é soft skill e como esse tipo de habilidade se encaixa em sua vida, que tal aprimorar o seus conhecimentos e investir na sua carreira profissional?

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