O que é Open Insurance e como ele afeta o mercado de seguros?

O processo de transformação digital depende diretamente do avanço da tecnologia. Afinal, são recursos como inteligência artificial e Big Data que viabilizam o desenvolvimento de soluções mais modernas e funcionais. No setor de seguros, o Open Insurance é a promessa de mais integração e agilidade para o mercado.

Talvez esse termo ainda seja novo para você, mas seu propósito se assemelha a outro mais popular: o Open Banking.

Se ainda assim você tem dúvidas sobre o tema, não se preocupe: aqui neste artigo explicamos o que é o Open Insurance. Além disso, falamos sobre seus impactos e benefícios no mercado, e por que esse investimento pode ser uma boa opção.

Open Insurance: o que é e como funciona?

O primeiro passo para entender o que é Open Insurance é traduzir o termo para o português. Open significa “aberto”, enquanto insurance significa “seguro”. E o que é “seguro aberto”?

Como o nome já sugere, Open Insurance, também conhecido como Sistema de Seguros Aberto, é um sistema que usa tecnologia para integrar dados e serviços de empresas de seguros, viabilizando seu acesso e compartilhamento.

Talvez você associe essa definição à do Open Banking, conceito que ganhou espaço no mercado financeiro nos últimos tempos. Nele, o objetivo é dar as informações na mão dos clientes, além de permitir que os dados sejam compartilhados com outras empresas do setor.

Reconheceu a semelhança? Nós explicamos: o Open Insurance é baseado no Open Banking e, mais que isso, ele é parte do sistema de Open Finance. E o seu funcionamento?

Como dissemos, o sistema usa tecnologia para acessar e disponibilizar as informações sobre os segurados. Isso é feito com a ajuda de APIs, que são ferramentas que conectam os sistemas das empresas e permitem que elas se comuniquem com segurança e eficiência.

Como ponto regulatório e justamente para manter a segurança nas operações, as instituições e suas APIs precisam seguir as diretrizes estabelecidas pelo sistema de Open Finance.

Com o Open Insurance estabelecido, um cliente pode solicitar o compartilhamento de seus dados com outras seguradoras. Assim, ele pode ter acesso a condições e ofertas alinhadas com suas necessidades. Além disso, o sistema também prevê a suspensão do acesso a essas informações caso solicitado pelo cliente.

Quais os principais impactos do Open Insurance no mercado?

Durante muitos anos, o mercado de seguros foi visto como tradicional e imutável. Nele, seguradoras ofereciam seus produtos e soluções a clientes, que por sua vez, permaneciam com o vínculo por anos.

Com o sistema, esse cliente passa a ser dono de suas informações, além de ter maior visibilidade sobre as opções oferecidas pelo setor. Por isso, podemos dizer que a democratização do acesso a produtos de seguros é um dos principais impactos do Open Insurance.

Outro impacto decorrente desse movimento é o da concorrência. Isso porque, com a facilitação no acesso aos serviços e condições disponíveis, o cliente tem mais insumos para escolher que soluções deseja. Para manter e fidelizá-lo, as companhias terão que abrir a concorrência, promovendo agilidade no serviço e boas opções de negociação.

Por fim, outro impacto provocado pelo Open Insurance no mercado de seguros é causado pela tecnologia.

Nesse sistema, as APIs — fundamentais no processo de transformação digital de instituições como bancos e seguradoras —, disponibilizam uma grande quantidade de dados para as empresas, que podem usá-los estrategicamente em prol do crescimento. Antes, a coleta desses mesmos dados poderia ser definida como custosa ou até mesmo impossível.

>>> Falando em democratização, você sabe por que a educação financeira é tão importante para o mundo? No vídeo abaixo, a economista italiana Annamaria Lusardi fala sobre o tema e como ele está relacionado com o mundo de hoje e do futuro.

E quais os benefícios do Open Insurance?

No Open Insurance, os benefícios são gerados tanto para o cliente quanto para as empresas. Do lado do consumidor, a possibilidade de comparar ofertas e condições de diversas seguradoras é uma das maiores vantagens. Assim, ele tem visibilidade sobre as opções disponíveis e que mais se adequam às suas expectativas e necessidades.

Do lado das empresas, o acesso aos dados e a velocidade na troca das informações é um dos principais benefícios. Com isso, ele pode se adaptar ao movimento do mercado e pensar em soluções cada vez mais atuais e personalizadas.

Veja outros dos principais benefícios desse sistema:

Para o cliente:

  • Visibilidade e controle sobre seus dados.
  • Aumento da oferta de produtos e serviços, decorrente da concorrência entre as empresas.
  • Democratização do serviço de seguros, com mais opções para o público.
  • Facilidade na portabilidade entre seguradoras.
  • Melhores condições de negociação.

Para as empresas:

  • Possibilidade de parcerias para o fornecimento de soluções inovadoras e relevantes.
  • Abertura do mercado, com maior visibilidade das opções e ofertas.
  • Maior especialização do mercado, seus produtos e soluções.
  • Maiores recursos de tecnologia para apoio na construção de soluções.
  • Maior volume de negócios.

Por que investir em Open Insurance?

A tecnologia está cada vez mais incorporada no dia a dia das pessoas e empresas. Como consequência, a transformação digital se torna uma realidade cada vez mais próxima também. Em um futuro não muito distante, ela será divisora entre empresas fortes e frágeis. Assim também é no Open Insurance.

Imagine um único sistema, disponível para todas as instituições. Nele, milhares de dados que revelam o perfil e desejos de consumidores ao redor do país. O que você pode fazer com essas informações?

Sem dúvidas o investimento nesse sistema é, além de natural, um movimento necessário entre empresas que querem sobreviver à digitalização e, claro, se destacar.

>>> E falando sobre sistema financeiro, futuro e benefícios, que tal conhecer os conceitos essenciais para investir na Bolsa de Valores? Neste e-book preparado pela Xpeed, você tem acesso a um guia rico para consulta e que irá ajudá-lo a aplicar seu dinheiro com mais propriedade. Para baixar, é só clicar aqui.

Continue Aprendendo

spot_img