O que é e como fazer um orçamento familiar? Entenda tudo sobre o tema!

Aprenda a fazer um orçamento de forma rápida e eficiente em apenas 5 passos!

Aprender como fazer um orçamento familiar é uma ótima arma que o cidadão possui para fugir de dívidas, pagar suas contas e adquirir bens com mais tranquilidade e se educar financeiramente.

Entender a importância desse recurso é fundamental para ter maior controle financeiro sobre o que você tem de receita e gastos no seu núcleo familiar. Essa autonomia sobre o próprio dinheiro, inclusive, ainda é um grande desafio a ser superado no Brasil.

No período pré-pandemia da Covid-19, 46,2% dos brasileiros viviam em famílias que atrasaram pelo menos uma conta fixa em função de complicações financeiras

Além disso, em média, apenas 4,1% do orçamento familiar brasileiro vai para multiplicação de patrimônio em investimentos, o que demonstra uma dificuldade em fazer o dinheiro sobrar no fim do mês.

Todos esses dados foram coletados pela última Pesquisa de Orçamento Familiar realizada pelo IBGE e reflete dados de 2017 e 2018. Após a pandemia, a tendência é que esses números estejam ainda piores.

Diante disso, preparamos esse conteúdo educativo para que o leitor entenda de forma mais clara o que é orçamento familiar, como fazer um e qual a importância dessa prática no cotidiano. Leia nosso guia até o fim para entender tudo!   

O que é orçamento familiar?

O orçamento familiar é um recurso de controle financeiro que leva em consideração todos os rendimentos e remunerações na receita mensal e todos os gastos fixos e uma projeção de consumo no mesmo período.

Você já parou para pensar no tanto de contas e despesas que você tem todo o mês e de como vai lidar com tudo isso sem ficar no vermelho? São diversas contas de luz, água, gás, internet, educação, saúde, alimentação, lazer, financiamento de carro e apartamento e uma lista que não acaba mais.

Além disso, até sua própria receita às vezes é difícil de administrar. Além dos próprios rendimentos, há também a remuneração do cônjuge, retorno de investimentos e outras diversas fontes possíveis de recursos para lidar com seus gastos.

Diante da complexidade dessa missão, entender o que é orçamento familiar mostra sua eficiência. A importância de espelhar esses números em uma planilha de Excel, aplicativo de celular ou até manualmente em um caderninho propício vai te dar bem menos dor de cabeça na hora de gerir seu dinheiro. 😌

Sem ele, as chances de você perder o controle sobre suas finanças e acumular dívidas são grandes. E quando esse erro é cometido de forma sistemática e repetidamente, os juros serão impiedosos e impactarão diretamente no aumento do seu custo de vida. 

Portanto, quer aprender como fazer um orçamento familiar? Vamos te mostrar que vai ser mais simples do que a complexidade de suas contas faz parecer. Confira no próximo tópico.

banner do ebook "finanças para casais"

Como fazer um orçamento familiar em 5 passos?

1 – Defina todas as suas receitas

Essa talvez seja a parte mais simples do processo, mas ainda sim é preciso ter atenção redobrada para saber quais são todas as suas fontes de receita para, dessa forma, saber exatamente quais são seus recursos para tocar o orçamento familiar.

Deve ser levado em consideração, por exemplo, todos as remunerações e rendimentos dos membros economicamente ativos, como:

  • remuneração de emprego; 
  • herança ou algum tipo de pensão; 
  • extras e participação em lucros; 
  • rentabilidade de investimentos;
  • ajuda de outros parentes;
  • e recebimento de dividendos.

Finalizada a contabilização das receitas, vamos agora para a parte mais complicada: os gastos.

2 – Organize todos as despesas 

Esse segundo passo da organização do seu orçamento familiar exige atenção e paciência redobradas. 

Afinal, aqui entram além de todos os custos básicos, como luz, energia, água, alimentação, aluguel e saúde, mas também outras despesas como mensalidade de escola e faculdade, internet, impostos (IPVA, IPTU, Imposto de Renda e etc) e outros gastos diversos.

🤔 Por fim, e não menos importante: não esqueça de anotar suas dívidas e parcelas de financiamento e outros produtos comprados no prazo. Não adianta fechar os olhos para a realidade de dívidas que ainda são cobradas e geram juros crescentes com a desculpa de que “esse gasto é do passado”.

Afinal, dívidas e atraso nos empréstimos bancários são a grande armadilha da gestão do seu dinheiro e livrar-se deles é o primeiro passo na busca pela sua liberdade financeira. Juros cobrados pelos credores costumam, por exemplo, ser bem superiores aos rendimentos de investimentos em renda fixa.

Dessa forma, você pode estar ilusoriamente achando que está “ganhando dinheiro” com algum capital investido, porém a rentabilidade é corroída pelas suas dívidas. 

Portanto, todo e qualquer gasto deve estar na ponta do lápis e compor seu orçamento familiar!

3- Concentre todas essas informações em um documento

Agora chegou a hora de juntar todas as informações coletadas e reproduzi-las em um documento específico. Como já mencionamos, para essa tarefa, uma planilha de excel ou até mesmo papel e caneta podem resolver os problemas.

Sendo assim, um ótimo exemplo de orçamento familiar para organizar seus gastos, que é mais parte mais complicada, é por meio de categorias, como:

  • transporte;
  • supermercado;
  • saúde;
  • contas residenciais;
  • dívidas;
  • parcelamento, etc.

Dessa forma, você terá muito mais poder de decisão e gestão para ver onde está gastando mais ou então onde poderia alocar mais dinheiro. 

Esse documento, no final das contas, funcionará como um mapa de todas as suas finanças para que você tenha inteira autonomia para aprimorar seu orçamento da melhor maneira possível.

Caso você procure praticidade, apps ou outras ferramentas virtuais oferecem modelos prontos para agilizar a montagem e gestão do seu orçamento familiar. 

Entretanto, por meio de planilhas e agendas, você pode criar um modelo mais personalizado e voltado para suas necessidades. Enfim, opções não faltam!

< Quer conhecer 5 dicas para economizar nas contas do mês? Otimize seu orçamento com esse vídeo do canal Investimento às Claras />

4 – Organize-se para atualizar o orçamento familiar

Dica importante: não adianta perder tempo montando seu controle financeiro familiar para simplesmente esquecê-lo e esquecer de atualizá-lo. 

Há também o caso das pessoas que tiram apenas um dia do mês para preencher todo o orçamento de uma só vez. 

😥 Isso pode ser deveras perigoso, pois como vimos, há uma diversidade de despesas a serem identificadas e deixar todas para um momento apenas pode ocasionar em esquecimento ou algum dado impreciso.

Portanto, avalie com sua família qual a melhor maneira de atualizar rotineiramente o documento para que ele seja preciso, confiável e não gere desgaste.

5 – Avalie suas finanças para realizar projetos e investimentos

Por fim, trabalhe para que seu orçamento familiar termine sempre no azul e você tenha a condição necessária para guardar dinheiro e fazer investimentos para projetos pessoais, seja de renda fixa ou de renda variável.

Sabe aquele carro dos seus sonhos ou a viagem para aquele país que você sempre desejou conhecer? Quer planejar sua aposentadoria ou adquirir sua casa própria daqui uns anos?

Com as finanças organizadas, tudo isso é plausível desde que pensado com estratégia! Use seu orçamento para hierarquizar prioridades e canalizar seu capital para aquilo que realmente te interessa, seja no curto ou no longo prazo.

Vendo quanto sobra para realizar seu sonho da casa própria, por exemplo, você consegue gerir quanto da sua receita mensal você pode direcionar para encorpar esse projeto e fazê-lo acontecer no futuro.

Qual a importância de um orçamento familiar?

A importância de entender o que é orçamento familiar e implementá-lo para gerir suas finanças é o primeiro passo para que você possa atingir a tão sonhada liberdade financeira.

Afinal, nada como ter total controle sobre seu dinheiro para poder utilizá-lo a seu favor e não virar escravo dele, que é o que acontece quando estamos afogados em dívidas e incapazes de tomar decisões com maior autonomia.

Em um país onde 53% dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro, segundo a InfoMoney, ter disciplina e educação financeira para ditar os rumos do seu capital é uma prática emancipadora! 

👉 Para isso, você pode contar com ajuda de projetos educacionais como os Cursos Livres da XP Educação, inseridos na plataforma Multi+, uma assinatura mensal que cabe no seu bolso!

E não só isso: com esse suporte, você também vai aprender quais opções de investimento do mercado financeiro de acordo com seu perfil de investidor

Continue Aprendendo

spot_img