4 tipos de planilha de gastos pessoais para você criar a sua

Cuidar da vida financeira nem sempre é uma tarefa fácil, mas deixar de organizá-la pode se tornar um problema maior ainda. Por isso, uma planilha de gastos mensais pode ser uma ferramenta poderosa para equilibrar as suas finanças.

Existem diversos modelos intuitivos e dinâmicos, mas na hora de montar a sua planilha, é importante incluir informações como, custos, despesas, orçamento, entre outros dados.

A propósito, você quer saber como fazer? Neste artigo você vai saber como classificar seus gastos pessoais de maneira rápida e fácil e, assim, manter suas contas em dia.

O que é uma planilha de gastos pessoais?

Uma planilha de gastos pessoais é um documento que facilita a organização das suas finanças, proporcionando uma análise completa do que você gastou e prevendo o que você ainda irá comprar.

A tecnologia trouxe variações de planilhas automatizadas, o que possibilita maior agilidade do usuário, principalmente porque elas podem estar disponíveis em aplicativos.

Mas isso não significa que você deva usar esse método se não se sentir confortável. A modernização das planilhas de gastos mensais veio para substituir o famoso caderno de despesas, mas isso não impede de você continuar usando se lhe faz bem.

O importante é utilizar uma ferramenta que você possa manusear de forma simples e constante em sua vida financeira.

Por outro lado, existem padrões que ajudam a construir uma boa planilha, contendo desde informações básicas até as mais complexas. O importante é começar a evoluir, e é isso o que faremos nos próximos tópicos.

Por que ter uma planilha de gastos pessoais?

Saber como classificar os gastos pessoais ainda não é um costume na vida do brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2020, durante o início da pandemia do coronavírus, parte da população se sentia confusa para lidar com o próprio dinheiro.

De acordo uma pesquisa do Instituto Axxus, divulgado pela CNN, 76% dos entrevistados confessaram que não conseguiram administrar o dinheiro durante o isolamento social, enquanto 86% perderam o total controle sobre as finanças.

Conforme os dados, é possível perceber a importância de ter uma planilha de gastos pessoais organizada. Sendo assim, listamos para você três razões para começar a fazer a sua agora mesmo:

1. Reduzir os custos

Você sabe para onde o seu dinheiro vai? Essa é a primeira pergunta que deve ser feita na hora de construir uma planilha de gastos pessoais. Avaliar quais áreas consomem maior parte do seu dinheiro fará você traçar estratégias para diminuir suas contas.

Por exemplo, se a maioria do seu orçamento vai para o transporte com o uso de aplicativos e táxis, você pode considerar se deslocar a pé, usar uma bicicleta ou transporte público.

O mesmo caso é se você tem um guarda-roupa repleto de peças novas e percebe que grande parte dos seus custos no cartão de crédito são referentes a elas. Será que não é o momento de reduzir as compras e usar mais o que tem em casa?

2. Observar os gastos sem utilidade

Com uma planilha de gastos mensais você diminui surpresas indesejadas, como o cartão de crédito esgotado ou o cheque especial.

Além do mais, o documento também possibilita que você verifique se está pagando por serviços não usáveis, como canais de TV por assinatura, streaming, planos de celular, etc.

3. Investir melhor 

Se você deseja ter uma reserva financeira ou entrar no mundo dos investimentos, a planilha possibilita avaliar o dinheiro que está sobrando e, assim, encarar as duas possibilidades.

4 tipos de planilhas de gastos pessoais

Para você saber como classificar seus gastos pessoais, listamos quatro modelos gratuitos de planilhas que irão ajudá-lo a controlar suas contas ao longo do mês. Veja a funcionalidade de cada uma:

1. Planilha de gastos pessoais mensais

Neste tipo de planilha você deve adicionar o custo e saber a diferença entre os gastos. Dessa forma, você vai saber o que sobrará ou faltará no fim do mês.

Sendo assim, inclua na planilha gastos como:

  • transporte;
  • alimentação;
  • entretenimento;
  • luz;
  • água;
  • aluguel;
  • entre outros.

2. Planilha para controle de cartão de crédito

Cartão de crédito pode ser um grande problema se não for controlado de forma correta, como vimos anteriormente. Por isso, insira neste tipo de planilha, dados como:

  • cobrança;
  • pagamento;
  • quantidade de parcelas;
  • taxas de transação;
  • juros.

Como o saldo é calculado automaticamente, você pode criar a tabela pensando em mais de um cartão.

3. Planilha para orçamento familiar mensal

Este tipo de tabela oferece um gráfico com o percentual de gastos para cada um dos itens, como:

  • alimentação;
  • mensalidade escolar de cada um dos filhos;
  • transporte;
  • cuidados pessoais;
  • investimentos.

4. Planilha para gastos no supermercado

Um dos tipos de planilha de gastos pessoais mais importantes (afinal, todos precisamos consumir alimentos), neste caso a lista de compras deve ser completa e separada por categorias para facilitar a divisão de itens, inclusive, coloque os preços e as quantidades.

Desta maneira fica muito mais fácil avaliar se o valor total da compra está elevado e, assim, decidir o que poderá substituir ou eliminar na próxima compra.

>>> Leia também: O que é e como fazer um planejamento financeiro? 

Aprenda a controlar seus gastos

Saber como classificar os gastos pessoais é um passo à frente de quem ainda tem dúvidas sobre como resolver os problemas financeiros. Mas mais do que ter uma planilha de gastos pessoais, reconhecer os próprios conflitos sobre finanças é um privilégio, o que evita repetir os mesmos erros. 

Para aprimorar o controle de gastos, recomendamos o Combo: Cursos de Educação Financeira. Produzido tanto para o investidor iniciante quanto ao avançado, você aprende desde os primeiros módulos a ter autoconhecimento financeiro e a entender a sua relação com o dinheiro. 

Que tal começar agora mesmo? Clique no banner abaixo e inicie uma nova etapa na sua vida.

 

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

 

Continue Aprendendo

spot_img