Para entender a pontuação da bolsa de valores, precisamos compreender algumas definições, como por exemplo o que é o Ibovespa. O Ibovespa, ou IBOV, outro termo que o nomeia, é o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a bolsa do Brasil, a B3.
A primeira coisa que você precisa saber sobre o Ibovespa, e sua pontuação, é que este é um indicador de importância crucial no mercado financeiro, pois é responsável por medir o desempenho médio das ações negociadas diariamente na bolsa.
O IBOV é calculado com base nos ativos que compõem sua carteira teórica de ações, composta pelas empresas que mais movimentam as negociações no mercado no dia a dia.
Há uma reavaliação das companhias que fazem parte da composição dessa carteira a cada quatro meses, permitindo sua diversificação.
Hoje, o índice é composto por cerca de 70 empresas de setores variados como varejo, commodities, fabricantes de bens de consumo e a participação máxima é de 20% por companhia.
Os critérios utilizados para escolher as empresas que compõem essa carteira são:
- liquidez;
- volume de negociação
- e participação do ativo nos pregões dos últimos 12 meses.
Para você ter ideia da importância do Ibovespa, a pontuação da bolsa de valores, saiba que ele é considerado o benchmark da renda variável.
Portanto, entendê-lo e acompanhá-lo é de fundamental importância para quem lida com esse tipo de investimento. Então vamos conhecer melhor esse índice?
O que são os pontos do Ibovespa? Como funcionam?
Simplificando, podemos definir os pontos do Ibovespa como um indicador do ânimo do mercado.
Ou seja, a pontuação da bolsa de valores revela como anda a dinâmica do mercado de ações, dependendo de diversos fatores, como por exemplo a expectativa dos investidores e os cenários político e econômico, nacional e internacional.
De maneira simples, podemos dizer que essa dinâmica se dá da seguinte maneira:
- quando os pontos do Ibovespa sobem, isso quer dizer que a maioria das ações estão valorizadas, o que é um bom sinal para os investidores;
- quando caem, é sinal de desvalorização, o que pode acender um alerta vermelho para os investidores.
Como funciona a pontuação da bolsa de valores?
A pontuação da bolsa de valores é calculada considerando o valor de negociação das ações que compõem a carteira teórica do IBOV.
Funciona da seguinte maneira:
- cada ponto equivale a 1 real. Em outras palavras, se o índice estivesse em 100 mil pontos, isso representaria um portfólio de 100 mil reais de ações negociadas.
Hoje, você pode consultar o Índice Bovespa em tempo real fazendo uma busca rápida no Google. Veja:
Também pode procurar o histórico da pontuação na própria B3, basta inserir o ano e o semestre nos campos exigidos:
Breve histórico da pontuação da bolsa de valores
Como explicamos anteriormente, a pontuação da bolsa de valores tende a variar de acordo com as dinâmicas do mercado.
Se no país e no mundo o cenário é de estabilidade política e econômica, então é provável que essa pontuação cresça, ou pelo menos se mantenha estável. Se não, isso pode levar à sua queda.
O histórico de pontos do Ibovespa se manteve estável e até com momentos de crescimento, desde quando iniciou em 1968, com 100 pontos base.
De acordo com o site Valor Econômico, em dezembro de 2019 teve um de seus melhores desempenhos nos últimos 10 anos, chegando a quase 120 mil pontos.
Porém, no ano seguinte, por conta da pandemia de Covid-19, que desencadeou um clima de instabilidade no cenário mundial, teve seu pior desempenho, caindo para 70 mil pontos.
Quer entender ainda melhor o que são pontos da bolsa de valores e sobre renda variável?
Como você pôde perceber, entender e acompanhar a pontuação da bolsa de valores é ponto estratégico para quem deseja investir em ações e outros tipos de investimentos em renda variável.
Então, que tal começar investindo em conhecimento sobre o assunto? Começamos indicando o nosso e-book gratuito “Guia da Bolsa para Investidores“.
Neste material, separamos os conceitos essenciais que você precisa saber para investir na bolsa de valores.
E O MELHOR: com este e-book, você terá um guia ideal para consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade.
Nossa outra sugestão, para você se aprofundar e tomar decisões ainda mais acertadas em seus investimentos é o curso “Aprenda a investir na bolsa de valores”.
Com ele você tem acesso a conteúdo facilitado por Leandro Rassier, educador financeiro na XP há mais de 20 anos.
Além disso, o curso oferece método estruturado e pragmático e aprendizado prático com diferentes recursos de engajamento. E, o melhor, com modelo flexível para se adaptar a sua rotina.
Clique no banner e se inscreva agora mesmo para potencializar seus lucros!
Fique de olho também nos conteúdos do blog Xpeed, com publicações diárias para facilitar sua vida de investidor!