Conheça as 10 principais distribuições do Linux e suas características

Muita mais do que um sistema operacional gratuito, ele oferece diversas possibilidades de uso

Se você trabalha com tecnologia, provavelmente já ouviu falar do sistema operacional Linux, certo? Ele é uma das opções em sistema da informação além do Windows e Mac OS que se destaca pela personalização. Só que uma das tarefas mais difíceis na hora usar o Linux é a sua escolha, pois as distribuições Linux possuem um leque de possibilidades que podem ser melhores encaixadas em diferentes objetivos. 

Esse sistema por si só já se destaca por ser gratuito, mas não é só esse fator que o torna uma ótima opção. Hoje existem mais de 500 distribuições dentro do sistema, oferecendo diversos aplicativos, interfaces e formas de funcionar, embora algumas sejam mais comuns. 

Neste artigo separamos as 10 principais distribuições para que você escolha a que mais se encaixa na sua necessidade atual. Continue a leitura e confira! 👇

O que é o sistema operacional Linux?

Antes de entrar em detalhes sobre as distribuições, vamos relembrar rapidamente o que é esse sistema operacional Linux.

Ele nada mais é do que um sistema operacional que permite a execução de programas em um computador e outros dispositivos, com características de ser livremente modificado e distribuído. 😉

Assim, como tem o objetivo de ser open source (código aberto) e gratuito, acaba por possibilitar que pessoas, empresas e organizações possam customizar suas interfaces e ações conforme a necessidade.

Torna tudo adaptável para qualquer tipo de uso, desde desktop e servidores, até chips de carros e sistemas de automação industrial, por exemplo.

Quando comparado com os outros sistemas existentes, além do já falado, podemos destacar também que ele não é produzido por uma empresa. 

Na verdade, Linux é o nome dado apenas ao núcleo do sistema operacional, chamado de Kernel, sendo este um conjunto de instruções que controla como será usado o processador, a memória, o disco e dispositivos periféricos. Foi criado por Linus Torvalds em 1991 e hoje vem conquistando cada vez mais fãs. ⭐

Seu desenvolvimento ao longo dos anos contou com a colaboração de milhares de desenvolvedores desde então. Novos aplicativos foram adicionados, permitindo o uso do sistema nos mais diversos dispositivos e fins, o que faz ele ser encontrado em praticamente todo lugar. 🌎

Por exemplo, o roteador da sua casa e o codificador da sua TV a cabo são aparelhos que usam esse sistema.

As 10 principais distribuições do Linux mais usadas e suas características

Por ser uma sistema livre e com diversas possibilidades, às vezes é complexo entender qual das distribuições Linux é a melhor.

Como é um conjunto de softwares operacional para usos distintos, a escolha vai depender dos seus objetivos, momento em que está passando e a habilidade e tempo que possui.

👉 Conheça as 10 distribuições Linux mais utilizadas pelos desenvolvedores e profissionais de tecnologia.

Ubuntu

Patrocinada pela Canonical e baseada na distribuição Debian, é uma das distribuições Linux mais populares. Normalmente é utilizada por pessoas que estão começando no sistema operacional Linux, principalmente por ser um dos mais fáceis de instalar e utilizar. 

Sua interface de linha de comando permite uma sintaxe mínima para escrever programas, e tem como padrão o uso de Firefox, LibreOffice, Gimp, Audacious e Rhythmbox nos aplicativos que vêm com o sistema.

Ubuntu. Fonte: Getty Images.

Mint

Sua criação se baseou na Ubuntu é uma das mais atrativas para interessados por tecnologia e profissionais da área. 

Por ter uma interface Cinnamon, é ótima de adaptação já que facilita para quem costuma usar o Windows.

Essa distribuição é de origem irlandesa e considerada uma das mais fáceis de usar, além de ter como característica a estabilidade e a rapidez de realizar qualquer tipo de atividade, como assistir vídeos, ouvir música e podendo até jogar um pouco.

Mint. Fonte: Getty Images.

Debian

Diferente das já citadas, essa distribuição Linux é mais complexa para iniciantes. Ainda sim, é um sistema operacional de distribuição não comercial e livre e, hoje, possui distribuições comerciais que são utilizadas como base para funcionar, como Kurumin e Ubuntu. 

Assim, dentre suas características estão ser uma das mais antigas, além de fornecer uma ambientação muito agradável e rápida. 

Vale ressaltar que sua versão estável é a recomendada para servidores e usuários desktop, e a versão de teste é contínua e oferece as versões mais atualizadas dos programas.

Debian. Fonte: Getty Images.

Fedora

Essa é mais recomendada para quem usa desktop. Patrocinada pela Red Hat Enterprise Linux (dona da marca Fedora), não é tão fácil de se utilizar como a Ubuntu e a Mint, mas ainda sim é uma ótima opção.

Assim, dentre as distribuições Linux é a que mais se destaca por ser realmente simples e prover uma grande quantidade de aplicativos previamente instalados. Além disso, é flexível e poderosa e utiliza como gerenciador de pacotes padrão o DNF.

Fedora. Fonte: Getty Images.

OpenSuse

Seu objetivo é fornecer uma interface moderna e rápida para pessoas usuárias de desktop e desenvolvedoras de todo o mundo. Logo, é mais utilizada em servidores, já que seu gerenciador de pacotes é o Yast.

Dessa forma, seu desenvolvimento é marcado pela SUSE Leap, uma versão estável, e o SUSE Tumbleweed, a versão de teste contínua com as mais recentes versões de software e IDEs. 7

Normalmente é recomendável para quem deseja administrar programas e desenvolver aplicativos.

OpenSuse. Fonte: Getty Images.

Red Hat Enterprise Linux

É uma distribuição Linux comercial que é voltada para empresas e usada em servidores e em data centers. Assim, clientes corporativos têm maior costume de utilizá-la.

Red Hat Enterprise Linux. Fonte: Getty Images.

CentOS

Também de classe corporativa, pois é derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Dessa forma, a diferença entre o Red Hat é por ser gratuita e não ter o suporte da empresa. 

Portanto, seu objetivo é criar um ecossistema de código aberto confiável, com base no RHEL.

CentOS. Fonte: Getty Images.

Slackware

Outra distribuição Linux não comercial que fornece um ambiente o mais próximo possível do ambiente Unix. Ou seja, faz uso de arquivos de texto e de shell scripts para configuração e administração do sistema. 

Foi criada em 1993 por Patrick Volkerding, sendo a mais antiga distribuição Linux em atividade.

Assim, dentre suas características, ela inclui a maioria dos aplicativos mais recentes enquanto tenta manter um senso de tradição, proporcionando simplicidade e facilidade de uso junto com a flexibilidade e autonomia.

Slackware. Fonte: Getty Images.

Arch Linux

Não comercial e livre, ela permite que um usuário defina o que  vai ser instalado no sistema e os pacotes são disponibilizados como foram liberados pelos desenvolvedores originais, sem qualquer alteração.

Assim, é uma distribuição do tipo rolling release, minimalista e otimizada para processador i686, tendo o gerenciador de pacotes Pacman.

Além disso, é difícil a instalação por usuários iniciantes ou intermediários.

Arch Linux. Fonte: Getty Images.

Gentoo

De característica livre, essa distribuição Linux se baseia tanto em Linux quanto em FreeBSD. 

Além disso, usa uma tecnologia chamada Portage, que possibilita ao usuário customizar o sistema como quiser (ele escolhe os pacotes que irão fazer parte do sistema operacional). 

Mas o principal diferencial dessa distribuição é o fato de os seus pacotes não serem pré-compilados. Dessa forma, todos os pacotes são compilados para o hardware do sistema, obtendo assim maior velocidade do que seria possível em outras distribuições.

Vale ressaltar o seu uso recomendado por usuários avançados.

Gentoo. Fonte: Getty Images.

Aprenda a administrar ambientes baseados em Linux

Portanto, as distribuições Linux possuem diversas características que fazem do seu trabalho como desenvolvedor ser o mais personalizável e livre possível

Algumas com mais pontos mais distintos que outras, para fazer a diferença com seu uso só depende de você e o seu entendimento no sistema operacional.

👉 Aproveite e se especialize no assunto e seja um arquiteto da informação de sucesso em nosso Bootcamp online sobre Administração Linux. Você vai ver como sair pronto para enfrentar e realizar tudo dessa tecnologia no mercado.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img