Veja as principais tendências em Tecnologia para 2024

O panorama global mostra que cada vez mais tendências de tecnologia irão interferir não só na transformação digital de empresas, mas também trarão impacto no dia a dia dos seres humanos. 

A inteligência artificial, impulsionada por modelos generativos acessíveis, aos poucos está transformando a tomada de decisões em organizações e até mesmo facilitando o trabalho de alguns profissionais. Paralelamente, o cenário de segurança cibernética está evoluindo em resposta à hiperconectividade, demandando abordagens mais rigorosas para proteger sistemas interligados.

Esses são apenas alguns dos vários exemplos que mostram que inovações tecnológicas irão fazer parte do nosso cotidiano. Porém, você já imaginou quais delas estarão mais presentes em 2024? Continue lendo para descobrir!

Quais são as tendências de tecnologia para 2024?

As mais recentes tecnologias disponibilizadas para acesso público estão delineando um futuro onde a conectividade, a eficiência e a inovação se juntam para moldar a forma como lidamos com a nossa realidade.

Uma recente pesquisa do Gartner, empresa que traz insights sobre o mercado de tecnologia, lançada em outubro de 2023, mostra que espera-se um aumento de 8% nos investimentos mundiais com TI em 2024.

Com isso, especialistas já começam a apostar nas que estarão em destaque no próximo ano, então comece a prestar atenção nas seguintes tendências:

1. Desenvolvimento e democratização das IAs generativas

Não há dúvidas que um dos assuntos mais comentados em 2023 foi o ChatGPT. Após sua última atualização, em novembro, a empresa revelou possuir 100 milhões de usuários ativos. Além disso, um relatório da enciclopédia virtual Wikipédia mostra que, neste ano, a página que explica sobre essa Inteligência Artificial foi a mais visitada do site — os números chegam a 49.490.406 visualizações de página.

Tornando-se cada vez mais acessível, a tendência é que as IAs generativas fiquem mais robustas e assertivas, uma vez que o algoritmo aprende conforme o uso — e isso vale tanto para textos como para criação de imagens.

De acordo com o Gartner, prevê-se que mais de 80% das organizações usem APIs e modelos de GenAI até 2026.

2. Tecnologia Sustentável

O aumento do foco nos problemas ambientais impulsionará o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e energias renováveis.

Isso porque o uso massivo de algumas iniciativas, como a própria Inteligência Artificial ou a Internet das Coisas (IoT), acabam gerando impactos negativos devido à alta geração energética que elas demandam.

Frente a isso, inovações em armazenamento que envolvem energia solar, eólica e outras fontes renováveis terão um papel crucial na transição para práticas mais ecológicas.

3. Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)

As Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs) são soluções de computação projetadas e personalizadas para fornecer recursos e funcionalidades especializadas adaptadas a um setor específico.

A expectativa do Gartner é que 70% das empresas usem ICPs para acelerar iniciativas de negócios até 2027, uma vez que essas plataformas permitem a otimização de tempo e recursos.

4. Internet das Coisas (IoT) e Hiperconectividade

A implementação generalizada da tecnologia 5G proporcionará uma conectividade mais rápida e confiável. Isso terá impactos significativos em áreas como comunicações, IoT, veículos autônomos e saúde, permitindo uma comunicação instantânea e uma maior capacidade de conexão de dispositivos.

5. Banco como um serviço

A ideia de BAAS, ou Bank as a Service, está transformando a interação entre empresas e clientes, mesmo aquelas fora do setor financeiro, uma vez que isso transforma a experiência do usuário e torna as plataformas mais acessíveis.

Desta forma, isso representa uma oportunidade significativa para aprimorar eficiência, personalização e conveniência nas transações financeiras e serviços relacionados no mundo digital.

6. Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

O relatório Worldwide Augmented and Virtual Reality Spending Guide da IDC mostra que os gastos mundiais com realidade aumentada e realidade virtual devem chegar a US$ 50,9 bilhões em 2026. 

Isso é importante para setores de empresas que trabalham com previsibilidade e simulação de situações ou espaços para tornar seus produtos e serviços mais personalizados, assertivos e com menor propensão ao erro.

7. Identidade digital

A biometria continuará a evoluir, proporcionando métodos mais avançados de autenticação. Reconhecimento facial, impressões digitais, íris e outras formas de autenticação biométrica serão cada vez mais utilizados para garantir a segurança em dispositivos e serviços — inclusive no setor governamental.

Desenvolver o conceito de identidade digital é essencial para evitar fraudes e prejuízos tanto para indivíduos quanto para organizações, já que golpes podem causar invasão em contas, vazamento de dados e propriedade intelectual e gerar vítimas de deep fakes.

8. Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da Inteligência Artificial (TRiSM)

A democratização da IA aumenta a urgência do TRiSM para evitar efeitos negativos fora de controle. Isso porque a inteligência artificial pode acabar herdando alguns vícios que não são identificados por quem constrói o algoritmo, como é o caso de discriminações ou geração de informações enviesadas.

Inclusive, algoritmos de IA podem tomar decisões importantes, como concessão de empréstimos ou contratação sem fornecer clareza das condições para os usuários.

9. Engenharia de Plataformas

A ideia é construir e operar plataformas internas de desenvolvimento de autosserviço e de DevOps para otimizar a produtividade, experiência do usuário e acelerar a entrega de valor comercial.

As plataformas são desenvolvidas para atender às necessidades específicas dos usuários, interagindo com ferramentas e processos para facilitar o desenvolvimento eficiente de aplicativos e serviços, já que ocorre uma otimização do operacional.

10. Gestão Contínua de Exposição a Ameaças (CTEM)

Essa é uma abordagem que as empresas adotam para avaliar de maneira contínua e consistente a acessibilidade, exposição e explorabilidade dos ativos digitais e físicos de uma organização. 

Desta forma, a CTEM consegue identificar e mitigar potenciais ameaças à segurança da informação, proporcionando uma visão holística dos riscos ao longo do tempo.

De acordo com o Gartner, organizações que priorizam investimentos em segurança com base nessa iniciativa podem reduzir duas vezes as violações até 2026.

11. Aplicações Inteligentes

Ao contrário das aplicações tradicionais, as aplicações inteligentes não apenas processam informações, mas também aprendem e se adaptam ao longo do tempo. Considerando o atual cenário de constantes mudanças e avanços tecnológicos, contar com o apoio de uma ferramenta que consegue se adaptar é essencial para otimizar a operação.

A demanda de profissionais da área tende a aumentar em 2024, e uma pesquisa da Gartner CEO and Senior Business Executive mostra que 26% dos CEOs consideram que a escassez de talentos é um problema.

12. Clientes-Máquinas (Machine Customers)

Trata-se de agentes não-humanos que têm a capacidade de negociar e adquirir bens e serviços de forma autônoma, utilizando tecnologias avançadas, como IA e algoritmos de tomada de decisão. 

Eles são programados para conduzir transações comerciais, desde a pesquisa e seleção de produtos até o pagamento, sem intervenção humana direta.

A previsão do Gartner é que trilhões de dólares em receitas sejam gerados até 2030 para esse viés.

13. Força de Trabalho Conectada Aumentada

Essa tendência revolucionária está moldando a experiência do colaborador, impulsionando a eficiência e promovendo a inovação nos processos de negócios por meio de ferramentas digitais.

Isso se dá com a utilização integrada de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA), e Internet das Coisas (IoT), entre outras iniciativas.

O Gartner estima que até 2027, 25% dos CIOs usarão iniciativas de força de trabalho conectada aumentada para reduzir o tempo de aquisição de competência em 50%.

Quer viver de perto as tendências em tecnologia para 2024? Então comece o ano já com a certeza do novo. Aproveite o final de 2023 para investir em você. Escolha sua nova carreira em tech e faça sua pós-graduação com a gente! 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img