Protocolo TCP/IP: conceito e suas 4 camadas

O protocolo TCP/IP funciona como uma espécie de linguagem para computadores. Sem ele, a troca entre dispositivos não existiria

A linguagem é a base das interações humanas, e, uma pessoa só consegue entender a outra por conta de uma ponte de conexão estabelecida. Talvez você não saiba, mas no contexto tecnológico isso também acontece. Neste caso, a ponte é chamada de protocolo TCP/IP, e é essa conexão que viabiliza a comunicação entre as máquinas.

Não basta que dois computadores estejam conectados a uma mesma rede se eles não falarem a mesma linguagem, e é justamente esse protocolo que garante essa comunicação. Para explicar esse processo em mais detalhes, preparamos o artigo abaixo. Confira.

O que significa TPC/IP

TCP é a sigla para Transmission Control Protocol – ou Protocolo de Controle de Transmissão. Já IP significa Internet Protocol – Protocolo de Internet. Perceba que ambas as siglas possuem a palavra protocolo. Mas o que isso significa?

No contexto da ciência da computação, a palavra protocolo se refere a um conjunto de normas que permite que duas ou mais máquinas se comuniquem. Isso significa, basicamente, a linguagem dos computadores.  

Separadamente, como TPC e IP se diferenciam?

Embora frequentemente TCP e IP estejam associados, eles são protocolos de rede diferentes.

A função do IP é como a de um CPF humano: garantir a identificação da máquina. Assim, ela pode se comunicar, trocando dados e informações com outras máquinas conectadas. Podemos dizer ainda que o protocolo IP é responsável por obter o endereço para o qual os dados captados serão enviados.

Já a função do TCP é garantir a correta transmissão desses dados entre as máquinas. Para que eles não corram o risco de serem prejudicados por algum tipo de erro encontrado no caminho, o protocolo TCP quebra a mensagem antes do envio. Assim, elas podem seguir caminhos diferentes e, em seu destino, se juntarem novamente.

O que é protocolo TPC/IP?

Falando um pouco de história, o protocolo TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O objetivo era viabilizar a comunicação entre as organizações militares de maneira rápida e eficaz.

Embora tenham características diferentes, esses protocolos dependem um do outro para executarem suas funções. Afinal, de nada adianta ter uma identificação se a mensagem não puder ser enviada.

Para simplificar, pense no protocolo TCP/IP como um celular. Enquanto o IP corresponde ao número de telefone de um aparelho, o TCP é quem garante suas funcionalidades e permite que as pessoas conversem usando mensagens e ligações.

Para que serve?

Desde sua idealização até hoje, o protocolo TCP/IP serve para facilitar a transmissão de dados entre máquinas de maneira rápida, segura e eficaz.

Para isso, ele quebra as mensagens em diversas partes, fragmentando os dados em parte, a fim de evitar falhas no meio da transmissão das mensagens. É essa técnica garante segurança e rapidez ao TCP/IP.

criptografia do protocolo tcp ip
O protocolo TCP/IP foi criado nos Estados Unidos e era inicialmente restrito a organizações públicas

Quatro camadas do protocolo TPC/IP

Antes que a mensagem seja recebida pela máquina destinatária, ela percorre um caminho composto por quadro camadas. Cada uma dessas camadas tem uma função diferente, visando manter o padrão entre todos os dispositivos.

Imagine um carro. Embora cada fabricante desenvolva um modelo diferente, com características e funcionalidades especiais, a localização de alguns itens, como volante, pedais e espelhos são iguais em todos os veículos. Esse é o padrão estabelecido.

Voltando para o padrão definido pelas camadas, veja abaixo quais são elas e suas funções.

1. Camada enlace de dados

Também chamada de camada física. Ela é responsável justamente por lidar com as partes físicas do envio e recebimento de dados. Assim, essa camada faz a conexão entre as máquinas que deverão se comunicar usando tecnologias como Wi-Fi e Ethernet.

2. Camada internet

Lembra que dissemos que a mensagem é quebrada em diversos pacotes antes de ser enviada? É a camada internet que é responsável por rotear a origem e o destino desses pacotes.

3. Camada de transporte

Assim como em uma central dos Correios, a camada de transporte tem a função de conectar os dois dispositivos. Para isso, ela divide os dados em pacotes, identifica o emissor e inicia um processo para garantir que o receptor reconheça os pacotes recebidos.

4. Camada de aplicação

A quarta camada, chamada de camada de aplicação, é formada por um grupo de aplicativos que necessitam de comunicação de rede. No caso de uma troca de e-mails, por exemplo, os aplicativos relacionados são SMTP (Protocolo de Transferência de Correio Simples), HTTP e FTP.

Principais aplicações do protocolo TCP/IP

Agora que você já sabe que a função do protocolo TCP/IP é viabilizar a comunicação entre as redes de computadores, imagine a quantidade de aplicações com a qual ele interage.

Entre as aplicações mais comuns desse protocolo podemos citar:

  • HTTP: no qual se baseia a comunicação entre um servidor web e um navegador web;
  • HTTPS: mesma função do HTTP, mas com uma camada de SSL ou TLS;
  • FTP: responsável pela transmissão de arquivos entre máquinas.

Trazendo essas aplicações para o dia a dia, o protocolo auxilia no login remoto pela rede, na entrega de e-mails e de páginas web, bem como na transferência de arquivos.

< E já que o assunto são camadas, leia também: Conceito e as 7 camadas do modelo OSI />

Quais as vantagens do protocolo TPC/IP

Agora que você sabe o que é e como funciona o protocolo TCP/IP, provavelmente já concluiu que sem ele não existiriam os padrões de transmissão, afinal, é esse protocolo quem garante o login e a comunicação pela internet.

Entre as principais vantagens do protocolo estão:

  • A viabilização de uma conexão entre diferentes tipos de computadores;
  • O estabelecimento e funcionamento da comunicação independe do sistema operacional usado;
  • O fornecimento de suporte para diversos protocolos de roteamento;
  • Garantia de entrega dos dados enviados.

>>> Se você tem vontade de mergulhar ainda mais no universo da tecnologia, a XP Educação oferece uma trilha de especialização em Arquitetura de Software e Soluções. Nela, o objetivo é capacitar o profissional para o desenvolvimento de requisitos arquiteturais, aplicação de padrões e modelagens.

Lembrando que as trilhas da XP Educação são exclusivas para assinante Multi+. Por um valor mensal, você tem acesso a uma plataforma com dezenas de cursos, aulas interativas e imersões internacionais. Assine agora!

Continue Aprendendo

spot_img