Tudo o que você precisa saber sobre a certificação Ancord

Uma das profissões ligadas ao universo financeiro que mais tem crescido no país é a de agente autônomo de investimentos. De acordo com dados da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras — a mesma entidade responsável pela certificação Ancord —, houve um aumento de 51% no número desses profissionais em junho de 2021.

Com uma população cada vez mais engajada financeiramente, atuar como AAI é uma oportunidade muitas vezes promissora. Aqui na Xpeed nós já publicamos um artigo dando detalhes sobre essa profissão. Neste, iremos detalhar como funciona a certificação que dá direito a uma pessoa física atuar como agente autônomo. Confira!

Certificado AII

Para trabalhar como agente autônomo de investimentos não é preciso ter formação específica. Na verdade, não é preciso sequer ter formação superior. Neste caso, basta que o interessado tenha amplos conhecimentos sobre o mercado financeiro e de investimentos.

A consolidação sobre o nível de informações que uma pessoa tem sobre o mercado é feita através de um certificado. Esse documento é oferecido pela Ancord em parceria com a FGV, instituição responsável pela aplicação da prova. E o mais importante: apenas pessoas com o certificado da Ancord podem atuar como agentes e parceiros de corretoras financeiras.

A certificação Ancord

A certificação Ancord é concedida mediante um teste de conhecimentos. Esse teste é composto por 80 questões de múltipla escolha e cujas perguntas se relacionam a temas do mercado financeiro em geral e do mercado de investimentos.

Para ser aprovado no teste da Ancord é preciso acertar acima de 70% do conteúdo. 50% desses acertos devem ser sobre cinco dos 15 módulos apresentados.

>>> Eleve o nível do seu conhecimento sobre o mercado financeiro com o curso Primeiros passos no mundo dos investimentos 2.0. Nele, você tem acesso a conceitos de renda fixa e variável para entender as melhores opções de produtos para a carteira do seu cliente. Clique no banner abaixo e se inscreva.

Campanha de um combo de cursos online sobre "Os primeiros passos para começar a investir" da Xpeed School.

O valor da prova

O primeiro passo para obter a certificação Ancord é se inscrever para o teste. A taxa de participação é de R$ 460, que deve ser paga por meio de boleto. Feito isso, o inscrito tem até 60 dias para agendar uma data para a prova.

Obrigações da Ancord e FGV

Como dissemos, apenas a Ancord é reconhecida para avaliar e certificar profissionais que queiram se tornar agentes autônomos. Neste caso, sua responsabilidade é sobre o conteúdo programático contido no exame.

Já sua parceira, Fundação Getúlio Vargas, é responsável pela aplicação, correção e divulgação dos resultados. Com relação à aplicação, a FGV disponibiliza mais de 150 centros de teste homologados por todo o país.

Até 2021, as provas eram aplicadas exclusivamente em sistema presencial. Entretanto, por conta da pandemia causada pela Covid-19, a instituição flexibilizou sua realização virtualmente, desde que atendidos alguns pré-requisitos.

Quem pode fazer a prova Ancord

Nós já dissemos aqui neste texto que não existem requisitos de formação para tentar a certificação Ancord. Entretanto, é preciso atender a algumas exigências da instituição, veja quais:

  • Não possuir antecedentes criminais e estar em pleno exercício de seus direitos civis.
  • Ter concluído o Ensino Médio — ou equivalente — em instituição reconhecida.
  • Preencher o formulário de inscrição com informações verdadeiras.
  • Estar ciente de todas as exigências descritas no regulamento da prova.

Conteúdo da Certificação Ancord

A prova de certificação da Ancord é dividida em 15 módulos:

  1. A atividade do agente autônomo de investimento — CVM 497/11
  2. Ética profissional e aspectos comportamentais
  3. Lavagem de dinheiro — Leis n.º 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instrução n.º 301/99
  4. Fundamentos de economia
  5. Estrutura do sistema financeiro nacional — SFN
  6. Instituições e intermediadores do Sistema Financeiro Nacional
  7. Administração de risco
  8. Mercado de capitais: produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica
  9. Fundos de investimento
  10. Outros fundos de investimento regulados pela CVM
  11. Securitização de recebíveis
  12. Clubes de investimento
  13. Matemática financeira
  14. Mercado financeiro: produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica
  15. Mercado de derivativos: produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica

Lembrando que para ser aprovado é preciso ter, no mínimo, 70% de acertos e que 50% deles devem ser nos seguintes módulos:

  • A atividade do agente autônomo de investimento — CVM 497/11
  • Ética profissional e aspectos comportamentais
  • Lavagem de dinheiro — Leis n.º 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instrução n.º 301/99
  • Mercado de capitais: produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica
  • Mercado de derivativos: produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica

Passo a passo para realizar o cadastro e agendamento

Se você quer obter a certificação da Ancord para ser AAI, é preciso primeiramente fazer sua inscrição para o teste. Ela é feita pela internet, no site da parceria entre Ancord e Fundação Getúlio Vargas.

No momento da inscrição você gera o boleto para pagamento da taxa e define quando e onde realizará a prova. O prazo para agendamento é de 60 dias. Caso você não realize dentro desse período, perde a inscrição, devendo fazê-la novamente — incluindo pagar uma nova taxa. Então fique atento!

Principais recomendações aos candidatos

Se inscreveu para a prova? Confira algumas dicas importantes para o dia do exame:

  • Programe a data e horário da prova no calendário do seu celular para não se esquecer.
  • Não se esqueça de confirmar o local da prova dias antes. Você pode fazer isso acessando a opção Agendamento.
  • Não deixe de levar CPF e documento oficial com foto para apresentar na entrada do exame.
  • Compareça com, no mínimo, 30 minutos de antecedência ao local do exame. Assim, você tem tempo para localizar a sala e apresentar seus documentos.
  • Leve sua calculadora financeira não-alfanumérica. Ela poderá ajudá-lo em algumas questões.
  • A prova é feita pelo computador. Para acessá-la, você deve informar login e senha de acesso ao sistema de agendamento.

Como estudar para a prova da Ancord

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o que é a certificação Ancord, quais são os requisitos para se inscrever e como realizar a prova, veja algumas dicas para mandar bem no dia do exame:

Comece pela bibliografia

No site da Ancord você tem acesso às regras do candidato. Nele, você confere uma recomendação bibliográfica com as principais obras que compõem as 80 questões do teste. Além disso, o material descreve o conteúdo programático de todos os módulos, facilitando sua programação de estudo. Aqui, a dica é focar nos módulos mais importantes.

Invista em um curso preparatório

Algumas pessoas têm facilidade para estudarem sozinhas, por outro lado, aqueles que gostam de orientação podem procurar por cursos preparatórios. Nesse caso, você contará com a ajuda de profissionais especializados, que irão traçar um plano de estudo e abordar as questões mais importantes.

Faça simulados

Não tem jeito melhor de se preparar para um teste do que conhecendo ele a fundo. Você pode fazer isso buscando pelos testes de anos anteriores e tentando responder às perguntas do material.

Solicitação do certificado AAI e validade

Depois que você é aprovado no teste da Ancord, o próximo passo é solicitar o certificado para atuar como agente. Para isso, é preciso reunir os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Certificado de conclusão do Ensino médio
  • Comprovante de Endereço

Eles deverão ser enviados via SEDEX ou correspondência com aviso de recebimento para a sede da Ancord, localizado na Rua Libero Badaró, número 425 — 8.º andar (São Paulo). Os documentos também podem ser entregues pessoalmente.

Por fim, o certificado é expedido após cinco dias úteis do recebimento da documentação. Lembrando que o prazo de validade do exame é de um ano, contado a partir da divulgação do resultado.

Estude com a Xpeed

Se você quer se tornar um agente autônomo, confira os conteúdos que a Xpeed possui sobre o mercado financeiro. São centenas de artigos aqui no nosso blog sobre os mais variados temas e níveis e que irão ajudá-lo a entender mais sobre esse universo. Além disso, também oferecemos uma área de estudo, a Xpeed School, para prepará-lo para o dia do exame. Clique aqui e confira!

Continue Aprendendo

spot_img