Realidade aumentada: como funciona e tendências

Apesar de bastante futurista, a realidade aumentada é uma tecnologia amplamente utilizada no nosso cotidiano.

Pokémon GO e filtros para Instagram são apenas algumas das infinitas possibilidades que a Realidade Aumentada (RA) tem apresentado para o mercado nos últimos anos. 

A tecnologia de augmented reality (AR) está expandindo a interação entre homem e máquina, gerando novos graus de conectividade e comunicação entre estes mundos distintos. 

Parte importante da transformação digital, que já está afetando o nosso dia a dia, a RA também se mostra como uma incrível oportunidade profissional. 

Afinal, desenvolvedores de realidade aumentada têm boas perspectivas no mercado – com salários bem atraentes, como veremos mais adiante.

Então, fique com a gente para descobrir como funciona a RA, sua origem, onde ela é aplicada e como você pode aprender mais sobre a revolucionária tecnologia. Acompanhe!

Como funciona a realidade aumentada?

A realidade aumentada proporciona a interação entre o universo físico e o universo virtual. Dessa forma, a RA possibilita a interação entre elementos reais (como objetos e pessoas) e elementos digitais. 

De maneira simplificada, podemos dizer que a tecnologia, com o auxílio de câmeras e softwares, sobrepõe o virtual ao físico. Para isso, ela coloca imagens e vídeos digitais sobre imagens e vídeos reais, de forma interativa e conectada.

O QR Code, tão comum em operações bancárias, é um exemplo de augmented reality.

Origem da realidade aumentada

Apesar de ser uma tecnologia com ares futuristas, que está sendo bastante comentada em nossos dias, a RA tem origem há mais de 60 anos. 

De acordo Joana Rita Santos Ferreira, engenheira e gestora industrial:

Os primeiros indícios de RA surgem por volta de 1960 com o investigador Ivan Sutherland. Sutherland desenvolveu um capacete de visão ótica direta para visualização de objetos 3D no ambiente real”.

Ainda segundo a profissional, “a realidade aumentada surge da evolução da realidade virtual“.

Assim, foram criados diversos aparelhos de realidade virtual ao longo dos anos que “abriram as portas para a RA”;  entre eles, estão capacete interativo por vídeo da Philco, primeiras luvas de dados e Powerglove.

Com o processo evolutivo da RV, a realidade aumentada pode então ser desenvolvida. 

O termo augmented reality foi utilizado pela primeira vez por Tom Caudell ao se referir à projeção de uma imagem virtual, realizada pela Boeing, sobre a linha de montagem dos equipamentos das aeronaves.

De lá para cá, surgiram várias tecnologias de RA que vêm trazendo novas possibilidades para a interação entre homem e máquina.

Realidade Aumentada x Realidade Virtual: como diferenciá-las?

Como vimos, a realidade virtual (RV) antecedeu à realidade aumentada (RA). Mas, qual é a diferença entre as tecnologias?

Podemos dizer que, ao utilizar a RV, uma pessoa “imerge” em um espaço digital montado por imagens 3D e 360º. Nele, ela pode interagir com os itens virtuais de maneira mais realista possível.

Assim, enquanto a RA apenas sobrepõe o virtual sobre o real, a RV gera a sensação de imersão do usuário no ambiente virtual.

como funciona a realidade aumentada
A realidade aumentada utiliza elementos do mundo real, como a face, e sobrepõe efeitos virtuais.

Onde a realidade aumentada é mais utilizada?

A augmented reality tem ampla utilização no ambiente corporativo, pessoal e social, estando contida em muito mais tecnologias do que a gente pode imaginar, sabia? 

A seguir, separamos alguns dos principais usos da realidade aumentada em aplicativos e situações do nosso dia a dia; confira: 

Filtros do Instagram

Filtros que sobrepõem imagens, desenhos, frases e outros objetivos às fotos e aos vídeos do Instagram usam o RA em sua execução. 

Para localizar filtros com realidade aumentada, basta pesquisar pelo termo na galeria de efeitos disponibilizada pela rede social – e se divertir!

Jogos digitais 

Como falar em jogos que usam AR sem mencionar o Pokémon GO? O game foi pioneiro na difusão da tecnologia, expandindo a realidade aumentada para mais pessoas.

No game, os jogadores deveriam “caçar pokémons” em locais físicos utilizando a realidade aumentada – que fazia com que as criaturas “aparecessem” pelas ruas e por outros lugares com o auxílio da câmera do celular.

Além do Pokémon GO, outros jogos usam a AR como Walking Dead: Our World, Jurassic World Alive e Mobbles.

Google Maps

O Google, um dos gigantes da tecnologia de modo geral, não poderia ficar de fora da RA, não é verdade? Por isso, a empresa utiliza a realidade aumentada em uma de suas principais aplicações: o Google Maps.

Nele, o recurso de RA “Live View” permite que o usuário veja o destino desejado e indicadores visuais que sinalizam para onde ele deve ir. A tecnologia está disponível para trajetos feitos a pé e pode ser ativada ou desativada nas configurações de uma rota já traçada.

Tradução instantânea

Outro uso da augmented reality está relacionado a uma função cada vez mais demandada em uma sociedade multiconectada: a tradução instantânea.

O Google disponibiliza o recurso no app “Google Tradutor”. Para utilizá-lo, baixe o aplicativo e selecione a opção “câmera”. Em seguida, você pode escolher por apontar para um texto em outra língua, digitalizar ou importar arquivos em outro idioma. 

O app traduz instantaneamente o texto escrito no arquivo e mostra as palavras na língua desejada.

Aplicativos de simulação

Existem vários apps de simulação com RA. Muitos deles estão sendo desenvolvidos para melhorar a experiência do consumidor com a marca.

As funções destes aplicativos de simulação são variadas e vão de experimentar virtualmente tênis e roupas (Grailify, Gucci) a escolher a nova cor da parede (Coral Visualizer).

Scanner facial

O escaneamento facial está alcançando novos níveis e possibilidades com a realidade aumentada. A tecnologia “lê” o rosto do usuário e sobrepõe imagens e outros elementos sobre a face escaneada.

Profissionais de Odontologia e Estética, por exemplo, usam a augmented reality para digitalizar a imagem do rosto e simular intervenções.

Campanhas interativas de publicidade

O mundo dos anúncios também se beneficia com a RA. Com ela, as possibilidades de conexão entre a empresa e seus clientes se expandem consideravelmente, elevando os níveis de interatividade entre eles.

Recentemente, a batata RUFFLES criou uma campanha em que os usuários poderiam interagir com a marca. 

Qual a importância da RA para os dias de hoje?

Como vimos, a realidade aumentada já está presente em diversas áreas. Seja em jogos ou em traduções instantâneas, em escaneamentos faciais ou campanhas publicitárias, a tecnologia está inovando em todos os campos da sociedade, gerando mais conexão entre físico e digital.

De acordo com Forte e Kirner:

Podemos afirmar que a Realidade Aumentada trata do mundo real como ponto de partida

para uma experiência que leva o utilizador a experimentar o mundo virtual”.

Assim, a tecnologia é como uma “abertura de portas” para o universo digital.

Como funciona a realidade aumentada?

De acordo com o portal Tecmundo, a augmented reality precisa de, pelo menos, 3 elementos para funcionar; são eles:

  1. Um item real com alguma marca que permita a interpretação da parte virtual;
  2. Uma câmera ou outro dispositivo que transmita a imagem do objeto real;
  3. Um sistema que seja capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

Veja agora detalhes destes e de outros fatores que são importantes para que a AR funcione:

  • Referências de objetos reais: primeiramente, é preciso que um item do mundo físico esteja disponível sobre o qual a tecnologia irá atuar.
  • Envio de estímulos capturados pela câmera: em seguida, uma câmera deverá ser posicionada sobre o objeto real a fim de capturar a sua imagem.
  • Software materializa o objeto virtual solicitado: o dispositivo em que a câmera capturou o item físico precisa ter um sistema que contenha a tecnologia AR para que ela seja executada sobre o objeto.
  • Dispositivo de saída sobrepõe ao mundo real: então, o software irá atuar sobre a imagem capturada, sobrepondo a imagem virtual sobre a real.

Para quem serve a realidade aumentada?

Considerando toda a sua amplitude, a RA é uma tecnologia que tem a capacidade de se difundir em muitos segmentos. 

Seja em soluções simplificadas para o entretenimento, seja em serviços complexos de utilidade pública, a realidade aumentada serve para todas as áreas da sociedade – incluindo uso corporativo, pessoal e social como um todo.

Benefícios e vantagens de se investir nessa tecnologia

Como você pode conferir, a RA é uma tecnologia que vem se expandindo em diferentes setores. Assim, quem se interessa em conhecer mais a fundo sobre o tema encontra diversificadas oportunidades no mercado de trabalho.

O profissional de realidade aumentada, responsável por fazer a ordem estrutural das criações, pode ter salários de até R$20 mil.

Ao fazer menção sobre pessoas que usam o programa Unreal Engine – que mistura RA e RV -, o desenvolvedor de VR da Aerolito, Guilherme Novak, indica que:

Não é à toa que foi apontado um salário médio inicial de a partir de U$ 73.000 anuais (aproximadamente R$ 20.000 por mês) para profissionais formados ou com bons portfólios que conseguem entrar nas empresas líderes da indústria”.

Se você se interessou pela realidade aumentada e quer saber mais sobre o assunto,  saia na frente no mercado e conheça agora mesmo o programa da XP Educação de imersão internacional em Tecnologias Disruptivas.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img