Rentabilidade do fundo imobiliário: quais as maiores de 2021? 

Saber a rentabilidade de um fundo imobiliário pode ajudá-lo a construir uma carteira de investimentos diversificada, contando que este tipo de aplicação oferece mais vantagens do que comprar um imóvel.

Os tempos são outros, mas na visão do brasileiro, obter um imóvel físico ainda é a única solução, sem perceber que o fundo imobiliário também traz alta rentabilidade. 

Os fundos imobiliários podem ser muito mais rentáveis, considerando uma grande vantagem: são livres do Imposto de Renda (IR). Além disso, a exposição ao mercado imobiliário propõe um rendimento mensal superior à compra de um imóvel.

Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2021, um único fundo imobiliário teve uma valorização de 102,75%, de acordo com informações do Money Times.

Mas o que, de fato, leva à alta ou baixa rentabilidade de um fundo imobiliário? Preparamos um guia completo para você saber como funciona este mercado e como investir de forma segura. Continue com a gente!

O que é um fundo imobiliário?

Fundos de Investimentos Imobiliários (ou FIIs) são um tipo de renda variável formada por investidores que desejam recursos em investimentos imobiliários prontos, como casas, salas comerciais, edifícios, hospitais, shopping centers, entre outros.

Em outras palavras, é uma maneira de ter um retorno financeiro por meio da locação, arrendamento ou venda de imóveis.

Quais são as vantagens do fundo imobiliário?

Diversificação

Não há dúvida de que o setor imobiliário é bastante variado pela quantidade de opções aparentes no mercado. Somente por isso, quem se interessa em ter rentabilidade de um fundo imobiliário pode se dar bem por conta da diversificação do mercado.

Outro ponto favorável é que você pode ter mais de um imóvel ou diversos papéis, sendo que, com apenas uma conta, é possível adquirir um portfólio completo.

Facilidade

Comprar ou vender um imóvel por conta própria é um trâmite burocrático cansativo, visto que necessita de corretores, anúncios, além de pagamentos de impostos, como ITBI, certidões negativas, entre outros documentos e taxas.

Já o método para obter um fundo imobiliário é muito mais fácil, pois é apenas preciso acessar o site da corretora e, em pouco tempo, realizar toda transação.

Liquidez

Com os fundos imobiliários, você tem maior liberdade de vender suas costas quando se sentir à vontade. Por esse motivo, eles apresentam o índice de liquidez (velocidade de resgate de um investimento) superior a um imóvel.

Gestor especializado

Por meio de um fundo imobiliário você não irá fazer negociações às cegas, isso porque um gestor especializado estará à sua disposição para escolher as alocações.

Isenção de Imposto de Renda

Uma boa notícia é que o investidor tem mais dinheiro no bolso, já que com a renda recebida dos fundos imobiliários, ele está livre de pagamento de Imposto de Renda. Mas vale ressaltar que a taxa zero é apenas para pessoas físicas.

Maior rentabilidade

A rentabilidade do fundo imobiliário é maior que um imóvel físico, pois é normalmente composto por empreendimentos de organizações conhecidas, como shoppings instalados em megalópoles, fazendo com que o potencial de valorização seja alto.

Qual é a rentabilidade do fundo imobiliário?

Uma série de fatores influencia na rentabilidade de um fundo imobiliário, mas, independetemente do rendimento alto ou baixo, este é um tipo de investimento recomendado para quem deseja viver de renda ou almeja independência financeira.

Outra maneira de conseguir bons retornos é por meio da negociação de cotas no mercado financeiro, inclusive, o procedimento é semelhante ao de aplicar em ações, embora neste caso a liquidez diminua.

Mas, afinal, qual é a rentabilidade de um fundo imobiliário?

Voltando aos fatores que movimentam os valores dos fundos, em primeiro lugar é importante saber que os lucros dependem da composição do patrimônio, do setor e do valor das cotas.

Como acontece com um bem físico, a tendência de imóveis de fundo imobiliário é aumentar o valor de acordo com a sua localização. 

Ou seja, se você aluga um espaço em um ponto de alta circulação de pessoas, consequentemente ele se torna mais qualificado em comparação aos instalados em áreas afastadas.

Contudo, os fundos imobiliários também pagam aluguéis mensais, que estão sujeitos a oscilações. E aqui entra um termo chamado vacância, que consiste no preenchimento das unidades disponíveis. Ou seja, quando os imóveis estão alugados, eles rendem mais do que em períodos de baixa procura.

>>> Quer investir em fundo imobiliário? Dê o play e saiba como:

Como escolher fundos imobiliários com alta rentabilidade?

Agora que você já sabe o que é fundo imobiliário e o que impacta para um rendimento mais assertivo, investir neste campo pode ser uma solução interessante para quem deseja fazer aplicações a longo prazo e com pensamento focado no futuro como, por exemplo, na aposentadoria.

Como o conhecimento sempre abre novos horizontes, a Xpeed indica o curso Viva de Renda com Fundos Imobiliários.

De forma didática, o aluno aprende técnicas para construir uma carteira de fundos e entenderá porque a rentabilidade do fundo imobiliário é maior que ações na bolsa de valores.

Aproveite também para dividir seu conhecimento, compartilhando esse texto em suas redes sociais! Afinal, quem confia em você gostará de saber mais sobre fundos imobiliários! 

Até a próxima!

Continue Aprendendo

spot_img