Revolução tecnológica: como aconteceu e quais foram seus impactos na sociedade

Descubra como a internet e a tecnologia se tornaram as melhores aliadas do cotidiano.

Com o passar dos anos, a história da humanidade vem passando por avanços importantes, que vão desde descobertas essenciais até o desenvolvimento industrial, que hoje já perdura com a indústria 4.0 marcada pela transformação digital e revolução tecnológica

Ao se abordar sobre tecnologia isso inclui não somente novos instrumentos, ferramentas e mecanismos que facilitam o cotidiano, mas também toda uma mentalidade que coexiste em ações da sociedade, como culturas e valores

A tecnologia veio para melhorar a vida e acelerar tudo num ritmo jamais visto. O mundo, o mercado, a sociedade e as empresas estão mudando com grande rapidez, e você e/ou suas empresas precisam se adequar a essa velocidade. 

Neste artigo você vai entender o que é a revolução tecnológica, por que ela é benéfica, suas principais características e quais seus principais impactos. Continue a leitura! 

O que é revolução tecnológica?

É um fenômeno que transforma a maneira como encaramos o mundo, ou seja, ele veio para criar novas oportunidades e soluções no cotidiano de forma que a vida se torne mais proveitosa, inteligente e ágil. 

A revolução tecnológica quer dizer aquele momento que a sociedade passou de um ambiente totalmente manual e analógico, para algo digital que considere outros meios anteriores ultrapassados.

Há quem acredite que é um conceito desnecessário por já ter nascido num período que já existia os efeitos dela, mas quem viveu antes consegue perceber a diferença e ainda ter dificuldades de adaptação com os aparatos tecnológicos. 

Qual a sua origem?

A revolução tecnológica possui como seu epicentro as tecnologias de informação, processamento e comunicação. Portanto, sua origem se iniciou no final do século XIX, quando começava algumas ideias e criações no campo das indústrias devido às novas fontes de energia. Eletricidade, gás e petróleo. O resultado dessa revolução foi a criação do motor de combustão interna que começou a atingir todo o seu potencial.

No século XX, com a ascensão tecnológica na área da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações, vieram muitas outras mudanças e, com elas, a terceira revolução industrial, marcada pela informática. 

Já com a criação da internet e o desenvolvimento de tantos artifícios para a criação de aparelhos e máquinas que pensam, agem e conversam, surgiu a quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, que envolve a internet das coisas (IoT), inteligência artificial, robótica e computação em nuvem. Essa é a revolução tecnológica. 

Seu ápice ocorreu após as revoluções industriais e todos os impactos que ela causaram em nosso cotidiano. A revolução tecnológica por ser marcada pela indústria 4.0, está acontecendo até hoje, pois novas invenções são criadas e implementadas todos os dias. 

Logo, em menos de três séculos o mundo passou de algo totalmente focado na mão de obra braçal, com máquinas movidas à carvão até o uso de eletricidade, petróleo e inteligência artificial

Principais características da revolução tecnológica

A revolução tecnológica tem como principal característica a interação entre o mundo real e o digital, onde máquinas e robôs trabalham lado a lado com as pessoas para intensificar e melhorar os processos. 

Com esse novo formato de produção e existência, algumas tecnologias foram desenvolvidas para facilitar as demandas como um todo, são elas:

Internet das Coisas (IoT)

É o conceito que se refere à conexão digital entre objetos cotidianos e a internet. Nada mais é do que um objeto comum que reúne e transmite dados. É uma das tecnologias mais essenciais nos dias de hoje.

Por exemplo: um smartwatch, que ao mesmo tempo é um relógio como os mais antigos e conectado à internet, fazendo diversas outras funções online. 

Computação na nuvem

É um formato que possibilita que você armazene qualquer tipo de dado e informação no ambiente online, garantindo mais segurança e acessibilidade. 

Em seu uso se destaca a mobilidade e facilidade que oferece aos profissionais e as empresas. 

Sistemas ciberfísicos

São sistemas por robôs e outras máquinas que possuem a capacidade de realizar atividades operacionais e intelectuais no lugar dos seres humanos.

A cada dia que passa esse tipo de tecnologia se torna mais presente e facilitadora para as indústrias, principalmente na área de dados e tecnologia da informação. 

Nanotecnologia

Uma das inovações mais aclamadas, é uma tecnologia que permite ferramentas menores que microscópios para solucionar problemas e realizar outras ações.

Sua manipulação de matéria ocorre numa escala atômica e molecular lidando com estruturas entre 1 e 100 nanômetros. 

Exemplos disso seriam as finas películas desenvolvidas para óculos de forma que melhore a visão ou crie outros modos adequados para quem precisa, como antirreflexo, tornar a imagem mais nítida e colorida. Outro exemplo são as intervenções cirúrgicas que se tornaram muito menos invasivas com a nanotecnologia.

Inteligência Artificial

Ela está mais presente no seu dia a dia do que você imagina. Ela veio com o sentido de simular a inteligência e o comportamento humano através de máquinas, de forma que essas ferramentas consigam resolver problemas, analisar e tomar decisões. 

Quais foram os principais impactos dessa revolução industrial 4.0?

A tecnologia e a internet mudaram o mundo de tal forma que nos tempos passados não se imagina a imensidade de benefícios e soluções que ela ofereceria. 

Agora, qualquer tipo de conteúdo e informação chega mais rápido e de forma simples, conectando pessoas, máquinas e marcas.

Vivemos um grande salto tecnológico nas últimas décadas e isso continuará transformando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. 

Tanto que hoje em dia é impossível falarmos de negócios sem relacionar com as diversas possibilidades de ferramentas e estratégias que a revolução tecnológica proporciona.

Seu maior impacto na nossa sociedade está ligado à conectividade. 

Assim, junto a esse impacto veio uma demanda de trabalho mais exigente no mercado e qualificada. 

Portanto, a revolução tecnológica foi um grande aparato do ser humano. E cada vez mais tem se descoberto sobre ela. 

Aproveite essa oportunidade e faça da tecnologia sua melhor aliada no dia a dia. Veja outros conteúdos do blog em como ela é vantajosa. 

Continue Aprendendo

spot_img