Saiba como fazer investimento em opções de forma lucrativa

 

Quem busca por investimento em opções está normalmente interessado em lucrar por meio da bolsa de valores de forma mais segura. Isso é de praxe no mundo dos investimentos, sendo uma escolha bastante rentável.

As opções, no geral, são negociadas na B3 e conectadas a outros tipos de renda variável, como as ações, por exemplo. Por isso, elas são consideráveis na vida dos investidores que buscam proteger ou aumentar seu patrimônio.

Mas o que são opções no mercado financeiro? Este artigo traz todas as informações para os interessados em conhecer mais esse mercado. Acompanhe a gente!

O que são opções no mercado financeiro?

As opções são um acordo de compra e venda de um determinado ativo por um valor em uma data futura. Esse preço é combinado entre o titular (comprador) e o lançador (vendedor) no momento em que se firma o contrato, operação que conhecemos como strike price.

Na prática, o investimento em opções é um tipo de derivativo, no qual as contratações dependem de outros ativos. De modo geral, ele é usado para reduzir os riscos de transações na bolsa de valores, assegurando a proteção do patrimônio contra perdas no preço dos ativos negociados.

Como funciona o mercado de opções?

As opções no mercado financeiro podem ser de dois tipos: negociadas na bolsa de valores e diretamente no balcão.

Quando listadas na B3, elas apresentam uma estrutura mais organizada, com características padronizadas, como garantias de cobertura ou margem, e data de vencimento estipuladas.

Já no mercado de balcão, os compradores e vendedores definem as próprias opções de contrato, como prazos, valores e depósito de garantia, quando pedido. Por isso, neste caso é fundamental conhecer mais a fundo sobre o mercado em geral, e, assim, diminuir a possibilidade de prejuízo.

Quem pode investir em opções?

Quem já está investindo no mercado de opções sabe da importância de entender o assunto, como citamos no tópico acima. Isso porque esta é uma categoria mais complexa do que as tradicionais, cuja compra e venda são simplificadas.

De fato, qualquer pessoa pode decidir começar um investimento em opções, mas é recomendado que para fazer as transações tenham experiência na bolsa de valores e manuseio em uma ferramenta de home broker.

Afinal, as opções no mercado financeiro são uma excelente alternativa, o que proporciona maior controle sobre os ganhos e perdas.

A propósito, quer saber por que vale a pena aplicar o seu dinheiro no mercado de opções? Mostraremos em seguida mais detalhes sobre os benefícios.

Quais são as vantagens e desvantagens do mercado de opções?

Vantagens de investir em opções

  • Negociações organizadas e planejadas quando feitas pela B3;
  • Investimento em tendência de alta ou baixa;
  • Grande possibilidade de diversificar as estratégias, simulando as chances de lucro e de prejuízo;
  • Investimento ideal para quem deseja lucrar a curto prazo.

Desvantagens de investir em opções

  • O titular pode perder o valor do prêmio em caso de baixa;
  • O lançador pode perder mais do que o titular, pois ele é um especulador;
  • Volatilidade do mercado;
  • Liquidez baixa, pois nem sempre é possível resgatar o dinheiro aplicado quando desejar.

>>> Mercado de opções: o que é, vantages e riscos

Quais são os tipos de opções?

Existem três tipos de opções no mercado financeiro. Entenda a funcionalidade de cada uma:

Call

O call é um tipo de opção em que o titular tem o direito de comprar o ativo-objeto por um preço prefixado na data de vencimento, mas isso não o obriga a adquiri-lo. 

Logo, se preferir deixar a opção chegar ao vencimento, ele pode simplesmente não comprar o ativo, perdendo apenas o valor pago como prêmio.

Put

Sentido contrário do Call, o Put corresponde ao direito de venda de um ativo-objeto pelo preço do exercício na data do vencimento. 

Aqui também não existe a obrigação de venda, porém ao repassar esse direito a outro investidor, este receberá o prêmio.

Strike

Strike representa o preço prefixado pelo qual o ativo-objeto poderia ser negociado. Desse modo, o investidor que tem o direito de compra com preço de exercício, pode adquirir r o papel por esse mesmo valor.

Acompanhe este vídeo e saiba como lucrar no mercado de opções:

Como se aprofundar no mercado de investimento em opções?

Agora que você já sabe como funciona o investimento em opções, o próximo passo é descobrir que tipo de aplicação deseja fazer (compra ou venda) e quais são as opções mais rentáveis do mercado.

Vale lembrar que ter uma estratégia organizada pode gerar grandes frutos a curto prazo, mas somente com disciplina e conhecimento é possível levar a sério.

Pensando assim, a Xpeed School tem a solução ideal para você. A nossa dica é fazer o curso In The Money: Como começar a lucrar com Opções, um treinamento completo para você dar os primeiros passos no mundo das Opções e entender os diferentes tipos e como montar estruturas de negociação. Imperdível, não é?

Aliado ao curso, continue acompanhando os nossos conteúdos do blog, recheado de informações e curiosidades para você investir e lucrar da maneira certa.

Continue Aprendendo

spot_img