Você sabe o que é Scale Up? É a designação de uma empresa sustentável com um produto pronto, validado pelo mercado e com potencial de crescimento do que oferta em ritmo exponencial e acelerado.
O termo scale up surge a partir da junção das palavras “scale” (escala) e “up” (acima, para cima). A tradução literal do termo seria “escalonar para cima” ou “aumentar a escala”.
Nos negócios, nada mais é do que um processo que envolve o aumento do número de clientes, da equipe de trabalho, dos processos e da infraestrutura.
Para alcançar o sucesso, é importante que a empresa possua um modelo de negócio escalável, ou seja, que consiga suportar o crescimento. As companhias com forte potencial são peças importantes na economia de um país, principalmente no que diz respeito a geração de renda.
Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura e aprenda o que é scale up, origem, características e muito mais.
O que é scale up?
O scale up é um termo que se refere ao aumento do tamanho ou da escala de um negócio. É um processo pelo qual uma empresa cresce de forma sustentável, aumentando sua produção ou seus serviços para atender a uma demanda crescente.
Isso geralmente envolve aumentar a força de trabalho, fortificar a capacidade de produção ou aumentar a eficiência operacional.
O crescimento pode ser definido com uma expansão anual de 20% por três anos consecutivos em organizações com mais de 10 funcionários.
Segundo o relatório Scale-ups no Brasil da Endeavor, empresas do tipo scale up contratam 100 vezes mais que o restante dos demais negócios. Sendo assim, enquanto uma scale up contrata, em média, 31,3 novos funcionários por ano, a média do restante das empresas é de apenas 0,34 funcionário.
Origem do termo
Foi em 2014 a primeira vez que o termo scale up foi utilizado, pela empresária e investidora-anjo, Sherry Coutu.
A canadense utilizou a palavra no documento “The Scale Up Report”, em que fez a definição de companhias que sustentam vários períodos de crescimento. Vários aspectos foram analisados para obter o resultado indicado no material.
Principais características de uma scale up
Os atributos de um negócio em escala de crescimento são:
- Negócio escalonável;
- Ter no mínimo 10 funcionários;
- Sustentar crescimento de 20% ao ano durante o período de três anos;
- Ter um produto/serviço já validado pelo mercado;
- Produto em crescimento;
- Funções já estabelecidas internamente;
- Processos mais organizados por setor.
Como diferenciar scale up de startup?
Mesmo com processos parecidos como metodologias ágeis, abertura para experimentos e foco no resultado, há distinções entre start up e scale up. Conheça abaixo:
START UP | SCALE UP |
– Fase inicial. – Negócio que busca uma oportunidade com poucos recursos. – Funcionários são próximos dos fundadores. – Empreendedores e funcionários multitarefas e multifuncionais. – Corre grandes riscos. | – Empresas que começaram como startups, mas alcançaram simultaneamente o ajuste ao mercado do produto e modelo de negócios. – Funções mais setorizadas e menor proximidade com os fundadores. – Maior capital para aperfeiçoar o negócio. – Recursos humanos experientes e especializados. – Assumir menos riscos. |
O que é uma start up
Uma startup é uma empresa em estágio inicial. O objetivo dela é desenvolver um produto ou serviço inovador e comercializá-lo no mercado.
As startups são caracterizadas pelo seu ambiente de trabalho dinâmico e criativo, onde os funcionários são motivados a pensar fora da caixa para criar soluções inovadoras.
<Leia também: saiba tudo sobre investimentos para Startups />
Empresas brasileiras em scale up
Conheça alguns negócios no país em crescimento:
- 4intelligence (software e serviços empresariais);
- Bxblue (soluções financeiras no digital);
- EasyCrédito (soluções financeiras no digital);
- Frete Rápido (software e serviços empresariais);
- Lastlink (Comércio: Varejo e Tecnologia de Consumo);
- Omnilogic (software e serviços empresariais);
- Plusdin (soluções financeiras no digital);
- Tangerino (software e serviços empresariais);
- Vamos Parcelar (soluções financeiras no digital);
- Workalove (educação) e outros.
Como colocar uma empresa em scale up?
Para alcançar o sucesso e se tornar uma scale up, é importante que a corporação possua um modelo de negócio escalável. Isso significa que ela deve conseguir suportar o crescimento a longo prazo.
Além disso, é preciso ter um time de trabalho comprometido com a evolução da empresa e um plano bem estruturado para alcançar os objetivos.
Confira algumas atitudes importantes:
- Planejamento e metas;
- Troca de experiências;
- Flexibilidade;
- Pensar grande;
- Persistência;
- Gestão de mudanças.
A titulação pode ser alcançada de diversas formas, como aumentando a capacidade produtiva, contratando mais funcionários, abrindo novas lojas ou filiais, ou aumentando a eficiência operacional.
Para alcançar o sucesso, é importante que as empresas identifiquem as oportunidades de crescimento e planejem o scale up de forma estratégica, considerando todos os fatores envolvidos. Pense nisso!
<Leia também: confira todas as informações sobre Empreendedorismo no Digital />
Indicações de leituras
Confira alguns livros sobre negócios para incentivar você a estudar mais sobre o assunto:
- Na raça: como Guilherme Benchimol criou a Xp e iniciou a maior revolução do mercado financeiro;
- Organizações exponenciais.
<Veja depois: tudo o que você precisar (urgentemente) sobre investidor anjo />
Principais desafios que uma empresa em scale up pode enfrentar
Uma empresa em scale up encontra diversos desafios para operacionalizar suas atividades. É preciso ter um bom planejamento estratégico para garantir que todas as áreas da empresa estejam alinhadas e trabalhem em conjunto.
Também é importante ter um sistema de gestão eficiente para monitorar o crescimento da empresa e garantir que todos os processos estejam funcionando corretamente.
Planejamento estratégico
Um planejamento estratégico é um processo que ajuda uma empresa a ter um direcionamento para o futuro, considerando fatores internos e externos que possam impactar o negócio.
Como fazer isso? Deve ser feita a análise da situação atual da empresa, a definição de objetivos a longo prazo e a criação de um plano para alcançá-los. É importante levantar também informações sobre o mercado, a concorrência e o ambiente econômico todo.
O processo de planejamento estratégico deve ser realizado de forma participativa, envolvendo todos os setores da empresa e colaboradores.
Sistema de gestão eficiente
Para ter um sistema de gestão eficiente, é preciso que todos os envolvidos na execução dos processos e atividades estejam cientes das suas responsabilidades. Todos os funcionários devem ter acesso às informações necessárias para a execução das suas tarefas.
Além disso, o sistema de gestão só será eficiente se for constantemente monitorado e ajustado para garantir que os objetivos sejam alcançados. É preciso identificar os problemas e oportunidades e tomar as medidas necessárias para corrigir os problemas e aproveitar as oportunidades.
Quer se tornar destaque nos negócios? Faça o MBA em Gestão Exponencial.
O curso é uma formação de empreendedores e intraempreendedores em parceria com o IBMEC. Também é voltado para quem já tem um CNPJ, pretende tê-lo ou precisa se destacar no exercício de uma gerência, além daqueles que lideram projetos e unidades de negócios trabalhando em empresas de grande potencial.
São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!
Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação!