Scale Up: saiba o que é e as diferenças com uma startup

Entenda o que é Scale Up e como construir um modelo de negócio escalável para crescimento a longo prazo

Você sabe o que é Scale Up? É a designação de uma empresa sustentável com um produto pronto, validado pelo mercado e com potencial de crescimento do que oferta em ritmo exponencial e acelerado.

O termo scale up surge a partir da junção das palavras “scale” (escala) e “up” (acima, para cima). A tradução literal do termo seria “escalonar para cima” ou “aumentar a escala”.

Nos negócios, nada mais é do que um processo que envolve o aumento do número de clientes, da equipe de trabalho, dos processos e da infraestrutura.

Para alcançar o sucesso, é importante que a empresa possua um modelo de negócio escalável, ou seja, que consiga suportar o crescimento. As companhias com forte potencial são peças importantes na economia de um país, principalmente no que diz respeito a geração de renda.

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura e aprenda o que é scale up, origem, características e muito mais.

O que é scale up?

O scale up é um termo que se refere ao aumento do tamanho ou da escala de um negócio. É um processo pelo qual uma empresa cresce de forma sustentável, aumentando sua produção ou seus serviços para atender a uma demanda crescente.

Isso geralmente envolve aumentar a força de trabalho, fortificar a capacidade de produção ou aumentar a eficiência operacional.

O crescimento pode ser definido com uma expansão anual de 20% por três anos consecutivos em organizações com mais de 10 funcionários.

Segundo o relatório Scale-ups no Brasil da Endeavor, empresas do tipo scale up contratam 100 vezes mais que o restante dos demais negócios. Sendo assim, enquanto uma scale up contrata, em média, 31,3 novos funcionários por ano, a média do restante das empresas é de apenas 0,34 funcionário.

Origem do termo

Foi em 2014 a primeira vez que o termo scale up foi utilizado, pela empresária e investidora-anjo, Sherry Coutu.

A canadense utilizou a palavra no documento “The Scale Up Report”, em que fez a definição de companhias que sustentam vários períodos de crescimento. Vários aspectos foram analisados para obter o resultado indicado no material.

Principais características de uma scale up

Os atributos de um negócio em escala de crescimento são:

  • Negócio escalonável;
  • Ter no mínimo 10 funcionários;
  • Sustentar crescimento de 20% ao ano durante o período de três anos;
  • Ter um produto/serviço já validado pelo mercado;
  • Produto em crescimento;
  • Funções já estabelecidas internamente;
  • Processos mais organizados por setor.

Como diferenciar scale up de startup?

Mesmo com processos parecidos como metodologias ágeis, abertura para experimentos e foco no resultado, há distinções entre start up e scale up. Conheça abaixo:

START UPSCALE UP
– Fase inicial.
– Negócio que busca uma oportunidade com poucos recursos.
– Funcionários são próximos dos fundadores.
– Empreendedores e funcionários multitarefas e multifuncionais.
– Corre grandes riscos.
– Empresas que começaram como startups, mas alcançaram simultaneamente o ajuste ao mercado do produto e modelo de negócios.
–  Funções mais setorizadas e menor proximidade com os fundadores.
– Maior capital para aperfeiçoar o negócio.
– Recursos humanos experientes e especializados.
– Assumir menos riscos.
Quando comparativo entre Startup e Scale Up.

O que é uma start up

Uma startup é uma empresa em estágio inicial. O objetivo dela é desenvolver um produto ou serviço inovador e comercializá-lo no mercado.

As startups são caracterizadas pelo seu ambiente de trabalho dinâmico e criativo, onde os funcionários são motivados a pensar fora da caixa para criar soluções inovadoras.

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Empresas brasileiras em scale up

Conheça alguns negócios no país em crescimento:

  • 4intelligence (software e serviços empresariais);
  • Bxblue (soluções financeiras no digital);
  • EasyCrédito (soluções financeiras no digital);
  • Frete Rápido (software e serviços empresariais);
  • Lastlink (Comércio: Varejo e Tecnologia de Consumo);
  • Omnilogic (software e serviços empresariais);
  • Plusdin (soluções financeiras no digital);
  • Tangerino (software e serviços empresariais);
  • Vamos Parcelar (soluções financeiras no digital);
  • Workalove (educação) e outros.

Como colocar uma empresa em scale up?

Para alcançar o sucesso e se tornar uma scale up, é importante que a corporação possua um modelo de negócio escalável. Isso significa que ela deve conseguir suportar o crescimento a longo prazo.

Além disso, é preciso ter um time de trabalho comprometido com a evolução da empresa e um plano bem estruturado para alcançar os objetivos.

Confira algumas atitudes importantes:

  • Planejamento e metas;
  • Troca de experiências;
  • Flexibilidade;
  • Pensar grande;
  • Persistência;
  • Gestão de mudanças.

A titulação pode ser alcançada de diversas formas, como aumentando a capacidade produtiva, contratando mais funcionários, abrindo novas lojas ou filiais, ou aumentando a eficiência operacional.

Para alcançar o sucesso, é importante que as empresas identifiquem as oportunidades de crescimento e planejem o scale up de forma estratégica, considerando todos os fatores envolvidos. Pense nisso!

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Indicações de leituras

Confira alguns livros sobre negócios para incentivar você a estudar mais sobre o assunto:

Indicações de livros sobre negócios e scale up.

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Principais desafios que uma empresa em scale up pode enfrentar

Uma empresa em scale up encontra diversos desafios para operacionalizar suas atividades. É preciso ter um bom planejamento estratégico para garantir que todas as áreas da empresa estejam alinhadas e trabalhem em conjunto.

Também é importante ter um sistema de gestão eficiente para monitorar o crescimento da empresa e garantir que todos os processos estejam funcionando corretamente.

Planejamento estratégico

Um planejamento estratégico é um processo que ajuda uma empresa a ter um direcionamento para o futuro, considerando fatores internos e externos que possam impactar o negócio.

Como fazer isso? Deve ser feita a análise da situação atual da empresa, a definição de objetivos a longo prazo e a criação de um plano para alcançá-los. É importante levantar também informações sobre o mercado, a concorrência e o ambiente econômico todo.

O processo de planejamento estratégico deve ser realizado de forma participativa, envolvendo todos os setores da empresa e colaboradores.

Sistema de gestão eficiente

Para ter um sistema de gestão eficiente, é preciso que todos os envolvidos na execução dos processos e atividades estejam cientes das suas responsabilidades. Todos os funcionários devem ter acesso às informações necessárias para a execução das suas tarefas.

Além disso, o sistema de gestão só será eficiente se for constantemente monitorado e ajustado para garantir que os objetivos sejam alcançados. É preciso identificar os problemas e oportunidades e tomar as medidas necessárias para corrigir os problemas e aproveitar as oportunidades.


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