O termo SecOps é uma junção dos termos segurança e operações – em inglês, Security Operations – da mesma forma que a popular metodologia DevOps deriva seu nome de desenvolvimento e operações.
As operações de segurança trazem dados de incidentes de suas ferramentas de segurança para um mecanismo de resposta estruturado que usa fluxos de trabalho inteligentes, automação e uma conexão profunda para priorizar e resolver ameaças com base no impacto que elas representam para a organização.
Nisso, há o uso de ferramentas, processos e tecnologia para viabilizar as operações de segurança em todos os níveis de planejamento e desenvolvimento.
Porém, existe um esforço cooperativo proativo entre os setores. Isso viabiliza a identificação dos riscos de segurança que serão mais visíveis em toda a empresa, trocando informações vitais que podem ajudar a solucionar problemas de segurança rapidamente, mantendo as operações de TI ágeis e totalmente funcionais.
Aprofunde-se sobre o assunto. Boa leitura!
O que são operações de segurança – SecOps?
SecOps são operações de segurança que envolvem a colaboração entre equipes de segurança e de operações de Tecnologia da Informação. Geralmente, funciona a partir de um centro de operações de segurança ou SOC.
Essa abordagem tem como foco aumentar a colaboração entre os pares dos setores de programação, design e profissionais de segurança para monitoramento de ameaças que podem afetar usuários e o software durante o ciclo de desenvolvimento.
As principais atividades do SecOps são:
- Monitoramento de rede;
- Análise das causas e dos incidentes;
- Cuidados com as futuras ameaças.
< Leia mais em: Como realizar uma boa gestão da segurança da informação na nuvem? />
Onde surgiu o SecOps?
A SecOps nasceu parcialmente dos resultados significativos obtidos pela área de DevOps. Isso porque a metodologia traz o alinhamento inerente entre equipes e departamentos.
Em DevOps, há a união de Dev (desenvolvimento) e Ops (Operações de TI) para coordenar melhor as prioridades e otimizar a comunicação, à medida que integra a automação e garante a entrega rápida e qualificada de software.
Já em SecOps, a estratégia visa aumentar a colaboração entre as equipes de segurança e de operações, a fim de melhorar a eficácia das operações de TI.
Desde então, o conceito de SecOps tem sido adotado por organizações de todo o mundo e ajuda a melhorar significativamente a segurança da Gestão de TI como um todo.
Quais os componentes básicos do SecOps?
Os componentes básicos do SecOps são detecção e priorização antecipadas, maior transparência, melhorias na segurança e conscientização sobre ameaças.
Em relação à detecção e priorização antecipadas, a SecOps visa a se concentrar na verificação de segmentos menores e mais produtivos em vez de grandes lotes ou programas inteiros de uma só vez.
Já a maior transparência se relaciona com o aumento dos vínculos e da participação entre os times de desenvolvimento, operações e segurança. Isso traz mais clareza e transparência.
A SecOps melhora a segurança com os aspectos operacionais e de programação da DevOps, ou seja, maior securitização no total.
As equipes de SecOps geralmente fazem treinamentos e estudos em operações de segurança para garantir que todos entendam todas as práticas a serem feitas. Logo, a conscientização entre os profissionais é de extrema importância.
< Confira: como se proteger de ataques cibernéticos />
Principais objetivos do SecOps
As operações de segurança SecOps procuram principalmente proteger os sistemas e os dados das organizações. Para isso, elas usam um conjunto de técnicas e ferramentas de segurança. Quais são elas, afinal? Firewalls, criptografia e análise de tráfego.
As SecOps também monitoram constantemente os sistemas em busca de atividades suspeitas ou atividades incomuns, isso ajuda na tomada de medidas rápidas em casos de ameaças.
Qual a função de um centro de SecOps?
Um centro de operações de segurança SecOps tem como atividade principal aprimorar a segurança de uma empresa por meio da automação de tarefas e da integração de ferramentas.
A segurança da tecnologia da informação é importante para as empresas porque protege os dados confidenciais institucionais e dos seus clientes. Afinal, uma violação de segurança pode levar a roubo de dados, vazamento de informações ou até mesmo à paralisação da companhia.
É muito importante que empresas invistam em SecOps, pois, esse tipo de central ajuda na proteção de patrimônio.
Benefícios de um ambiente de SecOps
Um centro de tecnologia da informação é importante para as empresas porque fornece um lugar para que a tecnologia seja gerenciada e mantida. Além disso, pode ajudar a aumentar a produtividade dos negócios, pois proporciona agilidade ao acesso de informações.
< Saiba mais: destaque-se no mercado e na carreira em cibersegurança />
Oportunidades em SecOps
O mercado de tecnologia está cada vez mais aquecido e, atualmente, a área de SecOps oferta muitas vagas, tanto para analistas, como para especialistas.
Veja a seguir as principais funções que um profissional dessa profissão pode exercer:
- Desenvolvimento de pareceres em segurança da informação contendo os resultados encontrados, os impactos, fragilidades e propostas de mitigação/melhoria;
- Desenvolvimento de planos de ação para otimização/melhoria das estruturas existentes;
- Suporte aos planos de ação na infraestrutura de segurança;
- Propostas de alterações/inclusões de regras ou ativação de features que possibilitem a melhor utilização (eficiência e eficácia) das ferramentas de segurança;
- Análise de segurança em elementos de TI;
- Apoio aos processos de mitigação de vulnerabilidades identificadas no ambiente tecnológico através das ferramentas de segurança;
- Suporte a mudanças de arquitetura do ambiente tecnológico, sobretudo aos aspectos de segurança envolvidos e demais ações previstas.
Quer garantir uma vaga e construir carreira como especialista? Participe da Trilha de Especialização sobre Segurança Cibernética e seja requisitado no mercado de trabalho! A formação que cabe no seu bolso e no seu tempo.