Servidor DNS: entenda o que é e qual a sua importância

Um marco na geração da internet! Conheça sobre o servidor DNS e como você usa ele no cotidiano

Se quer entender como a internet funciona com foco em redes, você deve saber o que é DNS. Ele é o acrônimo de Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios, em português.

Tecnicamente, é um sistema de hierarquização de nomes de sites na Internet mediante o uso de domínios. Funciona como um tradutor de nomes para endereços IP, permitindo que os nomes de domínio sejam usados em vez de de endereços IP.

Os nomes de domínio são usados na Internet para identificar um site específico. Por exemplo, o nome de domínio da Google é google.com. O nome de domínio da Microsoft é microsoft.com.

Um nome de domínio é composto por duas partes: o nome do domínio e a sua extensão. A extensão do domínio é o que vem após o ponto (.) no nome do domínio. Algumas das extensões de domínio mais populares são .com, .net e .org.

E como o DNS funciona? Bem, ele traduz o nome do domínio em um endereço IP, permitindo que os usuários acessem sites usando um nome de domínio fácil de lembrar, ao invés de um endereço IP. Por exemplo, o nome de domínio www.example.com pode ser traduzido para o endereço IP 192.0.2.1. Muito mais simples, né?

Além disso, o DNS também fornece outras informações sobre um domínio, como o endereço de e-mail do administrador do domínio, o endereço de servidores de nomes secundários e outros registros de DNS.

O DNS é de extrema importância, ele é um dos pilares da Internet sendo usado em todo o mundo. Sem o DNS, seria necessário digitar endereços IP para acessar sites e enviar e-mails. Haja memória e dedos!

Quer compreender melhor sobre o assunto de forma aprofundada? Leia o conteúdo na íntegra e você saberá o que é servidor DNS, para quê serve, em qual contexto foi criado, importância e as principais respostas para questionamentos sobre o tema. Boa leitura!

O que é servidor DNS?

Cada dispositivo conectado à internet tem um endereço IP único que outras máquinas utilizam para localizar o dispositivo. Como dito inicialmente, o Servidor DNS é um sistema que traduz o nome de um domínio para o seu endereço IP. Isso permite que os usuários acessem sites pelo seu nome, em vez de seu endereço IP.

Existem dois tipos de servidores de DNS: os servidores privados e os servidores públicos. Entenda os detalhes de cada tipo.

Servidores DNS privados

Os servidores privados são administrados por uma empresa ou organização e só podem ser acessados por seus funcionários ou clientes.

Servidores DNS públicos

Já os servidores públicos são abertos ao público. Os servidores públicos de DNS são administrados por provedores de Internet ou por organizações de tecnologia, como a Google. Eles são gratuitos e podem ser usados por qualquer pessoa.

Os servidores de DNS públicos são mais rápidos que os privados, isso porque eles têm mais recursos e são melhor administrados. Além disso, os servidores de DNS públicos são mais seguros, pois, eles são monitorados constantemente para evitar ataques.

Os melhores servidores DNS públicos de 2022 são:

  • OpenDNS (Cisco),
  • Cloudflare,
  • DNS do Google,
  • QUAD9,
  • AdGuard DNS e
  • CleanBrowsing.

Como funciona o DNS?

Antes de explicar sobre como funciona o DNS, você precisará entender sobre o uso de IP. O Internet Protocol (IP) é um conjunto de normas para a transmissão de dados na Internet. Ele define o formato dos pacotes de dados (datagramas) e o endereçamento de cada computador na rede.

E como o DNS entra nisso? O Domain Name System (DNS) atua como um sistema de tradução de nomes de domínio para endereços IP. Ele permite que os usuários acessem sites usando nomes de domínio (por exemplo, www.example.com), em vez de seus endereços IP numéricos (por exemplo, 192.0.2.1).

Já em contrapartida, o Uniform Resource Locator (URL) é um endereço na Internet que especifica o local de um arquivo ou recurso na Web. Ele pode especificar o protocolo a ser usado (por exemplo, http ou ftp), bem como o nome do servidor e o caminho para o arquivo ou recurso.

Como surgiu o servidor DNS?

O Domain Name System (DNS) foi criado em 1984 para tornar a Internet mais fácil de usar e para substituir um sistema anterior de gerenciamento de nomes de host baseado em arquivo texto. Ele funciona como um tradutor de nomes de domínio, traduzindo o nome de um site para o seu endereço IP.

O sistema DNS foi criado para resolver dois problemas principais com a Internet naquela época. Primeiro, o número de endereços IP na Internet estava crescendo rapidamente e era difícil para as pessoas se lembrarem deles. Segundo, havia muitos servidores na Internet e foi se tornando complicado para as pessoas saberem onde encontrar o que eles estavam procurando.

O DNS foi criado para resolver esses problemas, permitindo que os nomes de domínio sejam usados em vez de endereços IP e fornecendo um sistema de busca para encontrar servidores na Internet.

<Saiba mais: Inovação: o que é Inovação, importância, relação com tecnologia e empresas />

Qual a importância de um servidor DNS?

É importante ter um servidor DNS porque ele fornece um mecanismo para traduzir nomes de domínio para endereços IP e vice-versa. Isso é fundamental porque os nomes de domínio são mais fáceis de serem lembrados pelos seres humanos, enquanto os endereços IP são os que são usados pelos computadores para se comunicarem uns com os outros.

Sem um servidor DNS, as pessoas teriam que se lembrar dos endereços IP de todos os sites que visitam, o que seria extremamente difícil e incontrolável, digamos. Existem milhões de servidores DNS em todo o mundo.

Além disso, os endereços IP são propriedade exclusiva dos provedores de Internet e podem ser alterados a qualquer momento. Com o DNS, você sempre pode usar o mesmo nome de domínio para acessar um site, independentemente do seu endereço IP.

<Confira também: o que são linguagens de programação e quais são as mais utilizadas />

 Como descobrir o número do servidor DNS de um site?

O número do servidor DNS de um site pode ser encontrado usando um programa de diagnóstico de rede, como o “nslookup“.

O nslookup é um programa de linha de comando que pode ser usado para consultar o sistema de nomes de domínio (DNS). O nslookup pode ser usado para verificar o endereço IP de um determinado site ou para verificar o nome do servidor DNS para um determinado site.

Para usar o nslookup para descobrir o número do servidor DNS para um determinado site siga os passos abaixo:

  1. Abra o prompt de comando;
  2. Digite o seguinte comando: nslookup NOMEDOSITE;
  3. O nome do servidor DNS será exibido na saída do comando.

<Leia depois: Como iniciar no mundo da programação />

(Fonte: Freepik)

Principais dúvidas sobre servidor DNS

Agora que você entendeu mais sobre o que é e a aplicabilidade no cotidiano, entenda as principais dúvidas dos usuários.

Como resolver quando “servidor DNS não está respondendo”?

O servidor DNS não está respondendo? Calma, esse é um problema de rede comum que pode afetar qualquer usuário de computador. Geralmente, o problema é causado por um servidor DNS offline ou por um problema de conexão de rede.

Se o seu servidor DNS não estiver respondendo, você não será capaz de carregar sites ou usar outros serviços de rede. Mas como resolver isso? Leia as dicas abaixo.

Primeiramente, verifique se o seu servidor DNS está online. Você pode fazer isso acessando o site do seu provedor de DNS e verificando se o site está carregando. Se o site não estiver carregando, isso significa que o servidor DNS está offline. Se o seu servidor DNS estiver online, verifique sua conexão de rede.

Certifique-se de que o seu computador está conectado à Internet e que não há nenhum problema com a sua conexão. Se o seu computador estiver conectado à Internet, tente desligar e ligar novamente o seu roteador. Isso pode resolver o problema de conexão de rede.

Se o problema persistir, você pode tentar trocar o seu servidor DNS. Existem muitos servidores DNS diferentes que você pode usar. Você pode encontrar uma lista de servidores DNS públicos em sites como o OpenDNS ou o Google Public DNS.

Para trocar o seu servidor DNS, você precisará acessar as configurações de rede do seu computador. Consulte o manual do seu computador ou o site do seu provedor de Internet para obter instruções detalhadas. Se o problema ainda persistir, entre em contato com o suporte técnico do seu provedor de Internet.

 Como resolver quando “servidor DNS indisponível”?

Quando o servidor DNS está indisponível, não é possível acessar sites na Internet. Isso significa que não é possível navegar na web, enviar e-mails ou acessar qualquer outro conteúdo online. Se o seu servidor DNS estiver indisponível, você precisará alterar as configurações de DNS para um servidor DNS alternativo.

Outra maneira de resolver este problema é editar o arquivo de configuração do seu navegador para usar um servidor DNS diferente. Por exemplo, se você estiver usando o Google Chrome, pode editar a configuração para usar o Google Public DNS (8.8.8.8). Contudo, se nenhuma das soluções anteriores funcionar, você pode tentar reiniciar o servidor DNS do seu computador.

Dá para registrar dois DNS com o mesmo registro?

Não é possível registrar dois DNS com o mesmo registro, pois isso causaria um conflito de endereçamento.

Alguns especialistas dizem que é possível registrar dois DNS com o mesmo registro A, mas isso pode causar problemas de resolução de nomes. Quando um cliente faz uma solicitação de um nome de domínio, ele receberá duas respostas diferentes, uma do DNS com o registro A e outra do DNS sem o registro A.

Logo, isso pode levar o cliente a se conectar a um servidor que não está mais ativo ou a um servidor que não está configurado para responder à solicitação. Ou seja, um grande problema!

Dá para trocar o DNS de um domínio?

Sim, é possível alterar o DNS de um domínio. Isso pode ser feito entrando em contato com o registrador do domínio e solicitando uma alteração nos registros DNS.

O mercado de trabalho para profissionais de cibersegurança no Brasil está em constante crescimento, devido à crescente consciência da importância da segurança da informação. Enquanto isso, o número de profissionais qualificados ainda é relativamente baixo, o que representa uma grande oportunidade para aqueles que buscam desenvolver carreira na área.

Existem muitas oportunidades de trabalho para profissionais de cibersegurança no Brasil, tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos para garantir a proteção de seus dados.

De acordo com levantamento do Guia Anual da Robert Hald, com dados do Glassdoor e Vagas.com.br, há muitas oportunidades ainda que serão abertas no Brasil. A Faixa salarial de um analista de segurança é de R$ 5.350 a R$ 9.000 para profissional de nível júnior; de R$ 6.900 a R$ 11.550 para nível pleno e de R$ 9.950 a R$ 16.750 para nível sênior.

Quer garantir uma vaga e construir carreira como especialista? Participe da Trilha de Especialização sobre Segurança Cibernética e seja requisitado no mercado de trabalho! A formação que cabe no seu bolso e no seu tempo.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img