O que é SIG (Sistema de Informação Gerencial)? Saiba mais!

Sistemas de Informação Gerencial ajudam empresas a organizarem dados relevantes para a tomada de decisões. Entenda como funcionam e veja exemplos que podem ser aplicados em sua companhia

Organizações que usam dados a favor de sua orientação e planejamento estratégico, ganham eficiência e diferencial competitivo no mercado. Para facilitar a organização dessas informações, muitas empresas contam com o SIG – Sistema de Informação Gerencial. 🎯

De fato, parece uma tarefa quase impossível, já que a quantidade de dados, números, indicadores e acontecimentos que fazem parte do cotidiano de uma companhia, ou que chegam até ela através de fontes externas, é enorme.

Dados e informações, quando não são organizados e aproveitados, não têm valor nenhum. Por outro lado, quando são usados de forma equivocada, podem levar uma empresa a tomar decisões erradas e, consequentemente, ter resultados negativos.

Aproveitar ao máximo as informações disponíveis gera muitos benefícios e oportunidades para alavancar os negócios. O SIG – Sistema de Informação Gerencial pode ajudar nessa tarefa, uma vez que fornece relatórios necessários para gerenciar, com eficácia, as empresas como um todo. Mas afinal, o que é SIG?

O que é Sistema de Informação Gerencial (SIG)?

O SIG – Sistema de Informação Gerencial é um sistema de organização prático para administrar e gerenciar dados e informações de uma empresa. Este sistema é composto por ferramentas, processos, documentos e pessoas.

A partir do recebimento de informações de diferentes fontes, o SIG organiza e gerencia os dados, consolidando-os em relatórios. 📈

Estes materiais são compartilhados com os gerentes e executivos da empresa para auxiliar nas análises, planejamentos e tomadas de decisão do negócio.

Qual é a função de um sistema de informação?

O SIG – Sistema de Informação Gerencial tem como principal função facilitar a tomada de decisão de modo mais assertivo, com o fornecimento de relatórios consolidados baseados em informações e dados necessários para isso.

Ele busca fazer uma conexão entre os objetivos da organização e suas metas, para que seja possível traçar planejamentos e alcançar os resultados. 🚀

O SIG também ajuda no monitoramento e controle dos processos organizacionais de diferentes áreas e funções, bem como auxilia na previsão de desempenho futuro.

Por que é importante?

O SIG – Sistema de Informação Gerencial apresenta diversos benefícios para as empresas. Veja alguns dos principais:

  • Aprimoramento no acesso às informações
  • Relatórios mais precisos e rápidos
  • Criação de dashboards
  • Redução de custos operacionais
  • Elevação da produtividade
  • Melhoria de produtos
  • Otimização na prestação de serviço oferecido ao consumidor
  • Agilidade nas decisões
  • Descentralização da tomada decisão

Tipos de relatórios acessados no SIG

Após o recebimento e organização das informações, o Sistema de Informação Gerencial produz alguns relatórios que ajudam as empresas com o fornecimento de dados para a tomada de decisões.

Existem diferentes tipos de relatórios para diferentes situações. Veja os três principais:

Relatórios programados

Os relatórios programados são os mais tradicionais. São relatórios geralmente utilizados com uma determinada frequência, já que é feita uma programação para a sua criação e apresenta informações gerenciais, como um relatório sobre os resultados de vendas semanais ou indicadores de produção diários.

Neste caso, o gerente responsável recebe este mesmo material, de forma recorrente, de acordo com a frequência definida.

Relatórios de exceção

Este tipo de relatório, como o nome já diz, é gerado quando existe uma solicitação de informação específica para uma determinada situação. O uso mais comum deste modelo é quando existe uma necessidade de investigar e identificar mais detalhes sobre um problema ou desafio específico.

Se você quer avaliar, por exemplo, o hábito de compras dos seus clientes masculinos de 50 anos para melhorar sua taxa de conversão, deverá solicitar um relatório de exceção. O documento será extraído de acordo com a solicitação e entregue para o gerente responsável.

Informes e respostas por solicitação

Neste modelo de relatório, são apresentados dados e informações mais gerais, dando ao executivo a possibilidade de análise rápida e objetiva. O gerente ou executivo responsável pode acessar um painel geral para uma rápida avaliação sobre um tema ou processo.

Os Sistemas de Informação Gerencial fornecem relatórios consolidados, baseados em dados, que ajudam os gestores a tomarem decisões mais assertivas. Foto: Getty Images

Exemplos de sistemas de informação gerencial

Além do SIG, existem outros sistemas de informação gerencial que são bastante utilizados pelas empresas, com especificidades e particularidades para tratar e fornecer diferentes tipos de informação. Confira abaixo alguns exemplos:

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é o sistema voltado para a gestão do relacionamento com os clientes. Este sistema permite, de forma automatizada, a coleta, armazenamento e gerenciamento das informações dos clientes e também as funções de contato com o cliente.

Este sistema também é muito interessante para os profissionais que trabalham com gestão de redes sociais, já que precisam conhecer seus clientes e entender suas necessidades para serem assertivos na estratégia de comunicação.

ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) apoia no planejamento de recursos da empresa, integrando informações de diferentes áreas e departamentos para o gerenciamento da organização, com o objetivo de ganhar mais agilidade para os processos e garantir o alinhamento.

Um dos principais objetivos deste sistema é automatizar os processos de cada departamento e alinhar os trabalhos de forma sincronizada, evitando retrabalho e duplicidade de tarefas, por exemplo.

SCM

Muito comum nas indústrias, o SCM (Supply Chain Management) é o sistema indicado para fazer a gestão da cadeia de fornecimento de uma empresa, integrando processos e dados de fabricantes, fornecedores, mercadorias, estoque e pedidos. O objetivo é garantir o melhor controle, desempenho, produtividade e cumprimento de prazos. 💸

Quais são os profissionais responsáveis por um SIG?

Os profissionais de Sistema da Informação e Tecnologia da Informação são os mais indicados para serem responsáveis por um SIG – Sistema de Informação Gerencial.

Eles possuem uma formação completa e vasto entendimento tecnológico sobre programação, sistemas operacionais, softwares, redes, gestão de banco de dados etc. Por isso, administram fluxos de informação em qualquer rede de computadores e sabem desenvolver e gerenciar programas informatizados de armazenamento e compartilhamento de dados.

Como se tornar um deles?

Para quem se interessa pela carreira na área de Sistemas da Informação, existem duas possibilidades: o bacharelado, com duração de quatro anos, e o curso tecnológico, com duração de dois anos. Avalie qual das opções faz mais sentido para você!

Como visto ao longo do artigo, um SIG – Sistema de Informação Gerencial é um assunto que tem uma importância inquestionável dentro das empresas atualmente. Se você é um profissional com mindset de crescimento, busque não apenas entender os dinamismos e mudanças do mercado, mas também aproveite para se desenvolver com estes novos processos e formas de organização no dia a dia. 😁

Avalie como a sua companhia trabalha com dados e se faz um bom uso dessas informações. Como estes dados são tratados e organizados? Quem tem acesso? Será que estão desperdiçando oportunidades?

Aprender a fazer bom uso de dados e aproveitar ao máximo as informações fará com que você tenha acesso a ótimas oportunidades e resultados!

Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos e acelerar sua carreira? Confira a plataforma de aprendizado continuo Multi+ da XP Educação! Lá você encontra um verdadeiro ecossistema digital com dezenas de cursos para turbinar o seu desenvolvimento profissional. Confira e faça sua assinatura!

Continue Aprendendo

spot_img