Lembrar as senhas dos logins do site pode ser algo difícil, não é? Principalmente quando você cria várias por maior segurança e, se não anota ou salva em algum local, precisa ficar redefinindo o tempo todo. Esse é um dilema que qualquer um passa na internet. Por isso que o Single Sign-On (SSO) é uma possibilidades cada vez mais utilizada pelas pessoas e empresas. 😉
Será o fim das senhas? Chamada de login único, essa tecnologia facilita o dia a dia das pessoas, que através de um único botão conseguem logar em qualquer lugar.
Segurança, conveniência e praticidade. São muitos os fatores que beneficiam esse método SSO. Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre ele e porque você deve usá-lo sempre em seu negócio para ter mais segurança. Vamos lá? 👇
O que é Single Sign-On (SSO)?
Nada mais é do que uma tecnologia que visa acabar com senhas tradicionais. Como? Através de um esquema de autenticação que permite o usuário efetuar o login com um único ID em qualquer dos sistemas autorizados para isso. ✅
Sabe quando você entra em um site novo, precisa realizar um cadastro e ao invés de preencher diversos campos com seus dados existe a opção “entrar com uma conta Google” ou “acessar com o Facebook”? Esse simples botão representa o single sign-on na prática.
Logo, esse método é uma forma de você entrar em qualquer lugar sem a necessidade de criar uma conta do zero ou perdendo tempo preenchendo suas informações repetidamente.
Por que é importante?
O melhor exemplo para demonstrar a importância seria usar uma analogia com essa situação cotidiana: imagina que toda vez que você entrasse em um bar ou restaurante fosse preciso provar seus dados pessoais e, principalmente, sua idade para em cada compra de bebidas alcoólicas?
Concorda que é frustrante essas verificações contínuas? Isso é como um sistema SSO funciona: em vez de estabelecer sua identidade repetidamente, um usuário estabelece sua identidade uma vez e pode acessar vários serviços diferentes.
Por isso ele é importante, além de garantir mais praticidade, melhora a experiência do usuário e causa uma boa impressão da empresa que exige seus dados.📋
Se para uso pessoal ele já é útil, agora imagina no ambiente corporativo? São tantos logins necessários diariamente, que guardar essa informação vai otimizar tempo e evitar a perda de informações valiosas.
Como funciona o Single Sign-On?
Toda vez que um usuário entra em um serviço de SSO ele deixa seus dados salvos e cria um token de autenticação single sign-on que lembra que o usuário foi verificado.
Assim, fica armazenado como um cartão de identificação temporário emitido para o usuário que pode ser utilizado em qualquer site ou aplicativo ou software que esteja verificado com o serviço.
Vale ressaltar que o SSO não lembra, necessariamente, quem é um usuário, já que não armazena identidades de usuários, mas sim faz a verificação das credenciais dessa pessoa em relação a um serviço de gerenciamento de identidade separado.
É mais ou menos como se fosse um bibliotecário procurando um livro pelo título e encontra no sistema o autor que o escreveu. 🤓
Os logins oferecidos no SSO mais conhecidos são os do Google, Facebook e LinkedIn.
Portanto, para ativá-lo na sua rotina você só precisa fazer um primeiro acesso no sistema e colocar todas as informações necessárias, clicando em ‘permitir’ no compartilhamento de informações;
Depois, já não é mais necessário fazer login manualmente, pois a mesma senha utilizada acima é o suficiente para logar.
Ele pode ser muito encontrado em contextos comerciais, quando os aplicativos do usuário são atribuídos e gerenciados por uma equipe interna de TI.
Quais são os benefícios do SSO?
Conforme já dito, o single sign-on além de trazer praticidade, conveniência e segurança aos usuário, ele traz outras vantagens, como: 👇
Senhas mais fortes
Se você criar uma senha combinada com números, letras e símbolos é bem mais difícil de alguém descobrir. Só que criar diversas senhas nesse estilo dá trabalho e é mais complexo do que parece, principalmente para gravar.
Com o SSO você pode criar uma e utilizar nos outros canais sem ter que ficar digitando ou criando uma do zero, já vai tudo automaticamente.
Senhas não repetidas
Quando você precisa se lembrar das diferentes senhas dos diversos logins, é normal acontecer a”fadiga de senha“, ou seja, a reutilização das senhas.
No entanto, usar a mesma senha em vários serviços é um grande risco de segurança, porque significa que todos os serviços são tão seguros quanto o serviço com a proteção de senha mais fraca. Com o SSO isso é reduzido porque só existe um único login de acesso.
Política de senha melhor aplicada
Como existe um lugar para entrada de senha, o SSO torna mais fácil as regras de defesa cibernética para as equipes de TI aplicarem facilmente as arquiteturas de segurança de senha.
Por exemplo, algumas empresas exigem que os usuários redefinam suas senhas periodicamente. Com o SSO, as redefinições de senha são mais fáceis de implementar.
Autenticação multifator
Também conhecida como MFA, ela se refere ao uso de mais de um fator de identidade para autenticar um usuário.
Um exemplo é você logar em um site, mas exigir outra ação para confirmar sua identidade, como um código por SMS e e-mail ou a instalação de um app de segurança.
Assim, o single sign-on possibilita ativar a MFA em um único ponto.
Reinserção de senha
Os administradores podem impor a reinserção de credenciais após um determinado período de tempo para garantir que o mesmo usuário ainda esteja ativo no dispositivo conectado. Sendo que com o SSO isso é feito em um só local.
Credenciais gerenciadas internamente
Na maioria das vezes suas senhas são armazenadas remotamente de forma não gerenciada por aplicativos e serviços que podem ou não seguir as melhores práticas de segurança.
Com o SSO elas ficam guardadas em um ambiente onde a equipe de TI tem mais controle de acesso e recuperação, se necessário.
Recuperação de senhas mais rápida
Complementando o tópico anterior, como o TI tem acesso a esse sistema, é mais fácil de encontrar uma senha perdida e ainda economiza tempo ajudando usuários a recuperar, lembrar ou redefinir a senha.
Afinal, vale a pena aplicar o SSO no sistema da sua empresa?
Com tudo que já foi falado, qual a sua dúvida sobre a importância e a necessidade de investir nesse serviço de autenticação?
O single sign-on é mais do que um sistema de gerenciamento de acesso aos usuários: ele é uma forma de controle de acesso, controle de permissão, registros de atividades e outras medidas para rastrear e controlar o comportamento do usuário nos sistemas internos de uma organização, sem contar na defesa contra crimes cibernéticos.🔒
Com apenas um clique qualquer pessoa entra nos sites e aplicativos, sem a preocupação de ter esquecido a senha utilizada. 🙌
E isso é ainda mais válido para as empresas que exigem grandes senhas e acessos para executar processos. Imagina o trabalho que daria lembrar a senha de tudo a toda hora? E se perder então, seria bem pior.
👉 Portanto, promova a segurança da informação na sua empresa e proporcione tranquilidade aos seus colaboradores. Aproveite para saber mais sobre o assunto em nossa especialização sobre segurança cibernética e alavanque sua empresa.