O SISU 2023 está chegando e você precisa estar 100% preparado para dominar esse processo e garantir que não haja nenhum tipo de erro.
O programa, conhecido por SISU, ou Sistema de Seleção Unificada, aprova estudantes para universidades públicas, que são gratuitas, por sua vez.
Assim, caso você seja um candidato, durante o período de inscrição, você poderá mudar as suas opções de curso infinitas vezes, levando como métrica principal as notas de corte parciais, divulgadas diariamente.
Preparado para entender mais sobre o programa que promete mudar a sua vida? Siga a leitura e fique por dentro de tudo!
Como funciona o SISU 2023?
O SISU é coordenado pelo MEC, o Ministério da Educação Brasileiro. Além disso, ele é o encarregado por selecionar estudantes, das mais diversas partes do país, para instituições estaduais e federais de Ensino Superior.
Na plataforma do SISU, você, candidato, poderá encontrar vagas de graduação que ultrapassam o número de 120 universidades e institutos públicos. Já dá para perceber que o negócio é concorrido, não é?
O importante é que, as pessoas aprovadas pelo programa irão cursar o Ensino Superior sem custo algum, já que as universidades são gratuitas e públicas. Além disso, é relevante ressaltar que, apesar da inscrição no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ser paga, as inscrições no SISU 2023 são completamente gratuitas.
Qual a nota mínima do ENEM para se inscrever no SISU 2023?
Em suma, você, candidato, precisa tirar uma nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Todos que conseguirem uma nota igual ou superior, estão habilitados para se inscrever no SISU 2023.
Quem pode participar do SISU 2023?
Além de ser obrigatório que o candidato tenha feito a prova do ENEM, ele precisa seguir alguns requisitos para a inscrição. São eles:
- Não zerar a redação do ENEM;
- Tirar nota mínima de 450 pontos no ENEM;
- Ter concluído o Ensino Médio;
- Não ser bolsista em universidades.
Simples, não é? Nós também achamos!
Quem tem direito as cotas do SISU 2023?
O sistema de cotas, ou ações afirmativas, existe para garantir o acesso de alguns grupos minoritários ao Ensino Superior. Elas são essenciais quando o assunto é equidade e amplitude da educação no Brasil.
Mas, antes de se inscrever no SISU 2023, você precisa, primeiro, entender quem tem direito às cotas no programa. São eles:
- Candidatos que possuem deficiência comprovada;
- Quilombolas;
- Alunos autodeclarados, por exemplo, pretos, pardos e indígenas;
- Pessoas que estudaram em escolas públicas;
- Pessoas com condição de baixa renda.
Qual a data de inscrição SISU 2023?
Em suma, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o SISU 2023, poderão ser feitas entre o dia 28 de fevereiro e 3 de março de 2023. Elas são realizadas através do site oficial do processo seletivo do MEC.
Importante ressaltar que sim, as inscrições são gratuitas e a classificação de aprovação leva, como base, a nota do ENEM 2022.
Passo a passo para a inscrição no SISU 2023
Nós sabemos que essa etapa de não entender bem como o SISU funciona pode assustar — todos nós da Redação XP já passamos por ela. Mas fique tranquilo, é simples e, em alguns momentos, é até divertido!
Siga o passo a passo a seguir e tudo dará certo.
- Tenha os dados do ENEM: você precisará ter em mãos, o número de inscrição e a senha do ENEM do ano anterior ao do SISU. Neste caso, como estamos falando do SISU 2023, são os dados do ENEM 2022. Não tem esses dados ou não lembra? Acesse a página do INEP para encontrá-los;
- Site do SISU: já tem os dados acima consigo? Chegou a hora de fazer o login no site oficial do SISU;
- Escolha dos cursos: felizmente chegou a hora! Após entrar no site do SISU, você escolherá duas opções diferentes de curso. A primeira deve ser a sua principal, ou seja, o curso que você mais quer entrar. Definiu isso? Agora você escolherá se irá concorrer as vagas de ampla concorrência, vagas na Lei de Cotas ou vagas que são destinadas a outras políticas afirmativas das instituições;
- Comprovantes e documentos: assim que você definir o curso desejado e a modalidade na qual você irá concorrer, você receberá informações acerca da documentação exigida para a matrícula no curso escolhido. Dependendo da modalidade, pode ser necessário apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio, comprovante de renda e entre outros. Fique de olho nisso porque, caso você seja aprovado, você só conseguirá se matricular com eles.
Prontinho. Depois destes passos serem realizados, você estará oficialmente registrado no SISU 2023!
Ademais, fique de olho nas notas de corte dos cursos para compreender como anda o seu desempenho na disputa, ok?
Lembrando que, quando o sistema distribuir os melhores candidatos entre as vagas oferecidas, os aprovados têm que efetuar a matrícula na instituição no prazo estipulado pelo cronograma do SISU 2023.
<Leia também: Empregos que pagam bem: quais são e como se profissionalizar/>
Quando sai o resultado do SISU 2023?
Você já sabe que, até o dia 3 de março, os candidatos podem escolher até duas opções de cursos que desejam ingressar.
Alguns dias depois, mais precisamente no dia 7 de março, o resultado será liberado na página do SISU 2023 e você, candidato, poderá ver o seu nome na lista dos aprovados!
É possível entrar na Faculdade XP pelo SISU 2023?
Não diretamente pelo SISU 2023, mas sim, usando a nota do ENEM! Essa é uma das formas para garantir a sua entrada na faculdade que nasce dentro de uma das empresas mais inovadoras e disruptivas do país e que vem se consagrando como uma das melhores faculdades de tecnologia.
Quais as graduações disponíveis na Faculdade XP Educação?
Aqui, na XP Educação, nós temos 3 cursos, um tecnólogo e dois de bacharelado. São eles:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: tecnólogo, online com duração de 2 anos e meio, custo zero e focado em preparar o aluno para se destacar na nova economia digital;
- Ciência de Dados: bacharelado, online com duração de 4 anos, custo zero e te ensina o que as universidades tradicionais não ensinam;
- Sistemas de Informação: bacharelado, online com duração de 4 anos, custo zero e te ajuda a se destacar, ainda mais, dentro da área que mais cresce em TI.
A graduação da XP Educação é reconhecida pelo MEC?
Apesar de não estar no processo seletivo do SISU 2023, a resposta é sim!
Além de você poder estudar de forma 100% online, os cursos da XP Educação são chancelados pelo MEC (Ministério da Educação) e seguem o conceito Employer U (universidade conectada a empresa).
<Leia também: Quais são as profissões do futuro na área de tecnologia e como se preparar/>
Como entrar na faculdade XP Educação pelo ENEM?
Primeiro, você passará pelo Minicamp XP, que é eliminatório. Após isso, você indicará, na segunda fase do processo seletivo, que quer utilizar a nota do ENEM como forma de ingresso.
Em suma, você irá usar a sua nota do ENEM como substituição da etapa da prova de conhecimentos gerais (lembrando que não elimina as outras etapas do processo, ok?).
Para usar a nota na sua inscrição, você, candidato, precisa escolher a forma de ingresso “ENEM” e indicar no ano e o número de inscrição do Exame, que acontece na segunda fase do processo seletivo para ingresso na XP Educação.
Aqui, na XP Educação, nós aceitamos resultados das provas do ENEM que ocorreram nos últimos 4 anos, ou seja, para 2023, será válido os exames que de 2018 a 2022.
Caso, após isso, você seja aprovado, é hora de separar os documentos para matrícula e correr paro abraço!
Documentos para a matrícula na faculdade XP Educação
Quando aprovado, o futuro aluno da XP Educação receberá um e-mail que com um formulário que deve ser preenchido e anexar os documentos listados abaixo:
1 (uma) cópia de:
- Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
- Diploma, caso se trate de curso profissionalizante do Ensino Médio;
- Diploma, caso você seja diplomado;
- Certidão de Registro Civil (nascimento ou casamento);
- Prova de quitação do serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino);
- Título de eleitor;
- Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais (da última eleição), para maiores de 18 anos;
- CPF do matriculando;
- Comprovante de residência atualizado.
Além disso, para você, que for aprovado ao utilizando a nota do ENEM, precisará apresentar, além do que foi supracitado, o boletim do ENEM com o mesmo nome, número de inscrição e notas.
É possível entrar na Faculdade XP de outra forma que não seja com o ENEM?
Sim, em suma, a Prova XPE!
Com ela, você não usa a nota da prova do ENEM como inscrição na segunda etapa, na realidade, você realizará uma prova de Conhecimentos Gerais, que é objetiva e inclui as seguintes matérias:
- Raciocínio matemático;
- Interpretação de texto;
- Língua portuguesa;
- Redação.
A prova será realizada no dia 05 de março de 2023, online, e o tempo limite de realização da mesma é de 4 horas.
Em caso de dúvidas, consulte o edital do Processo Seletivo — Faculdade XP Educação.
Por que escolher a Faculdade XP Educação em 2023?
Em suma, oportunidade de estudar em uma das empresas mais inovadoras e disruptivas do Brasil é única. Além disso, os números falam por si só: na última edição do processo seletivo para graduação na XP Educação, foram mais de 120 mil inscritos.
Não perca tempo, se planeje e faça a custo zero, a sua graduação na Faculdade XP Educação, uma verdadeira aceleradora de carreiras!