Soft Skills e Hard Skills: o que são e como desenvolvê-las?

Tais habilidades são essenciais para o autodesenvolvimento e recrutamento. Você as domina?

Você já ouviu ou leu os termos Soft Skills e Hard Skills por aí. Estamos certos? Mas você sabe qual o significado dessas palavras?

Soft Skills e Hard Skills são expressões frequentemente presentes no vocabulário de recrutadores. Elas são usadas para categorizar as habilidades que candidatos às vagas de emprego têm, ou até mesmo para ajudar na realização da avaliação de colaboradores de uma empresa. 

É importante ressaltar que profissionais de Recursos Humanos (RH), no passado, focavam única e exclusivamente nas Hard Skills ao avaliar candidatos e funcionários. No entanto, com o avanço e desenvolvimento do mercado de trabalho, esse cenário mudou e a bola da vez vem sendo as habilidades conhecidas como Soft Skills.

Vamos conhecer as Soft e Hard Skills e aprender a desenvolvê-las? É só continuar a leitura!

O que são os soft skills e hard skills?

Com a popularização da língua inglesa, acabamos trazendo alguns termos dela para o nosso cotidiano. A palavra skills é um deles. 

“Skills” significa, nada mais que “habilidades” em português, ou seja, são termos que dão significado aos tipos de aptidões que uma pessoa pode ter. Vamos conhecer mais delas!

Soft Skills 

Estas são as habilidades que dizem respeito ao comportamento do indivíduo. As soft skills elencam a capacidade que um ser humano tem de conviver com pessoas, trabalhar sob pressão e como se dá a sua adaptação em diferentes e conflituosas situações, por exemplo.

Em suma, são essenciais para mensurar o fit com a cultura de uma empresa, de um time e como um provável funcionário irá se comportar caso seja aprovado em um processo seletivo. 

Andrea Iorio, palestrante e best-seller provou para a Época Negócios que, em estudos com os seus mais de 200 profissionais de Recursos Humanos, para 93% dos RHs pesquisados, o melhor candidato é aquele que tem Soft Skills desenvolvidas, não o contrário.

Isso quer dizer que as Hard Skills não são importantes? Definitivamente não. Elas são essenciais para a condução de muitas profissões. É chegada a hora de conhecê-las.

Hard Skills 

As Hard Skills são as competências técnicas, ou seja, aquelas que você normalmente adquire por meio de formação acadêmica, cursos e certificações. 

Elas são essenciais para o recrutador selecionar as pessoas corretas para uma vaga específica, e para o candidato saber o que precisa estudar para se destacar no mercado. 

Hard Skills estão normalmente expostas nas vagas de emprego, muitas vezes até no título da oportunidade. Assim, ter o currículo alinhado com elas facilita a possibilidade do seu ser escolhido pelos softwares que fazem uma varredura nos candidatos e selecionam os profissionais que dão “match” com a vaga. 

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

Enquanto as Soft Skills representam as habilidades comportamentais, as Hard Skills representam as técnicas. 

Apesar de o mercado vir buscando e valorizando profissionais com Soft Skills bem desenvolvidas, se faz necessário um equilíbrio dos dois tipos de habilidades, visto que, um não funciona bem sem o outro. 

Aqueles profissionais que conseguem aliar as habilidades técnicas dominando a inteligência emocional são os que se destacarão, definitivamente, no mercado de trabalho.

Fisiologicamente falando, os dois tipos de habilidades divergem. 

Mulher medita para desenvolver soft skills e hard skills
Soft skills e hard skills podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Ao passo que as Soft Skills são reguladas pelo lado direito do cérebro, já que equivalem à capacidade emocional e mental, as Hard Skills são reguladas pela parte esquerda do cérebro, a metade da lógica.

Outro fator que diferencia essas características é o fato de que os diferentes tipos de Hard Skills são bem similares: todo Assessor de Investimentos, por exemplo, faz o mesmo trabalho. Não importa a empresa que atue, ou até mesmo sendo autônomo, as skills necessárias não divergem muito. 

Já quando falamos de Soft Skills, elas podem ser muito variáveis, visto que dependem da personalidade da pessoa, dos times que trabalhou e, principalmente, da cultura organizacional das empresas onde passou. 

Vamos conhecer exemplos dessas habilidades? 

5 Exemplos de Soft Skills

Hoje, listamos 5 exemplos de habilidades comportamentais. São elas: 

1. Gestão do Tempo

Além de promover uma melhor qualidade de vida dentro e fora do trabalho, manter uma boa gestão do tempo contribui para uma maior produtividade, ou seja, chega de demandas entregues em cima da hora!

2. Inteligência Emocional  

Diz respeito à capacidade que um indivíduo tem de reconhecer os seus sentimentos, além de lidar e reconhecer as emoções do outro. 

3. Boa comunicação

A comunicação pode acalmar ânimos ou criar grandes conflitos. Assim, para manter a linearidade nos processos, demandas organizadas e uma equipe que trabalha de maneira saudável e respeitosa, ter uma boa comunicação é essencial. 

4. Atitude Positiva

Nos momentos mais tensos do trabalho, a energia da equipe normalmente cai. Por isso, ter profissionais que atuam com atitude positiva em meio às dificuldades é essencial para que o time continue performando e acreditando no porquê de fazer o que fazem. 

5. Resiliência

Como você reage aos seus problemas? E aos feedbacks? 

A resiliência é a soft skill que mostra a capacidade que um indivíduo tem de lidar com contratempos, mantendo a educação e buscando a adaptação à situação. 

Soft Skills mais desejadas pelas empresas 

O relatório do Fórum Econômico Mundial, “O Futuro do Trabalho 2020”, listou 11 habilidades comportamentais mais desejadas pelas empresas até 2025. São elas: 

  1. Pensamento analítico e inovação;
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
  3. Resolução de problemas;
  4. Pensamento crítico;
  5. Criatividade;
  6. Liderança;
  7. Resiliência;
  8. Raciocínio lógico;
  9. Inteligência emocional;
  10. Foco no cliente;
  11. Persuasão e negociação.

5 Exemplos de Hard Skills

Agora, vamos falar de Hard Skills!

1. Línguas 

Diz respeito ao seu nível de proficiência em línguas estrangeiras como inglês, espanhol e francês.

2. Design 

Essas habilidades são referentes ao seu domínio em ferramentas usadas por designers: Illustrator, Photoshop, InDesign e até mesmo o UX Design

Além disso, podem estar relacionadas à arte, como desenho à mão, ilustração e tipografia. 

3. Marketing

Essenciais para profissionais que desejam imergir no mundo publicitário: domínio de social media, copywriting, vendas, pesquisa de público, customer success e entre outros. 

4. Habilidades relacionadas à escrita

Neste caso, para profissionais do jornalismo ou da área acadêmica, são indispensáveis. 

Remetem a escrita básica, ou seja, gramática, concordância verbal e não-verbal, pontuação, ortografia e até mesmo vocabulário.

5. Formações

Diplomas universitários ou técnicos também são Hard Skills. Inclusive, são os mais comuns!

Como mapear as suas habilidades?

No que diz respeito às Hard Skills, procure todos os cursos, diplomas, certificações e softwares que usa/fez e observe: quais desses eu aprendi e consigo colocar em prática? Assim, rapidamente você mapeará as suas habilidades técnicas. 

Já falando das habilidades comportamentais, você precisará fazer uma autoanálise profunda. Caso a empresa que trabalhe possua feedbacks ou avaliações periódicas de desempenho, essas são ótimas oportunidades para conversar com o seu líder e chefe para receber respostas acerca do tema.

Importância das Soft Skills e Hard Skills para os profissionais

Provavelmente, as Hard Skills facilitarão a sua entrada em empresas, mas são as Soft Skills que o manterão lá. Unir as duas competências fará de você um profissional completo. 

Portanto, exercite o autoconhecimento e compreenda que o desenvolvimento dessas habilidades não tem um fim, precisa fazer parte de toda a sua jornada profissional.

Importância das Soft Skills e Hard Skills para as empresas

Quando falamos de habilidades técnicas, precisamos ressaltar a importância de manter-se atualizado, visto que, o ambiente corporativo está sempre em constante evolução e as Hard Skills que você tem hoje provavelmente não serão suficientes daqui há 2 anos. 

Além disso, empresas não caminham sem profissionais que sejam realmente bons tecnicamente falando, ou seja, que não dominem línguas, softwares, escrita e análises, por exemplo.

No que toca às habilidades comportamentais, empresas com profissionais que as dominam além de serem mais diversificadas, são mais criativas e geram pontos de vista diferentes, colaborando com a expansão e posicionamento à frente da concorrência. 

Qual a relação das habilidades no desempenho do profissional?

Soft Skills e Hard Skills caminham lado a lado do desempenho profissional dos indivíduos. 

As Soft Skills dominam esse quesito, já que, se uma pessoa domina gestão do tempo, por exemplo, ela conseguirá ser mais produtiva, fazer mais e melhor e, além disso, dará importância a demandas mais relevantes, fazendo com que a empresa caminhe e o profissional também. 

Como desenvolver as habilidades de soft skills e hard skills?

  • Soft Skills: ouça bem os feedbacks dos seus líderes e comece a implementar melhorias no que você não é tão bom; 
  • Hard Skills: busque o que está em alta na sua profissão e faça cursos, veja videoaulas e invista em línguas estrangeiras para se diferenciar no mercado.

Como as empresas podem ajudar no desenvolvimento das habilidades?

Treinamentos, sejam eles teóricos ou práticos são utilizados por muitas empresas para desenvolver Soft Skills e Hard Skills dos seus colaboradores.  

Andrea Iorio, best-seller e palestrante já citado neste artigo, ressalta que no seu estudo, cerca de 75% das empresas que participaram da pesquisa declararam que nos próximos dois anos darão prioridade aos treinamentos de Soft Skills. 

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