Sustentabilidade financeira: o que é e como criar um plano

Você sabe o que é sustentabilidade financeira? Provavelmente você já ouviu falar sobre sustentabilidade, afinal, esse conceito ganhou muita força nos últimos anos.

Isso porque, há uma preocupação constante com o meio ambiente, sobretudo devido à necessidade de preservá-lo para as futuras gerações.

Nesse sentido, podemos dizer que a sustentabilidade financeira é, basicamente, a aplicação desse mesmo conceito para a gestão das finanças.

Ou seja, administrar o dinheiro de forma responsável e cautelosa, evitando despesas desnecessárias e investindo parte do valor com pensamento a longo prazo.

E, felizmente, o número de pessoas interessadas em aprender a controlar e fazer o melhor uso dos seus recursos financeiros para realizar sonhos não para de aumentar.

Pensando em ajudar você a gerir melhor as suas finanças para alcançar os seus objetivos, preparamos este artigo.

Nele, você vai entender o que é sustentabilidade financeira e saber o que é necessário para criar um plano de sustentabilidade financeira pessoal.

Acompanhe a leitura!

O que é sustentabilidade financeira?

A sustentabilidade financeira pode ser definida como uma forma de utilizar seus recursos financeiros de maneira racional.

Isto é, de forma que consiga atender às suas necessidades pessoais de hoje, mas também se importando com as necessidades que surgirão no futuro.

Em outras palavras, aplicar a sustentabilidade financeira no dia a dia é saber gerir a sua renda mensal, evitando gastos desnecessários e administrando os recursos financeiros de maneira consciente.

Isso engloba desde a criação de reservas de emergência e a aplicação em investimentos, até o planejamento da aposentadoria.

Qual a importância da sustentabilidade financeira?

Quando aplicada corretamente, a sustentabilidade financeira proporciona uma vida mais equilibrada, segura e confortável ao indivíduo. 

Isso porque, ele estará sempre preparado para qualquer adversidade e imprevisto que possa surgir no futuro, assim como terá os recursos necessários para levar uma boa qualidade de vida.

Dito isso, veja a seguir alguns motivos que fazem a sustentabilidade financeira ser tão importante na vida de qualquer pessoa.

Mais equilíbrio no orçamento

Com a sustentabilidade financeira é possível não apenas alcançar o equilíbrio no orçamento, mas também poupar para o futuro.

No entanto, para conseguir isso é necessário que as suas fontes de renda sejam maiores que as suas despesas mensais, o que é um dos principais preceitos da sustentabilidade financeira.

Além disso, também é fundamental cortar gastos desnecessários e tomar decisões inteligentes em relação ao seu dinheiro.

Menores chances de endividamento

Um dos principais fatores responsáveis pelo endividamento é a má relação do indivíduo com o seu dinheiro, ou seja, a falta de disciplina com seus próprios gastos.

Todavia, sabemos que as pessoas não se endividam de propósito, mas sim por conta da dificuldade que elas possuem em encontrar o equilíbrio de seus ganhos e despesas.

Dessa maneira, levando em consideração que a sustentabilidade financeira é um conceito que exige mudanças na forma como as pessoas se relacionam com sua renda e lidam com suas despesas, podemos afirmar que ela é extremamente importante para evitar o endividamento.

Maior tranquilidade em relação ao futuro

A insegurança sobre o futuro é uma realidade de milhares de brasileiros, pois, nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer, seja a perda de um emprego ou outro problema que impacte significativamente na sua capacidade de ganhar dinheiro.

Dito isso, outro ponto importantíssimo por trás da sustentabilidade financeira, está no fato de que ela proporciona um futuro mais tranquilo e equilibrado.

Afinal de contas, seu conceito está relacionado a uma maior disciplina na hora de poupar e realizar i para gerar renda.

Como criar um plano de sustentabilidade financeira pessoal? 

Agora que você entendeu o que é a sustentabilidade financeira e qual a sua importância, é preciso saber como criar um plano pessoal para colocá-la em prática no seu dia a dia.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é tão difícil colocar esse conceito em prática, sendo necessário apenas ajustar alguns maus hábitos que podem comprometer as suas finanças.

Dito isso, veja as principais dicas de como criar um plano de sustentabilidade financeira pessoal:

1- Conheça e aplique os 4Gs

Na sustentabilidade financeira, existe um conceito chamado 4Gs — gerar, gastar, guardar e ganhar — que, quando colocado em prática, é extremamente importante para lidarmos da forma mais correta possível com nosso dinheiro.

Se analisarmos os 4Gs exatamente nessa ordem, é possível notar que há um ciclo perfeito e sustentável. Ou seja, tudo que é consumido é reposto na mesma quantidade.

Dessa maneira é perfeitamente possível alcançar o equilíbrio no orçamento e também conseguir guardar uma quantia interessante para o futuro.

2- Evite o consumo descontrolado

Como foi dito anteriormente, a ideia da sustentabilidade financeira não é obrigar a pessoa a deixar de fazer coisas que gosta, mas sim que ela compreenda melhor o seu rendimento mensal em relação aos seus gastos.

Nesse sentido, o consumo consciente exerce um papel fundamental, afinal de contas, é por meio dele que você vai conseguir desenvolver uma reserva financeira.

Sendo assim, avalie a sua renda líquida, aquela que sobra após todos os impostos serem descontados e o quanto você gasta.

Aqui, o ideal é separar o seu orçamento mensal nas seguintes categorias:

  • gastos essenciais: como aluguel, plano de saúde, ensino, alimentação, entre outros;
  • gastos supérfluos: como compra de roupas, pedidos de lanches, bebidas, alimentação fora de casa, entre outros.

Depois de listar todos esses gastos, faça uma avaliação e veja o que pode ser eliminado ou, ao menos, reduzido.

Por exemplo, se você almoça todo dia em um restaurante por causa do trabalho, uma boa opção pode ser começar a levar marmitas de casa.

Essa consciência financeira fará uma diferença bastante significativa no controle de seus recursos e dos seus futuros investimentos.

3- Tenha uma planilha financeira atualizada

Manter suas finanças bem organizadas certamente é uma das principais formas de contar com um orçamento sustentável, principalmente agora que é possível fazer isso por meio de diversos aplicativos e planilhas digitais.

Sendo assim, você pode criar uma planilha no Excel para listar todos os seus gastos ou, se preferir, também pode encontrar planilhas já prontas na internet e fazer uso de aplicativos financeiros.

Todavia, para que o seu planejamento financeiro seja, de fato, eficiente é preciso acompanhá-lo com frequência e refletir sobre o que foi feito durante o mês.

4- Crie uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é extremamente importante para estar sempre preparado para qualquer tipo de imprevisto.

Portanto, caso você ainda não tenha uma, não pense duas vezes antes de começar a formar uma boa reserva de emergência.

Uma dica interessante para iniciar, é começar a guardar o dinheiro que seria direcionado para gastos supérfluos. Contudo, vale lembrar que a reserva deve ser montada conforme os ganhos de cada pessoa.

>>> Se você ainda não tem uma reserva de emergência, e não sabe muito bem como iniciar a sua, aperte o play e aprenda como fazer a sua reserva de emergência agora mesmo!

5- Adote uma postura sustentável

O conceito de sustentabilidade é baseado na ideia de produzir, consumir e reproduzir em um ciclo auto-renovável, certo? E isso se aplica tanto para as questões ambientais quanto econômicas.

Por essa razão, quando falamos em adotar uma postura sustentável, trata-se de levar a vida de uma forma em que suas atitudes sejam focadas em evitar o consumo desnecessário e aproveitar todas as oportunidades possíveis.

Por exemplo, evitar o desperdício de energia elétrica é uma ação que, além de impactar diretamente na sua conta de luz e te ajudar a economizar dinheiro, também minimiza os impactos negativos ao meio ambiente.

Da mesma forma, se possível, você também pode deixar o carro ou o transporte público (metrô, ônibus e trem) de lado, e ir para o trabalho a pé ou de bicicleta. Assim, você além de cortar gastos com combustível ou passagem, estará também praticando atividade física e reduzindo a emissão de agentes poluentes no meio ambiente.

E, para ajudar você a investir seguindo o conceito de sustentabilidade financeira, a escola da XP Inc. desenvolveu um guia da bolsa para investidores, com todas as informações necessárias para você ingressar nesse mercado.

Clique no banner abaixo para fazer o download. É grátis!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img