Os 15 melhores templates de Email Marketing para você aplicar

Existem templates de email marketing para boas-vindas, e-commerce, carrinho abandonado, entre outros.

Você já reparou na quantidade de email marketing que recebe durante o dia, enviados por diversas empresas? Cada um com um objetivo diferente e com templates de email marketing exclusivos, que remetem a identidade visual da marca e faz daquele e-mail algo bem característico da empresa.

O uso de template de email marketing é uma estratégia adotada por empresas com o objetivo de ter uma comunicação personalizada e direta com o seu cliente ou lead, mas sem perder muito tempo na hora de produzir a mensagem.

Para que você entenda como funciona o uso de templates e a importância deles para o email marketing, preparamos este artigo!

O que é e qual a importância do Email Marketing?

E-mail marketing é uma das principais estratégias do Marketing Digital. De forma breve, podemos defini-lo como um canal de comunicação direto entre a empresa, os clientes e os potenciais clientes.

Por ser um canal de comunicação direta, o e-mail marketing é importante para criar uma relação de proximidade com o cliente, qualificar o lead em MQL e SQL, enviar ofertas personalizadas, notificar lançamentos, etc. 

Template Email Marketing: como funciona?

Templates de email marketing são layouts pré-definidos, na grande maioria em HTML. Eles são um modelo base em que o usuário precisa apenas modificar texto, colocar imagens e vídeos (se houver) para que o e-mail fique de acordo com o perfil da marca e que as informações correspondam às que você ou a sua empresa deseja repassar ao público.    

Vantagens de utilizar template Email Marketing

Os templates de email marketing são uma excelente alternativa para empresas que buscam otimizar o tempo de produção. Dentre as principais vantagens do uso estão:

  • Agilidade na produção;
  • Economia de tempo;
  • Fortalecimento da identidade da marca.

Tipos de template Email Marketing

Para cada tipo de conteúdo existem inúmeros modelos de templates email marketing. Pensando nisso, selecionamos 15 templates e os categorizamos conforme o objetivo de cada e-mail.     

1. Promocional 

Os e-mails promocionais são os mais utilizados por empresas. Em síntese, são e-mails mais comerciais, focados na venda de produtos ou serviços. Normalmente, possuem descontos e valores promocionais em evidência. 

E-mail promocional da Olympikus:

Exemplo de template de email marketing promocional da Olympikus
Exemplo de template de email marketing promocional da Olympikus.

E-mail promocional da empresa O Boticário:

Exemplo de template de email marketing promocional do O Boticário
Exemplo de template de email marketing promocional do O Boticário.

2. Newsletter 

Um dos tipos de e-mails mais tradicionais, as newsletters são e-mails que funcionam como um boletim de notícias com as novidades da empresa. Além de manter as pessoas por dentro das novidades, o objetivo desse tipo de email também é aproximá-las da marca. Normalmente, as newsletter são enviadas em um intervalo de tempo que pode ser semanal, quinzenal, mensal, etc. 

Newsletter da Yoast:

Exemplo de newsletter do Yoast
Exemplo de newsletter do Yoast.

Newsletter interativa da Rock Content:

Exemplo de newsletter da Rock Content
Exemplo de newsletter da Rock Content.

3. Ecommerce

Assim como os e-mails promocionais, os e-mails ecommerce são mais focados em divulgar promoções a fim de converter o funil vendas. De modo geral, o sucesso para os e-mails ecommerce é a personalização das ofertas de acordo com as preferências do lead cadastrado.  

E-mail ecommerce das Lojas Marisa:

Exemplo do template de email marketing da Marisa.
Exemplo do template de email marketing da Marisa.

E-mail ecommerce da loja virtual FutFanatics:

Exemplo do template de email marketing da FutFanatics.
Exemplo do template de email marketing da FutFanatics.

4. Boas-vindas

O e-mail de boas-vindas é o e-mail que a pessoa recebe assim que se cadastra em uma página e se torna um lead para o negócio. Essa mensagem é importante para fazer o lead se sentir acolhido e estabelecer o tom da comunicação que será utilizada.

De forma geral, o e-mail de boas-vindas é algo curto e bem objetivo, que visa indicar ao lead quais serão os próximos passos depois da sua inscrição.

E-mail de boas-vindas do Rockstar Games Social Club: 

Exemplo de email de boas-vindas do Rockstar Games Social Club 
Exemplo de email de boas-vindas do Rockstar Games Social Club. Fonte: Resultados Digitais

5. Agradecimento 

E-mails de agradecimento são utilizados para humanizar a marca e fortalecer o vínculo com o lead. Eles podem ser enviados em diversas situações, tais como:

  • Datas comemorativas (Natal, Ano Novo, aniversário do cliente)
  • Para agradecer ao cliente por ter participado de um evento ou webinar;
  • Por confiar na marca e ser cliente a X anos. 

Exemplo de template e-mail marketing de agradecimento – Banco Inter:

Template de email marketing do Banco Inter
Template de email marketing do Banco Inter.

6. Usuário inativo

Depois de um tempo de cadastro, é normal que o lead passe a interagir menos com os seus conteúdos e já não abra os e-mails com tanta frequência. Por isso, é importante pensar em e-mails voltados para esse público, com objetivo de engajá-los novamente. 

Um bom conteúdo de e-mail para usuários inativos contém ofertas interessantes para despertar o interesse do lead. 

E-mail de reengajamento da empresa Resultados Digitais:

Exemplo de email da Resultados Digitais para usuário inativo.
Exemplo de email da Resultados Digitais para usuário inativo. Fonte: Resultado Digitais

7. Lançamento de produto

A chegada de um novo produto ao mercado é algo que desperta a curiosidade e o interesse do público. Por isso, e-mails de lançamento costumam ser tão atrativos!

Em geral, os e-mails de lançamento são compostos por imagens detalhadas, informações exclusivas e benefícios do produto. O objetivo deste tipo de e-mail é fazer com que o lead se interesse pelo produto e efetue a compra. 

Por exemplo, o template email marketing de lançamento do iPhone 13 Pro:

Exemplo de email da Apple para lançamento de produto.
Exemplo de email da Apple para lançamento de produto.
Exemplo de email da Apple com detalhes do produto.
Exemplo de email da Apple para lançamento de produto.

8. Carrinho Abandonado

O abandono de carrinho é uma das coisas mais comuns do ecommerce. Em resumo, é quando o usuário navega pelo site, seleciona alguns produtos, mas não finaliza a compra.

Normalmente, os e-mails de carrinho abandonado são bem simples e têm o objetivo de convencer o lead a voltar no site e finalizar a compra. Em alguns casos, para atrair o cliente, são enviados junto ao e-mail cupons de desconto exclusivos.  

E-mail de carrinho abandonado da C&A:

Template de email para recuperação do carrinho da C&A.
Template de email para recuperação do carrinho da C&A. Fonte: Clickpages

9. Informativo

Com o intuito de manter as pessoas por dentro das novidades, muitas empresas utilizam o e-mail informativo. Ao contrário das newsletters, que são e-mails mais completos, os informativos são e-mails mais curtos e que não requerem interação do leitor.   

Alguns exemplos de uso do e-mail informativo:

  • Comunicados internos da empresa, como: entrada ou saída de colaboradores, promoção, etc;
  • Modificações nos termos de uso e condições de um serviço;
  • Mudanças de endereço, telefone para contato, horário de atendimento, entre outros.

E-mail informativo da Vivo:

E-mail informativo da Vivo Empresas.
E-mail informativo da Vivo. Fonte: Templaria

10. Conversão

Os e-mails de conversão têm como objetivo principal induzir o lead a executar uma ação. Por exemplo, chamada para download de e-book ou outro material rico, convite para um evento, etc.

E-mail de conversão do Resultados Digitais:

Exemplo de template de email marketing da RD Station.
Exemplo de template de email marketing da RD Station. Fonte: Resultados Digitais

11. Automação

O fluxo de automação é uma estratégia que consiste em um conjunto de e-mails programados para serem enviados ao lead de forma automatizada. Normalmente, a automação de e-mail marketing é utilizada para qualificar o lead, mapear a jornada do cliente e conduzi-lo durante todas as etapas do funil de vendas. 

Abaixo, confira um modelo de fluxo de automação de e-mail:

Exemplo de um fluxo de automação de email.
Exemplo de um fluxo de automação de email. Fonte: Envox

12. Pesquisa

E-mails de pesquisa são excelentes para conhecer melhor os seus clientes e reavaliar as estratégias do negócio. Um dos e-mails de pesquisa muito comuns é o de Net Promoter Score para saber o nível de satisfação do cliente com o produto ou serviço.

E-mail de pesquisa do sistema de gestão financeira MyFinance:

Exemplo de template de email marketind de pesquisa da MyFinance.
Exemplo de template de email marketind de pesquisa da MyFinance. Fonte: Templateria

Sites de templates de Email Marketing

Para otimizar o tempo de produção dos e-mails, existem sites templates de email marketing que oferecem várias opções de design.

Abaixo, listamos cinco sites de templates de e-mail marketing:

Vale a pena utilizar template Email Marketing

Se depois de tudo que falamos sobre o uso de templates email marketing, você ainda tem dúvidas se deve aderir ou não ao uso na sua estratégia de negócio, trouxemos um dado que vai lhe dar a certeza que vai lhe convencer que vale a pena usar

Segundo o “State of Marketing Trends Report 2022”, o terceiro canal de comunicação mais utilizado por empresas é o e-mail marketing. Logo, investir nessa comunicação é com certeza uma boa estratégia para o Marketing Digital do seu negócio. 

O uso de template de email marketing torna o conteúdo mais atrativo, devido ao design responsivo, e otimiza o tempo de criação para toda a equipe.  

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