Você já reparou na quantidade de email marketing que recebe durante o dia, enviados por diversas empresas? Cada um com um objetivo diferente e com templates de email marketing exclusivos, que remetem a identidade visual da marca e faz daquele e-mail algo bem característico da empresa.
O uso de template de email marketing é uma estratégia adotada por empresas com o objetivo de ter uma comunicação personalizada e direta com o seu cliente ou lead, mas sem perder muito tempo na hora de produzir a mensagem.
Para que você entenda como funciona o uso de templates e a importância deles para o email marketing, preparamos este artigo!
O que é e qual a importância do Email Marketing?
E-mail marketing é uma das principais estratégias do Marketing Digital. De forma breve, podemos defini-lo como um canal de comunicação direto entre a empresa, os clientes e os potenciais clientes.
Por ser um canal de comunicação direta, o e-mail marketing é importante para criar uma relação de proximidade com o cliente, qualificar o lead em MQL e SQL, enviar ofertas personalizadas, notificar lançamentos, etc.
Template Email Marketing: como funciona?
Templates de email marketing são layouts pré-definidos, na grande maioria em HTML. Eles são um modelo base em que o usuário precisa apenas modificar texto, colocar imagens e vídeos (se houver) para que o e-mail fique de acordo com o perfil da marca e que as informações correspondam às que você ou a sua empresa deseja repassar ao público.
Vantagens de utilizar template Email Marketing
Os templates de email marketing são uma excelente alternativa para empresas que buscam otimizar o tempo de produção. Dentre as principais vantagens do uso estão:
- Agilidade na produção;
- Economia de tempo;
- Fortalecimento da identidade da marca.
Tipos de template Email Marketing
Para cada tipo de conteúdo existem inúmeros modelos de templates email marketing. Pensando nisso, selecionamos 15 templates e os categorizamos conforme o objetivo de cada e-mail.
1. Promocional
Os e-mails promocionais são os mais utilizados por empresas. Em síntese, são e-mails mais comerciais, focados na venda de produtos ou serviços. Normalmente, possuem descontos e valores promocionais em evidência.
E-mail promocional da Olympikus:
E-mail promocional da empresa O Boticário:
2. Newsletter
Um dos tipos de e-mails mais tradicionais, as newsletters são e-mails que funcionam como um boletim de notícias com as novidades da empresa. Além de manter as pessoas por dentro das novidades, o objetivo desse tipo de email também é aproximá-las da marca. Normalmente, as newsletter são enviadas em um intervalo de tempo que pode ser semanal, quinzenal, mensal, etc.
Newsletter da Yoast:
Newsletter interativa da Rock Content:
3. Ecommerce
Assim como os e-mails promocionais, os e-mails ecommerce são mais focados em divulgar promoções a fim de converter o funil vendas. De modo geral, o sucesso para os e-mails ecommerce é a personalização das ofertas de acordo com as preferências do lead cadastrado.
E-mail ecommerce das Lojas Marisa:
E-mail ecommerce da loja virtual FutFanatics:
4. Boas-vindas
O e-mail de boas-vindas é o e-mail que a pessoa recebe assim que se cadastra em uma página e se torna um lead para o negócio. Essa mensagem é importante para fazer o lead se sentir acolhido e estabelecer o tom da comunicação que será utilizada.
De forma geral, o e-mail de boas-vindas é algo curto e bem objetivo, que visa indicar ao lead quais serão os próximos passos depois da sua inscrição.
E-mail de boas-vindas do Rockstar Games Social Club:
5. Agradecimento
E-mails de agradecimento são utilizados para humanizar a marca e fortalecer o vínculo com o lead. Eles podem ser enviados em diversas situações, tais como:
- Datas comemorativas (Natal, Ano Novo, aniversário do cliente)
- Para agradecer ao cliente por ter participado de um evento ou webinar;
- Por confiar na marca e ser cliente a X anos.
Exemplo de template e-mail marketing de agradecimento – Banco Inter:
6. Usuário inativo
Depois de um tempo de cadastro, é normal que o lead passe a interagir menos com os seus conteúdos e já não abra os e-mails com tanta frequência. Por isso, é importante pensar em e-mails voltados para esse público, com objetivo de engajá-los novamente.
Um bom conteúdo de e-mail para usuários inativos contém ofertas interessantes para despertar o interesse do lead.
E-mail de reengajamento da empresa Resultados Digitais:
7. Lançamento de produto
A chegada de um novo produto ao mercado é algo que desperta a curiosidade e o interesse do público. Por isso, e-mails de lançamento costumam ser tão atrativos!
Em geral, os e-mails de lançamento são compostos por imagens detalhadas, informações exclusivas e benefícios do produto. O objetivo deste tipo de e-mail é fazer com que o lead se interesse pelo produto e efetue a compra.
Por exemplo, o template email marketing de lançamento do iPhone 13 Pro:
8. Carrinho Abandonado
O abandono de carrinho é uma das coisas mais comuns do ecommerce. Em resumo, é quando o usuário navega pelo site, seleciona alguns produtos, mas não finaliza a compra.
Normalmente, os e-mails de carrinho abandonado são bem simples e têm o objetivo de convencer o lead a voltar no site e finalizar a compra. Em alguns casos, para atrair o cliente, são enviados junto ao e-mail cupons de desconto exclusivos.
E-mail de carrinho abandonado da C&A:
9. Informativo
Com o intuito de manter as pessoas por dentro das novidades, muitas empresas utilizam o e-mail informativo. Ao contrário das newsletters, que são e-mails mais completos, os informativos são e-mails mais curtos e que não requerem interação do leitor.
Alguns exemplos de uso do e-mail informativo:
- Comunicados internos da empresa, como: entrada ou saída de colaboradores, promoção, etc;
- Modificações nos termos de uso e condições de um serviço;
- Mudanças de endereço, telefone para contato, horário de atendimento, entre outros.
E-mail informativo da Vivo:
10. Conversão
Os e-mails de conversão têm como objetivo principal induzir o lead a executar uma ação. Por exemplo, chamada para download de e-book ou outro material rico, convite para um evento, etc.
E-mail de conversão do Resultados Digitais:
11. Automação
O fluxo de automação é uma estratégia que consiste em um conjunto de e-mails programados para serem enviados ao lead de forma automatizada. Normalmente, a automação de e-mail marketing é utilizada para qualificar o lead, mapear a jornada do cliente e conduzi-lo durante todas as etapas do funil de vendas.
Abaixo, confira um modelo de fluxo de automação de e-mail:
12. Pesquisa
E-mails de pesquisa são excelentes para conhecer melhor os seus clientes e reavaliar as estratégias do negócio. Um dos e-mails de pesquisa muito comuns é o de Net Promoter Score para saber o nível de satisfação do cliente com o produto ou serviço.
E-mail de pesquisa do sistema de gestão financeira MyFinance:
Sites de templates de Email Marketing
Para otimizar o tempo de produção dos e-mails, existem sites templates de email marketing que oferecem várias opções de design.
Abaixo, listamos cinco sites de templates de e-mail marketing:
Vale a pena utilizar template Email Marketing
Se depois de tudo que falamos sobre o uso de templates email marketing, você ainda tem dúvidas se deve aderir ou não ao uso na sua estratégia de negócio, trouxemos um dado que vai lhe dar a certeza que vai lhe convencer que vale a pena usar!
Segundo o “State of Marketing Trends Report 2022”, o terceiro canal de comunicação mais utilizado por empresas é o e-mail marketing. Logo, investir nessa comunicação é com certeza uma boa estratégia para o Marketing Digital do seu negócio.
O uso de template de email marketing torna o conteúdo mais atrativo, devido ao design responsivo, e otimiza o tempo de criação para toda a equipe.
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