Como trabalhar no mercado financeiro? Dicas para ser um profissional qualificado 

Descubra as soft skills , certificações e conceitos fundamentais para iniciar a sua carreira no mercado financeiro com o pé direito!

Muitos profissionais se interessam em saber como trabalhar no mercado financeiro, embora tenham dúvidas sobre como lidar com uma área agitada e de pura concentração. Mesmo que pareça exaustivo, o segmento de finanças abre um leque de oportunidades, além da habitual compra e venda de ações.

As fintechs, por exemplo, são uma excelente alternativa para quem deseja começar a trabalhar no mercado financeiro. Isso porque, segundo o relatório “2021 Global Fintech Rankings”, o Brasil se encontra na 14ª posição entre os 83 países listados com maior concentração de startups da América Latina.

Mas o que leva uma pessoa a querer trabalhar no mercado financeiro? Quais são as oportunidades e benefícios neste segmento? Para ter mais detalhes, continue com a gente. Boa leitura!

Qual curso escolher para formação?

Estudar em boa universidade é  fundamental para aumentar as chances de entrar nesse mercado. As principais instituições do País estão preparadas para oferecer conhecimentos abrangentes, abordando conceitos e preparando o profissional para encarar o dia a dia dos investimentos. 

Quem pretende trabalhar nessa área costuma escolher os cursos de engenharia, economia, contabilidade ou administração. Isso porque os conteúdos abordados nesses cursos têm relação direta com o mundo das finanças.

Por outro lado, também não se descarta a formação em outras graduações. O importante é que a especialização tenha relação com o mercado financeiro.

< Leia também: Consultor de Investimentos: saiba como ser um consultor CVM />

Como trabalhar no mercado financeiro? Certificações exigidas 

Os certificados são necessários para quem pretende trabalhar com mercado financeiro. Muitas vezes, eles são um pré-requisito para determinados cargos, como analista ou assessor independente.

Emitidas pela Anbima, Apimec ou CFA, as certificações são específicas para:

  • Analista;
  • Consultor de investimentos;
  • Gestor de carteiras;
  • Quem trabalha com segmento de alta renda

Dentre as certificações, a mais prestigiada é a Chartered Financial Analyst (CFA), considerada pelo reconhecimento jurídico.

Com o CFA, os especialistas podem exercer consultorias de investimento e exercer o cargo em bancos e empresas no exterior.

Além disso, existem outros documentos requisitados no Brasil, entre eles, o CPA-20 e CEA, ambos da Anbima.

O CPA-20 foca na distribuição de produtos de investimentos para clientes de varejo de alta renda em bancos ou plataformas de atendimento. Já o CEA certifica profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, com possibilidade de indicar produtos.

Essas duas certificações costumam ser pré-requisito para começar no mercado.

Quem quer se tornar analista e indicar investimentos pode tirar a certificação CNPI para análise fundamentalista ou técnica. Analistas CNPI tendem a encontrar emprego com mais facilidade em casas de análise.

Por fim, a Ancord é um pré-requisito para quem quer trabalhar com consultoria independente de investimentos.

Como trabalhar no mercado financeiro? Características fundamentais 

Quem pretende saber como é trabalhar com finanças, precisa ter interesse no assunto e adquirir habilidades técnicas. Veja quais são as principais exigências do mercado:

Analise as principais características para exercer a profissão:

Gostar do que faz

Embora pareça óbvio, curtir o mercado no qual deseja trabalhar é a principal característica para o bom andamento dos negócios, principalmente porque é um ramo exigente e competitivo.

Logo, é preciso admirar o ambiente e entregar os resultados com qualidade e pontualidade.

Estudar e se atualizar

Senso de aprendizado e renovação também são atributos para se manter competitivo neste setor e em muitas outras áreas, justamente por se tratar de um mercado amplo, portanto, existem muitos conhecimentos a serem explorados.

Ao pesquisar sobre o segmento, lembre-se de entender o cotidiano das diversas áreas das empresas.

Tenha em mente que uma coisa é trabalhar em um banco tradicional; outra, em um banco de investimentos. São culturas diferentes com alinhamentos particulares.

Além do mais, é preciso ter ciência de que o mercado financeiro não proporciona, necessariamente, dinheiro rápido.

Investir no autoconhecimento

Se autoconhecer é sempre benéfico em qualquer situação ou área da vida. Geralmente, nos traz muito mais informações sobre nossos comportamentos, reações e pensamentos.

Quando se fala principalmente de um setor imprevisível, ter um bom patamar de autoconhecimento ajuda a lidar com situações conflitantes, uma vez que no mercado financeiro as oscilações dos investimentos são constantes.

Por essa razão, é importante conhecer seu perfil de investidor, o que torna mais fácil tomar decisões e mudar os rumos da carreira, se for necessário.

Ótimo nível de adaptabilidade

Permanecer em um campo oscilante exige um estado emocional equilibrado. Então, possuir um ótimo nível de adaptabilidade diminui a dificuldade de lidar com todos esses cenários.

Independentemente da situação, você consegue sair melhor em estabelecer relações lógicas na maioria das vezes, como também é importante lidar com pressão.

Pense que todas essas características são essenciais para mantê-lo motivado a traçar metas no mercado financeiro.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre as principais certificações do mercado financeiro:

Como trabalhar no mercado financeiro? Bônus 

Para você ter uma visão mais abrangente sobre como é trabalhar no mercado financeiro, indicamos o curso MBA Investimentos e Private Banking.

Esta especialização com 12 meses de duração mostra desde os primeiros passos no mundo dos investimentos até a lidar com as principais técnicas operacionais na prática, tudo para você ficar expert no assunto e investir nessa profissão com muito mais sabedoria e tranquilidade. Acesse agora!

Continue Aprendendo

spot_img