Como transferir dinheiro do banco para corretora? [Passo a passo]

As corretoras de investimento estão cada vez mais populares e práticas. É possível abrir uma conta em poucos minutos e ter acesso a uma infinidade de aplicações diferentes. No entanto, muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre como transferir dinheiro do banco para corretora, para começar a investir.

Em geral, o problema está nas taxas cobradas por transferências bancárias, principalmente o TED e o DOC, que “comem” parte do valor e geram um pequeno prejuízo, mas podem ser cumulativas e gerar assim grandes perdas.

No post vamos mostrar como transferir dinheiro do banco para corretora, utilizando como base as principais marcas desse mercado, criando um passo a passo prático e simples. Além disso, veja como evitar as taxas e realizar transferências gratuitas entre as instituições financeiras.

Aproveite a leitura!

O que são corretoras de investimento?

De modo geral, corretoras de investimento são responsáveis por facilitar o acesso de investidores a uma grande variedade de produtos financeiros. Por meio dessas instituições, a Pessoa Física pode adquirir títulos do Tesouro Direto, CDBs, ações de empresas e participar de fundos de investimentos.

Neste contexto, é válido ressaltar que nem todos esses produtos financeiros são abertos ao público. Por isso, quem tem interesse na sua aquisição precisa de um representante autorizado a negociar com o mercado, que por sua vez fica a cargo das corretoras.

A autorização é fornecida pelo Banco Central do Brasil. Depois disso, sua operação é monitorada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que estabelece e fiscaliza o cumprimento das normas para atuação das corretoras.

Além de definir essa conexão entre o mercado financeiro e o investidor individual, as corretoras também pesquisam as ofertas disponíveis para indicar opções mais assertivas aos seus clientes, otimizando suas chances de lucro.

De fato, um serviço muito importante oferecido pelas corretoras é a assessoria, onde especialistas do mercado financeiro estudam o cenário econômico e sugerem investimentos mais interessantes para cada cliente, com base no seu perfil e objetivo de rentabilidade.

Para aproveitar essas vantagens, é preciso saber como transferir dinheiro da conta do banco para a corretora. Vamos ver como isso é feito?

Como transferir dinheiro do banco para corretora em 3 passos? 

A operação de transferência de valores da conta do banco para a corretora é relativamente simples, mas existem alguns cuidados importantes para evitar taxas e não perder nenhuma porcentagem do seu dinheiro. Confira como concluir essa operação:

1.  Confira as formas de depósito aceitas pela corretora

O primeiro passo começa antes mesmo de ter uma conta na corretora. Para escolher a melhor opção de acordo com o seu perfil, pesquise quais as formas de transferência aceitas pela instituição.

O aporte via TED do mesmo titular é o mais comum. Corretoras como a Clear e Rico aceitam apenas essa forma de transferência. Quem não gostar dessa modalidade por conta das taxas cobradas, vamos mostrar mais a frente como evitá-las.

2: Abra sua conta na corretora de sua escolha

Encontrou uma corretora que atende suas necessidades? Então prossiga com a abertura da sua conta! Dependendo do tipo de investimento adotado, podem ocorrer custos operacionais, no entanto, corretoras como a XP Investimentos, Clear e Rico não cobram nada para abrir e manter as carteiras.

No cadastro, é importante informar sua conta corrente principal, junto dos seus demais dados, além de selecionar o seu perfil de investidor, informações que serão úteis em etapas seguintes.

 3.  Acesse sua conta corrente e transfira o dinheiro do banco para a corretora

No caixa eletrônico, aplicativo ou via internet banking, você pode transferir o dinheiro do banco para a corretora via TED. Os dados da conta de destino ficam salvos entre os seus dados na plataforma ou aplicativo da instituição de corretagem.

Dessa forma, você só precisa acessar sua conta corrente, selecionar o valor e preencher os dados do favorecido com a conta informada pela corretora de investimentos.

Como realizar transferências bancárias sem custo?

A transferência via TED pode estar sujeita a taxas por operação, dependendo do seu banco ou modalidade de conta utilizada. Essas taxas não dependem das corretoras, portanto devem ser levantadas junto ao emissor da sua conta corrente.

Para evitar esse tipo de encargo e fazer a operação de forma gratuita, bancos digitais oferecem uma boa alternativa, combinando a funcionalidade de emissão de boleto para depósito e transferências via TED sem taxa ou número limitado de operações.

Depois, você precisa levar o seu dinheiro para essa conta com TEDs ilimitados. Para isso, alguns bancos, como o NuBank e Inter, têm a opção de emitir boleto, na quantia de sua preferência.

Esse boleto pode então ser pago pela sua conta corrente principal e logo o valor cairá na conta que permite a transferência livre de custo. O recomendado aqui é ter ambas as contas correntes cadastradas na sua corretora. Você pode conferir uma explicação sobre o método no vídeo a seguir. Aperte o play agora mesmo!

4. Verifique as opções de investimento adequadas ao seu perfil

Com o dinheiro disponível na sua conta de investimentos, é hora de começar a investir. Confira as recomendações indicadas de acordo com o seu perfil, verifique informações como prazo de liquidez, tributos, custos operacionais, indexadores e prazos para vencimento.

A escolha do investimento certo precisa ser bem informada, seja ela na renda fixa ou variável. Pronto, agora é só acompanhar seus investimentos no painel de controle e ficar de olho no seu rendimento!

Como transferir rendimentos da corretora para conta corrente?

Escolheu sua corretora, viu como transferir dinheiro do banco para sua conta de investimentos, eles renderam e agora você já pode fazer o resgate? Ótima notícia! Mas como transferir dinheiro da corretora para sua conta corrente?

As corretoras de investimento não atuam como instituições bancárias, por isso, não oferecem um cartão para utilizar o seu saldo ou possuem caixas eletrônicos para saques. O jeito é fazer o caminho inverso e transferir da corretora para a conta corrente.

Antes de mais nada, é preciso solicitar o resgate. Com isso, começa a contar o prazo de liquidez, período que leva para o dinheiro cair na conta da corretora. Cada investimento possui um prazo específico, que deve ser informado no momento da aquisição.

Assim que o dinheiro cair na sua conta com a corretora de investimentos, você poderá transferir o valor para sua conta corrente.

No momento da abertura do cadastro na corretora, é solicitado que o usuário forneça os dados de suas contas correntes, dessa forma, por meio do aplicativo ou painel, já é possível concluir a retirada. Basta escolher a conta para a qual o valor retirado será enviado e pronto.

Fique atento a possíveis taxas de custódia, corretagem e transferência que possam incidir sobre esse valor. Cada corretora possui valores próprios.

Quer aprender mais sobre como investir em Renda Variável e Renda Fixa? 

O mundo dos investimentos e a ideia de deixar o seu dinheiro trabalhando por você têm chamado sua atenção? Então a Xpeed School tem o que você precisa para entrar nesse universo com as maiores chances de sucesso!

A Escola de Investimentos Xpeed possui cursos desenvolvidos sob medida para investidores de todos os perfis e níveis de experiência, incluindo os iniciantes em busca dos primeiros passos dessa jornada altamente rentável.

Quer saber por onde começar? Vá para a Trilha Xpeed e faça o teste!

Se gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais e mande para os seus amigos investidores. Continue ligado no blog Xpeed para novas dicas, tutoriais e explicações sobre finanças, investimentos e mais.

Continue Aprendendo

spot_img