Conheça melhor a carreira de analista de infraestrutura de TI: o especialista em alinhar as necessidades do negócio às possibilidades tecnológicas.
A área de Tecnologia da Informação, dentre as profissões modernas, é uma das que mais sofre transformações em um curto período de tempo. Talvez reflexo da famosa Lei de Moore (conceito que estima que a capacidade de processamento dobra a cada 18 meses), o fato é que as inovações em TI surgem em uma velocidade que, muitas vezes, dificulta seu acompanhamento na rotina.
Neste artigo, vamos falar sobre os desafios e oportunidades desta área desafiadora, que instiga a inovação constante e que permite que o profissional caminhe por outras áreas, além da tecnologia.
O que é infraestrutura de TI?
Infraestrutura de TI é o alicerce que fundamenta todo o sistema de Tecnologia de Informação de uma empresa. Trata-se de uma extensa lista de componentes relacionados ao software (programas e automações) e ao hardware (equipamentos e estruturas) que possibilitam a solução de problemas e a gestão de dados.
Veja, a seguir, alguns dos elementos componentes da infraestrutura de TI no que tange ao software e ao hardware:
Elementos de software
- sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM);
- softwares de Planejamento de Recursos Corporativos (ERP);
- servidores online;
- sistemas operacionais;
- aplicativos;
- plataformas de colaboração na rede mundial de computadores.
Elementos de hardware
- computadores;
- servidores;
- hubs;
- roteadores;
- instalações;
- centros de dados (data centers);
- etc.
9 desafios típicos enfrentados pelo analista de Infraestrutura de TI
Muito se fala do famoso alinhamento de TI com Negócios. Aliás, talvez seja um dos mantras mais praticados entre os gurus de tecnologia e negócios.
Mas na prática, o que isso quer dizer? Acreditamos que todos têm consciência de que as empresas são organismos vivos que, assim como o corpo humano, precisam de cooperação entre os órgãos.
Um coração ou cérebro, sozinhos, não fazem um ser humano sobreviver. Igualmente, a área de marketing ou TI sozinhas não fazem a empresa sobreviver.
É preciso que as áreas cooperem entre si. E, para que isso funcione adequadamente, é necessário que um setor compreenda bem o papel de outro dentro da empresa e faça o possível para que esse papel seja cumprido sem entraves burocráticos ou desnecessários.
Nesse sentido, e para zelar pelo espírito colaborativo nas organizações, o profissional de Infraestrutura de TI enfrenta alguns desafios relacionados a diversas disciplinas técnicas e gerenciais. Entre eles, destacamos alguns, os quais você confere a seguir.
1- Alinhamento da disponibilidade dos serviços com as necessidades do negócio
O profissional de infraestrutura precisa entender e praticar as melhores formas de ajudar as áreas de negócios, utilizando TI como ferramenta.
2- Redução dos custos de manutenção da infraestrutura
Sempre haverá a cobrança por redução de custos, o que implica diretamente na redução do TCO (Total Cost Ownership, ou custos de aquisição) da TI.
3- Melhoria da resiliência da infraestrutura
Uma das métricas mais importante da infraestrutura de TI é o SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço). Melhorar a resiliência interfere diretamente, de forma positiva, no SLA da área.
4- Garantia do ROI da infraestrutura
Portanto, tudo que é investido em TI deve voltar para a empresa, direta ou indiretamente.
5- Garantia das políticas de segurança da informação
Boa parte das questões envolvendo segurança da informação passam por operações de infraestrutura de TI. Por isso, cabe ao analista compreender e zelar por processos que respeitem e assegurem a privacidade da informação circulante na empresa.
6- Atender aos requisitos legais/compliance
O mundo está cada vez mais informatizado. Assim, decisões de negócios muitas vezes precisam estar em compliance com requisitos técnicos de infraestrutura.
7- Administrar ambientes de alta complexidade
Aquele velho Centro de Processamento de Dados (CPD) com 2 máquinas e um ar condicionado não existe mais. Independente do porte da empresa, os ambientes estão cada vez mais complexos, com software, rede e hardware interligados e interdependentes.
8- Administrar a dependência do negócio com a TI
Lidar com a ansiedade de usuários que estão cada vez mais dependentes de serviços de tecnologia é um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais de infraestrutura de TI.
9- Gerenciar os riscos de TI
Decisões estratégicas que podem colocar toda operação de uma empresa em risco passam diariamente pela análise de profissionais de infraestrutura de TI.
Perfil do analista de infraestrutura de TI
Nesse contexto desafiador é que surge a demanda do mercado por um profissional de infraestrutura com uma mentalidade global, que pense fora da caixa.
Sendo assim, espera-se que um analista de infraestrutura de TI tenha como soft skills (características comportamentais):
- Vontade de aprender: o conhecimento técnico e o investimento em treinamento e desenvolvimento para atuar em gestão de infraestrutura de TI, obviamente, é importantíssimo. Sem ele, não é possível tomar decisões técnicas acertadas, que permitem que a área funcione como um relógio, entregando o que se espera dela como produto final;
- Visão 360º: aliado ao conhecimento técnico específico da área, o profissional precisa ter um conhecimento básico abrangente de outras áreas, correlatas ou não, como: finanças, RH (Recursos Humanos), gestão de projetos, governança e compliance, entre outras.
- Resiliência: não dá para mentir, a área de infraestrutura é onde se concentram muitos problemas. Ser capaz de enfrentar esses problemas é uma característica importantíssima esperada de um profissional de infraestrutura.
- Autodidática: procurar cursos de aperfeiçoamento da área, como pós-graduações e MBAs é essencial. Estes cursos lhe darão uma visão ampla do negócio. Porém, para enfrentar os incêndios da área, dificilmente haverá tempo hábil para um curso formal. Portanto, no momento das crises, o profissional de infraestrutura de TI saber aproveitar os recursos que tem disponível para encontrar a melhor solução.
Áreas de conhecimento técnico necessárias
Pensando pelo lado estratégico, o analista de infraestrutura de TI deve mesclar conhecimentos ligados à tecnologia com disciplinas de negócios, mas também estar alinhado com as principais ondas do mercado, que fatalmente serão trazidas pelos fornecedores com o objetivo de criar diferenciais estratégicos para a empresa.
Falar a linguagem do mercado, seja cliente ou fornecedor, é um papel importante do profissional de infraestrutura.
Conheça as principais áreas de conhecimento técnico de um profissional de infraestrutura de TI
- Data Center: conhecer todos os componentes de um Data Center (hardware, software, pessoas, redes), questões ligadas ao SLA de Data Centers e suas camadas (Tiers), etc.
- Virtualização de Servidores: é imprescindível para um profissional de infraestrutura de TI conhecer as diferentes técnicas de virtualização de servidores, bem como os principais players desta área.
- Virtualização de Desktops: técnica cada vez mais comum como forma de melhorar o custo de operação de empresas. É importante conhecer os benefícios e fornecedores destas soluções.
- Virtualização de Aplicações: assim como a virtualização de desktops, a virtualização de aplicações também é um assunto importante para o profissional de infraestrutura de TI.
- Cloud Computing: “o futuro está na nuvem”, dizem os especialistas. E o presente aponta cada vez mais que eles estão certos. Isso passa por conhecer os principais tipos de nuvem (privada/pública/híbrida) e suas topologias (IAAS, PAAS, SAAS, etc.).
- Redes de Telecomunicações: este é um assunto bastante abrangente. Mas saber o básico de infraestrutura cabeada (par trançado e fibra ótica), wireless e roteamento é necessário para qualquer profissional de infraestrutura de TI.
- Segurança da informação: boa parte das brechas de cibersegurança estão em vulnerabilidades de infraestrutura básica de TI. Assim, é importante para o profissional de infraestrutura conhecer seu sistema e prever falhas oportunas para crackers ou hackers.
- Outsourcing: boa parte das demandas de terceirização passam pela área de infraestrutura. A escolha de um provedor de BPO ou ITO, deve ser uma tarefa corriqueira para o analista de infraestrutura de TI. Dessa forma, é importante conhecer as modalidades e diferenciais de cada modelo.
- Big Data/Data Science: não adianta ter a melhor infraestrutura do mundo se não se sabe o que fazer com os dados. Big Data, Analytics, Data Science, Machine Learning, devem ser termos corriqueiros na vida de um profissional de infraestrutura de TI.
Competências do analista de infraestrutura de TI
As principais competências esperadas de qualquer profissional, hoje em dia, também servem para o profissional de infraestrutura de TI. Assim, espera-se, em geral, que o profissional de infraestrutura de TI consiga desempenhar:
Trabalho em equipe
Ser alguém que só consegue trabalhar sozinho já não cabe mais nos modelos corporativos atuais — e isso se aplica bem à infraestrutura de TI.
Afinal, os componentes de infraestrutura atuais estão todos interligados. Um problema em um serviço pode ter sua causa na rede, no storage, no ar condicionado ou até na arquitetura das construções. Assim, é imprescindível que o profissional de infraestrutura de TI consiga transitar bem com equipes de todas essas áreas.
Visão estratégica
Como já falado, a atuação do profissional da área já expandiu as fronteiras da Tecnologia da Informação. Assim, qualquer ação deve ser tomada pensando nos impactos estratégicos.
A execução de uma rotina de manutenção, por exemplo, deve ser pensada em termos do impacto da indisponibilidade do serviço que sofrerá manutenção e sua consequência na área usuário. Sempre!
Comunicação
Comunicação é condição para exercer bem o trabalho e conseguir manter o bom funcionamento da infra.
Domínio do inglês
Ter o domínio da língua é essencial para o profissional de infra pois grande parte da documentação de infraestrutura de TI está em inglês.
A maioria dos sistemas de suporte de grandes fornecedores (Oracle, Microsoft, Amazon, etc.) funcionam através de tickets abertos nessa língua. Portanto, ler e escrever em inglês é condição básica. Da mesma forma, falar é altamente recomendado.
Pensar fora do mundo técnico
Tão importante quanto, ou mais importante, é a capacidade do profissional de infra sair de seu mundo técnico e entender que ele faz parte de um negócio no qual a infraestrutura de TI é uma engrenagem extremamente importante.
Assumir papéis
A capacidade de conseguir “trocar o crachá” constantemente de técnico para analista, gestor, negociador, entre outros, é uma das competências mais valorizadas em TI — e uma das mais difíceis de se encontrar.
Tarefas e atividades que o analista de infraestrutura de TI realiza
O papel do profissional de infraestrutura de TI vai muito além da capacidade técnica de deixar todo hardware e software funcionando.
Mas, além disso, fazem parte do escopo de trabalho do analista tarefas como:
- garantir o funcionamento da infraestrutura de TI abrangendo seus processos e atividades rotineiras;
- estimular a inovação na área, por meio de melhorias de processos ou produtos que possam otimizar o funcionamento da área e, consequentemente, dos setores dependentes da infraestrutura;
- planejar e realizar atividades de suporte de infraestrutura de TI (servidores, desktops/notebooks, telefonia, Telecom, etc.);
- elaborar projetos como o PCN – Plano de Continuidade de Negócios ou o PRD – Plano de Recuperação de Desastres, que detalham como a área de infraestrutura irá suportar o negócio da empresa em caso de situações inesperadas;
- interagir e negociar com os principais fornecedores de infraestrutura de TI como servidores, telecom, appliances de rede, cabeamento, energia, resfriamento, etc.
- garantir que as soluções tecnológicas contratadas sejam implementadas de acordo com as especificações de infraestrutura necessárias.
Comparação com outros perfis profissionais
Dentro do mapa de TI da empresa, o profissional de infraestrutura é uma interface. Algumas vezes, essa interface é terminal, pois seus serviços são executados com a finalidade de prover os recursos para outra área ou serviço.
Em outros casos, essa interface é de ligação, pois os serviços de infraestrutura de TI são necessários para que duas ou mais áreas ou serviços possam se comunicar.
Assim, dentro dos papéis apresentados aqui como características dos profissionais de infraestrutura de TI, é importante diferenciar o que se espera em termos de conhecimento destes perfis.
Apesar de serem áreas muito parecidas e, algumas vezes, conflitantes, o profissional de infraestrutura de TI tem seu foco na infraestrutura. É importante destacar, porém, que, algumas vezes, será necessário ao analista adentrar em gestão da segurança, gestão de projetos, gestão de pessoas, ou mesmo gestão de TI.
Analista de infraestrutura em TI: salário
De acordo com o portal Glassdoor, que armazena dados sobre diferentes profissões e categorias de trabalho, a média salarial de um analista de infraestrutura de TI é de R$4.200,00, podendo chegar a R$8.000 em casos específicos.
Os dados disponíveis no portal foram atualizados em agosto de 2022, e trazem uma média nacional estruturada a partir de informações cedidas por trabalhadores da área em diversas localidades do país.
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*Créditos da imagem de capa: Christina @ wocintechchat.com em Unsplash