Business Plan: o que é, por que fazer e como fazer

O business plan pode ser utilizado em qualquer modelo de negócio, independente da área de atuação da sua empresa

Você já tem ou pretende abrir o próprio negócio? Atualmente, no Brasil, todos os dias milhares de empreendimentos abrem e fecham suas portas por diversos motivos que poderiam ser evitados se logo no início o empreendedor tivesse construído o business plan da sua empresa. 

De acordo com os dados apresentados pelo Sebrae, aproximadamente 30% dos microempreendedores individuais (MEI) encerram as atividades antes dos 5 anos de empresa. 

Para que não aconteça o mesmo com o seu negócio, neste artigo vamos falar sobre o que é, como fazer um, quais são os tipos e a importância de um business plan para os negócios. 

Boa leitura!  

O que é Business Plan?

Business plan, ou plano de negócios em tradução para o português, é um documento de planejamento importante para qualquer empreendedor que deseja se aprofundar no seu modelo de negócio e ter insights antes da criação da empresa. 

Nele, devem constar informações como: o que é o negócio, as informações financeiras da empresa, quais são os objetivos dela e o que precisa ser feito para alcançá-los. Além disso, os planos de negócios costumam ter também uma análise mercadológica do setor em que a empresa está inserida. 

Para que serve o Business Plan?

O plano de negócios é um grande aliado da gestão empresarial. Ele serve como um guia que auxilia os empreendedores nas tomadas de decisões na hora de criar o próprio negócio.

É através do business plan que é possível identificar os pontos fortes e fracos do negócio, identificar o público-alvo, conhecer os principais concorrentes e os maiores fornecedores do setor, etc.   

Por que o Business Plan é importante?

Fazer o business plan é importante porque planejamento é a chave para o sucesso de muitas empresas.

Apesar de não eliminar completamente os riscos da empresa, os empreendedores de sucesso já entenderam que um plano de negócios diminui as chances do negócio não dar certo, visto que o business plan propõe toda uma análise e estudos sobre o setor daquele empreendimento.

Além disso, o plano de negócios serve também para:

  • Alinhar a comunicação entre sócios e membros da equipe;
  • Captar recursos, sejam eles financeiros ou humanos;    
  • Facilitar a administração e o acompanhamento do negócio ao longo do tempo.

Tipos de Business Plan 

Existem diversos tipos de plano de negócio. Para cada um deles existe uma ocasião que é mais indicado o uso daquele plano específico.

Abaixo, listamos os principais tipos de business plan:

  • Mini planos: modelo curto, de 5 a 10 páginas, que faz um breve resumo dos objetivos da empresa;
  • Plano de expansão: modelo mais elaborado e completo, pois tem como objetivo atrair novos investidores para o negócio;
  • Plano operacional: modelo interno que serve para a definição de objetivos e acompanhamento das metas durante todo o ano.  

Como fazer um Business Plan? 

Agora que você já entendeu a importância de ter um plano de negócios, porque não começar a criar o seu plano de negócios ainda hoje?

Antes de dar início, é importante você saber que o plano de negócios não possui um modelo padrão. Geralmente, as pessoas usam o Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico, como base para o business plan. 

Caso você não conheça ou não domine a ferramenta, não se preocupe! A montagem do plano fica a seu critério e depende muito do seu modelo de negócio.

Entretanto, existem elementos que são indispensáveis em um plano de negócios. Abaixo, falamos sobre cada um desses elementos:   

1. Sumário executivo

O sumário executivo é a primeira parte do plano de negócios. Por isso, ele deve ser bem estruturado e constar um resumo com as principais informações do que a pessoa deve encontrar no decorrer do plano de negócios.

Muitas vezes, a primeira impressão do negócio é o que desperta o interesse dos investidores em conhecer mais sobre aquele empreendimento. 

Nele, você deve incluir informações importantes do seu produto como:

  • Descrição do negócio com informações como nome e diferenciais;
  • Qual a missão;
  • Perfil dos clientes;
  • Qual o valor necessário para o investimento inicial e em quanto tempo ele deve dar retorno;
  • Potencial de crescimento do produto ou serviço no mercado em que está inserido;
  • Recursos humanos e financeiros que serão necessários.

Esses são apenas alguns itens que são indicados em um sumário, mas você pode acrescentar outros elementos que fazem mais sentido para o seu negócio. 

2. Descrição do negócio

Basicamente, a descrição do negócio consiste em uma explicação breve e descomplicada do seu negócio. Portanto, não precisa encher a descrição de informações, pois o objetivo é que ela seja lida e entendida rapidamente. 

Nela, basta apenas trazer informações como: o que é o negócio, quais soluções ele deve trazer para o público e quem são os seus consumidores em potencial.    

3. Análise de mercado

Aqui, você deve mostrar que pesquisou sobre o mercado que deseja atuar e que consegue identificar as particularidades daquele setor

Para isso, é importante que a sua análise de mercado tenha as seguintes informações:

  • Análise competitiva;
  • Fornecedores
  • Mercado-alvo;
  • Necessidades dos clientes não atendidas pelo mercado atualmente;
  • Público-alvo;
  • Situação atual e perspectivas de mercado para os próximos anos. 

4. Análise da concorrência

Assim como na análise mercado, na análise da concorrência você deve mostrar que se preparou, que fez todo um trabalho de pesquisa para identificar os principais concorrentes do seu empreendimento. 

O objetivo da análise da concorrência é fazer com que você identifique os pontos fortes e fracos, o que diferencia tal concorrente como líder no setor, entre outras questões. Com isso, você pode fazer uma análise comparativa entre você e os seus concorrentes para identificar também os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Para fazer essa análise, você pode responder a algumas questões: 

  • Como é o atendimento e a relação com o cliente?
  • Qual o preço cobrado?
  • O que faz as pessoas comprarem com tal marca?
  • Por que as pessoas desistem da compra com tal marca?
  • Qual o diferencial da marca?

5. Organização e gestão

Na parte de organização e gestão você deve explicar como vai funcionar a sua empresa com o máximo de informações possíveis, desde que elas sejam informações claras e eficazes.

Por exemplo, você deve incluir questões como:

  • Breve currículo da equipe responsável pela gestão;
  • Estrutura organizacional;
  • Tipo da empresa. 

Dessa forma, com essas informações em fácil acesso, quando problemas surgirem dentro da empresa os colaboradores saberão solucioná-los ou a quem recorrer para resolver o problema em tempo hábil.   

6. Estratégia de comunicação e marketing

Em primeiro lugar, você precisa criar uma declaração acerca da comunicação do seu negócio. Nela, você precisa definir questões como: de que forma você deseja se relacionar com os clientes e qual será o tom da comunicação utilizada com eles. 

Logo em seguida, você deve começar a pensar na estratégia de marketing do negócio. Nesta etapa do marketing é importante abordar os seguintes tópicos:

  • Canais de vendas;
  • Precificação;
  • Propaganda;
  • Qualidade do produto ou serviço.

7. Orçamento e projeção financeira

O orçamento e a projeção financeira talvez seja um dos elementos mais importantes do plano de negócio. Nele, você deve trazer um balanço financeiro do negócio, com custos iniciais, projeções de vendas para os próximos anos, tempo para alcançar o ponto de equilíbrio e o fluxo positivo do caixa, entre outras questões.   

8. Plano de contingência

Agora, com todas as outras etapas do plano de negócio concluídas, o último item é o plano de contingência. 

De forma simples, o plano de contingência é um “plano B” para o seu empreendimento. Por exemplo, nele você deve explicar o que pretende fazer caso o seu produto não venda como era esperado, o que pode ser feito para alavancar as vendas, quais estratégias mudar, etc.   

Da mesma forma, no seu plano de contingência também deve ter soluções para o caso do seu produto ser um sucesso de vendas. Busque responder a questões como “o que fazer para aumentar o estoque e dar conta da demanda?” ou “como manter essas pessoas interessadas até a próxima remessa de produto?”. 

Exemplos de Business Plan

Por fim, para que não restem dúvidas de que o plano de negócios pode ser utilizado em qualquer empreendimento, trouxemos 3 exemplos de planos de negócios aplicados em setores diversos.

1. E-commerce

A Net Organique é um e-commerce de produtos orgânicos onde você pode fazer a sua feira e receber os produtos em casa em um curto espaço de tempo. 

2. Impressão 3D

A Mind Model é uma empresa especializada em criação de modelos digitais ou impressão 3D de protótipos para arquitetos, engenheiros e empresas da construção civil. 

3. Consultoria

A empresa de consultoria presta um serviço de consultoria e acompanhamento estratégico para empresas que desejam melhorar os aspectos da sua comunicação, tanto interna quanto externa. 

Esses exemplos são alguns planos de negócios que você pode usar de inspiração para criar o seu.

Mas, caso você queira se aprofundar mais na criação de um business plan, o MBA em Gestão de Processos de Negócios da XP Educação é uma excelente alternativa. Nele, você se capacita para conduzir projetos e negócios de forma ágil, com estratégias organizacionais que potencializam e trazem mais resultados para a instituição. 

Lembre-se que um plano de negócios bem estruturado pode ser um grande diferencial na saúde financeira e vida útil do seu negócio. Portanto, investir em qualificação é sempre um bom negócio que traz retorno positivo tanto para você quanto para a sua empresa.   

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