O mercado de Bitcoin é um dos mais conhecidos do mundo. Essa foi a primeira criptomoeda a circular, fazendo com que muitos investidores aprendessem a lidar com moedas digitais e a lucrar . Por isso, saber como comprar Bitcoin pode ser uma boa maneira de alçar voo no mundo dos investimentos.
Segundo o estudo do portal Crypto.com, 114 milhões de pessoas no mundo investem em criptomoeda, número bastante considerável diante dos milhares de criptoativos negociáveis.
Pensando nisso, será que vale a pena investir nesse mercado? E como comprar Bitcoin? Isso é o que iremos explicar ao longo deste artigo. Acompanhe a gente!
O que é Bitcoin?
Bitcoin (vem do termo “bit”, que se refere ao código ou dígito binário e “coin”) significa moeda, em inglês. Ou seja, é uma moeda digital útil para a realização de pagamentos, recebimentos, trocas e serviços via internet.
A moeda funciona em uma rede conhecida como blockchain, ambiente criptografado onde se armazena todas as operações da criptomoeda pelo mundo afora.
A partir disso, são frequentemente criadas novas moedas por meio de um processo chamado mineração. Os investidores ou traders necessitam de um computador multipotente para realizar a compra e a venda de Bitcoin, visto a alta potência comercial.
Contratar uma corretora de Bitcoins também é uma ótima saída, uma vez que se trata de ambiente seguro que, entre suas vantagens, facilita a vida de quem não tem familiaridade com investimentos de grande repercussão.
Como surgiu o Bitcoin?
Criado por Satoshi Nakamoto em 2009, o Bitcoin foi a primeira moeda a circular no mundo digital. Ela faz parte de uma classe de ativos que conhecemos como criptomoedas.
A ideia de ter Bitcoin é puramente transacional, porém, essa novidade não surgiu recentemente. Desde a década de 80, investidores estudam meios para criar criptomoedas e proteger a privacidade da sociedade.
Na prática, com esse ativo, é possível enviar dinheiro para outra pessoa sem precisar de um intermediário. Ao mesmo tempo, é considerado um recurso altamente seguro e transparente feito por ser feito pela internet.
Mas, como citamos, não existe apenas o Bitcoin no mercado. As altcoins estão por aí: nome dado às concorrentes do Bitcoin.
Na prática, elas têm a mesma finalidade do Bitcoin, no entanto, apresentam características, formatos e configurações diferenciadas.
O Ethereum, por exemplo, não possui limite de impressão. Surgiu com 72 milhões de moedas distribuídas por pré-investidores. Já no caso do Bitcoin, desde sua criação, tem limite definido de 21 milhões de moedas em circulação.
Além disso, nunca houve uma pré-impressão, isto é, a mineração foi feita por qualquer participante de maneira igualitária.
Por fim, independentemente do tipo, tanto o Bitcoin quanto as demais fazem parte do mercado efervescente de criptomoedas.
Como comprar Bitcoin?
Em primeiro lugar, comprar ou vender um Bitcoin não é um processo difícil, uma vez que a moeda é descentralizada, isto é, não existem bancos ou governos que atuem como intermediários.
Suas transações são realizadas em uma plataforma própria seguindo o modelo peer-to-peer que, em português, significa ponto a ponto. Peer-to-peer é uma arquitetura de rede de computadores em que cada participante, ou ponto, também é um servidor, o que mantém o funcionamento do sistema.
Agora se você quer saber como vender Bitcoin ou comprá-lo, é fundamental recorrer a uma corretora de valores. Somente com ela é possível fazer as transações das moedas digitais de forma segura na plataforma.
Passo a passo: onde comprar Bitcoin
- Faça seu cadastro em uma corretora de valores;
- Informe o saldo em reais que deseja transferir;
- Confira os dados da conta da plataforma e transfira o dinheiro com DOC ou TED;
- Aguarde a confirmação da transferência;
- Informe a quantidade de Bitcoins que deseja comprar e faça sua compra!
Pronto! Agora, você já sabe como comprar, vender e trocar Bitcoins.
Por que utilizar uma corretora de Bitcoins?
São vários motivos que valem a pena contratar uma corretora de valores. Além da proteção, uma empresa credenciada oferece:
- depósito e saque de dinheiro;
- compra e venda de bitcoin e de outras criptomoedas;
- integração com instituições financeiras;
- suporte para tirar dúvida
Mas não é somente isso, antes de escolher uma empresa de qualidade, confira outros benefícios e recursos:
Agilidade
Devido à integração com as instituições bancárias, as corretoras disponibilizam contas para que o investidor possa realizar suas transferências monetárias diretamente para a plataforma.
Antes de completar uma transação, confira os dados das contas para fazer uma transferência do valor desejado. Caso possua conta em banco diferente, transações por DOC ou TED também estão permitidas.
Taxas reduzidas
A maioria das taxas cobradas pela plataforma é reduzida, o que facilita, principalmente, quem deseja comprar ou vender uma grande quantidade de Bitcoins.
Mesmo assim, é importante conferir o valor das taxas com as corretoras, embora muitas cobrem apenas os saques realizados.
Limite de operação
Fato importante a ser observado é o limite para realizar as operações na plataforma de trade. Esses dados variam conforme a plataforma, além de determinar o quanto pode ser depositado ou retirado em determinado período, servindo como controle financeiro.
É possível aumentar o limite operacional, para isso, será fundamental comprovar renda com o envio de documentos como extrato bancário, comprovante de renda e de investimentos, escrituras de imóveis ou declaração de Imposto de Renda.
Como ter Bitcoin?
Uma forma de ter Bitcoin é investir na moeda virtual, mas isso requer cuidados para obter negociações seguras.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para conseguir bons retornos, além de ter seu dinheiro protegido durante suas transações. Confira!
Aprenda tudo sobre a moeda
O medo de investir passa pela cabeça de muitas pessoas que não sabem como funciona o mundo das criptomoedas, afinal, pode ser um tipo de negociação arriscado. Mas essa visão negativa pode ser revertida com o máximo de estudos.
Busque informações sobre a moeda de modo geral: mercado, funcionalidades, aplicações, taxas, benefícios, estratégias, e muito mais. Lembre-se de que você administra o seu dinheiro, já que bancos ou empresas tomam conta da moeda.
Tenha cautela
Contar com a sorte nunca é um bom sinal, ainda mais quando se trata de dinheiro. Tenha certeza sobre o que você pretende fazer e onde conseguir Bitcoin, por isso, seja cauteloso em relação aos riscos que podem surgir ao longo do caminho.
Uma maneira de amenizar qualquer embaraço é descobrir o seu perfil de investidor e, assim, definir uma estratégia sólida. Quando começar a investir, você irá conhecer os percalços até ganhar “bagagem” para comprar ou vender mais Bitcoins.
Entenda o mercado financeiro
Estar de olho no mercado financeiro se torna um diferencial na hora de lidar com investimentos de baixo ou alto risco. Por isso, acompanhe as notícias, pois assim você terá uma visão abrangente sobre o que decidir no futuro.
Outra dica é procurar um profissional especializado e de confiança que o ajude a descobrir os melhores momentos para comprar, vender ou trocar sua criptomoeda.
Como comprar bitcoin sem medo?
Para investir em Bitcoin e evitar fraudes ou roubos na sua carteira de criptomoedas é necessário tomar alguns cuidados. Preste atenção em algumas dicas que separamos para você.
Copie a sua carteira de investimentos
Ao adquirir suas moedas elas vão diretamente para uma carteira, onde ficam armazenadas até fazer envios e recebimentos. Nesse sentido, existem carteiras de desktop, móveis (celular), hardware, online e em papel.
Portanto, indicamos a você optar por mais de um local de segurança, como fixar as transações em outro computador, HD externo, nuvem, pen drive, etc. O importante é proteger os seus investimentos.
Proteja a sua identificação
Como a internet é um local rodeado por todos os tipos de pessoas, existem cibercriminosos rondando em busca de contas de investidores. Aí você deve resguardar sua identidade e, assim, assegurar suas transações, compras e vendas de criptomoedas.
Para isso, deixe ativado o 2FA (verificação em duas etapas) e, obviamente, nunca passe informações referentes à sua carteira para desconhecidos.
Qual o momento de investir em Bitcoin?
Depende. Essa é a resposta quando falamos de investimentos, pois são vários fatores em jogo, como o perfil de investidor, objetivos, tipos de criptomoedas, etc.
Mas, tratando-se de Bitcoin, a melhor tática é comprar com regularidade e aos poucos, e não exageradamente uma única vez
Pois assim você reduzirá o impacto da oscilação dos preços na carteira de investimentos, já que as suas compras serão em momentos de alta e outros de média, formalizando um preço médio.
Por outro lado, se o seu foco é conquistar rendimento a curto prazo, o melhor a se fazer é usar a análise técnica, baseada em cálculos e projeções, o que facilita a escolha do investidor sobre a compra ou não de papéis de determinada empresa.
Vantagens de investir em Bitcoin
Custo das transações
São inferiores aos praticados no mercado tradicional. Ou seja, você consegue economizar com este tipo de operação, fazendo com que seu dinheiro tenha maior rentabilidade.
Descentralização do governo
Como não é emitido e regulado por nenhum órgão federal, como Banco Central ou Comissão de Valores Mobiliários (CVM), evita que, em uma crise financeira do país, o governo confisque seu dinheiro.
Comercialização
O Bitcoin já serve como forma de pagamento no comércio online e, aos poucos, as lojas físicas estão aderindo a esta moeda também.
Valorização nos próximos anos
A especulação pode ser consolidada em números. Segundo o relatório do Cointrader Monitor, o valor negociado em Bitcoin no Brasil deu um salto de 417% em 2021, chegando a R$103,5 bilhões.
>>>Quer saber mais sobre a história do Bitcoin? Acompanhe este vídeo e veja a trajetória da criptomoeda desde o seu início:
Ficou claro como comprar Bitcoin?
O Bitcoin é um investimento de altos e baixos, por isso, é preciso ter certeza de que a cotação pode subir e render bons lucros, ou cair.
Além do mais, estamos aqui para ajudar! E, para fortalecer seu conhecimento sobre Bitcoin e o mundo das criptomoedas, indicamos o curso Criptoinvestidor. Aqui você vai aprender a investir e a potencializar os retornos com ativos.
Comece agora!